Reavivados por Sua Palavra


ATOS 11 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de maio de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


… Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (v.26).


Aquele que negara a Cristo três vezes, declarou amá-Lo três vezes e recebeu a mesma visão três vezes, em seu primeiro sermão, levou quase três mil pessoas ao batismo. Pedro foi especialmente dotado pelo Espírito Santo, como se três vezes mais. Seu amor a Jesus e desejo de fazer a vontade de Deus era admirável e incontestável. Ao ser arguido quanto ao que realizara em Cesareia, prontamente fez uma exposição de tudo o que tinha acontecido. E se ainda restava alguma dúvida quanto ao significado da visão de Pedro, o capítulo de hoje o deixou bem claro.

Estava na hora de atravessar as fronteiras de Israel e adentrar em territórios longínquos. Todo o mundo antigo precisava saber que o único Deus verdadeiro “deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). A humanidade é o alvo do mais puro e terno amor de Deus. O conhecimento de Jesus Cristo é o maior tesouro que o homem pode adquirir. Nada mais há que seja capaz de encher o nosso coração com a felicidade que só em Jesus conquistamos. É esta a excelente obra que o Espírito Santo realiza em nós: Ele glorifica a Cristo em nossa vida (Jo 16:14).

Foi esta a alegria que Ele colocou na vida de Cornélio e de toda a sua casa. Foi este o regozijo que impulsionou a igreja a glorificar a Deus e a concluir: “Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida” (v.18). A dispersão da igreja devido à “tribulação que sobreveio a Estêvão” (v.19) causou-lhes de início uma angústia sem par, mas Deus a usou para espalhar a Sua Palavra. Ainda sem muito compreender que não deveria haver mais distinção entre  judeus e gentios, os dispersos pregavam somente aos judeus, mas “falavam também aos gregos” (v.20). E “a mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor” (v.21).

Barnabé e Saulo foram em Antioquia testemunhas do poder do Espírito Santo. Ao ver que naquela cidade já se formara uma comunidade de fiéis, Barnabé “alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor” (v.23). É por demais relevante a exortação daquele servo de Deus. Jesus mesmo afirmou: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 24:13). A perseverança é um atributo indispensável na vida do cristão. Por não perseverar, muitos têm abandonado a fé e retornado às suas práticas antigas. É por isso que a caminhada cristã requer a companhia constante do Único capaz de nos erguer de nossas quedas. Olhar para Jesus, fixar os olhos nEle, fazer dEle nossa muralha de bronze, é a nossa única segurança.

Pelo testemunho de um “homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé” (v.24), pela primeira vez, os discípulos foram chamados de cristãos. Muitos de nós temos sustentado este título como se fosse algo comum. Mas é tão solene e tão sério que o seu mau emprego é equivalente à maldição de Ananias e Safira e de Simão, o mágico. Eles se diziam seguidores do Caminho, quando na verdade serviam a outro senhor. Ser cristão não é simplesmente dizer que acredita em Jesus, porque “até os demônios creem e tremem” (Tg 2:19). Ser cristão é ter Cristo refletido na vida. Jesus viveu neste mundo e nos deixou exemplo da perfeita obediência ao Pai. Quando entendermos que a obediência à Palavra de Deus não é tirania e sim proteção, seremos verdadeiramente felizes (Leia Sl 1:1-2).

Ao obterem conhecimento da fome que sobreviria a seus irmãos, logo os discípulos se mobilizaram para ajudá-los. Não foi preciso apelar para que um e outro fosse tocado a ajudar, mas “cada um conforme as suas posses” (v.29), se voluntariou a socorrer seus amados irmãos. Nenhuma de nossas obras, amados, têm poder de nos salvar, mas ninguém que foi salvo por Jesus pode sustentar uma fé sem obras, porque “a fé sem obras é morta” (Tg 2:26). Permita que o Espírito Santo faça a maior obra de todas em seu coração e Jesus, glorificado em sua vida, irá Se manifestar em obras de propósitos eternos.

Feliz sábado, cristãos!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Atos11
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: