Filed under: Sem categoria
SALMO 117 – Este é o menor dos salmos, com uma mensagem que inclui o mundo inteiro. Eu e você somos contemplados nele.
“Uma compreensão correta deste salmo nos ajuda a dar o devido valor a pelo menos quatro privilégios do povo de Deus”, afirma Warren W. Wiersbe. Os quais ele destaca:
• Adorar a Deus (v. 1a): …Quando louvamos ao Senhor, não apenas Lhe falamos de Sua grandeza, mas também O elogiamos diante daqueles que ouvem nossos cânticos. A adoração e o louvor são as ocupações mais elevadas às quais podemos dedicar nossa voz e as atividades que nos ocuparão por toda a eternidade!
• Compartilhar o evangelho (v. 1b): …A Igreja de hoje deve levar a luz do evangelho a todo o mundo (Atos 13:47). Paulo cita esse versículo em Romanos 15:11, como parte de sua explicação sobre a relação entre a igreja e Israel. Os apóstolos e outros judeus cristãos da igreja primitiva louvavam ao Senhor tanto entre judeus quanto entre gentios (Romanos 15:9), conforme relata o Livro de Atos. Por meio desse testemunho cada vez mais amplo, muitos gentios vieram a crer em Cristo e passaram a louvar a Deus com os cristãos judeus (Romanos 15:10), pois cristãos judeus e gentios constituíam um só corpo em Cristo (Efésios 2:11-22)….
• Depender do grande amor de Deus (v. 2a): …Se não fosse pela bondade misericordiosa de Deus, ainda estaríamos em trevas, condenados à morte… Somos salvos pela graça e vivemos pela graça, dependendo exclusivamente da generosidade do Senhor em Jesus Cristo. Uma igreja arrogante é uma igreja fraca. Desfrutar o louvor dos homens é perder a bênção de Deus [ver Efésios 2:8-10; Lamentações 3:22]…
• Descansar nas promessas de Deus (v. 2b): …Quando Deus nos chama para fazer alguma coisa, Ele é fiel e nos ajuda a cumprir nossa missão (I Tessalonicenses 5:24). Confiar em nossa fé é o mesmo que crer na fé, mas confiar na fidelidade de Deus é crer no Senhor. Nossa segurança é a Palavra de Deus e o Deus da Palavra.
1, Deus não quer crentes enclausurados em quatro paredes, mas espalhados aos quatro cantos do mundo testemunhando do Seu gracioso caráter.
2. Deus não quer um povo exclusivista, mas inclusivista – que inclui todos os povos na adoração.
Sejamos crentes benevolentes! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Este é um poema de agradecimento a Deus em resposta às experiências de orações respondidas e libertação pessoal (versos 1-2). As provações pelas quais o salmista havia passado quase o levaram a morte (v. 3). Ele entendeu que a sua vida fora preservada apenas pela misericórdia e graça de Deus e que o descanso genuíno é encontrado somente em confiar plenamente em Deus (v. 7). Esta confiança é do tipo que faz desaparecer a ansiedade e a inquietação (Mateus 11:29).
Em 2010, enquanto dirigia uma das reuniões preliminares numa série de reuniões evangelísticas em uma das ilhas das Filipinas, senti um forte impulso do Espírito Santo para fazer à platéia um apelo de entrega total. Neste momento, um homem chamado Jaime caminhou com agonia em direção ao altar. Jaime fora o único sobrevivente de uma explosão num navio mercante. Ele estava procurando respostas para saber por que ele sobrevivera e sua busca o levou à Palavra de Deus. Através de canções de ação de graças e da mensagem de libertação na palavra de Deus, Jaime encontrou as respostas que ele estava procurando! Jaime foi batizado e seguiu seu novo propósito encontrado na vida. Agora ele felizmente oferece seu sacrifício de ação de graças e diariamente cumpre seus votos (versos 16-19) em ganhar almas.
E você? Quando foi a última vez que tocou a vida de outras pessoas, através dos seus votos e sacrifícios de ação de graças? Peça a Deus que lhe abra oportunidades para hoje incentivar alguém a se aproximar dEle.
Jan Harry Cabungcal, neurocientista
Europa para Jesus, Suiça
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/116 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/116/
Texto anterior expandido: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/12/01/
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Salmo 116 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
SALMO 116 – #rpsp – #PrimeiroDeus
Filed under: Sem categoria
SALMO 116 – O sofrimento aqui no mundo pode ser amenizado com um compromisso sério com o Deus que habita no Céu, que, apesar da distância de residência, Ele não mede esforços para nos atender em nossas necessidades.
Aqueles que creem, confiam e submetem-se a Deus através da oração suplicante possuem a mais nobre postura para receber grandes bênçãos derramadas das sublimes alturas celestiais. Temos muito que aprender de Davi ao humilhar-se ao extremo diante do Supremo Salvador, reconhecendo nossa tremenda necessidade de ajuda.
Matthew Henry divide da seguinte forma este Salmo:
1. A grande aflição e perigo em que o salmista estava que quase o levou ao desespero (vs. 3, 10-11);
2. O pedido que ele fez a Deus nessa aflição (v. 4);
3. A experiência que teve da bondade de Deus para com ele em resposta à oração:
a) Deus ouviu-o (vs. 1-2);
b) Deus teve compaixão dele (vs. 5-6);
c) Deus libertou-o (v. 8).
4. O cuidado que teve em relação ao reconhecimento que tinha de fazer pela bondade de Deus para com ele (v. 12):
a) Ele amaria a Deus (v. 1);
b) Ele continuaria a recorrer a Ele (vs. 2, 13, 17);
c) Ele descansaria no Senhor (v. 7);
d) Ele andaria diante dele (v. 9);
e) Ele pagará publicamente seus votos de ação de graças, nos quais reconheceria o terno cuidado de Deus para com ele (vs. 13-15, 17-19);
f) Ele continuaria a ser o servo fiel de Deus até o fim de sua vida (v. 16).
Muitos se desesperam por não aceitarem dar nenhum passo em direção ao Ser que tem a única solução para sua aflição.
• Uma vida desprovida de oração certamente será repleta de situações desesperadoras.
Outros encontram esperança/solução em Deus, porém, não avançam como Davi fez neste Salmo, em gratidão e ação de graças ao Salvador que operou em Seu favor.
• Precisamos reconhecer coisas sublimes Deus nos fez e permitir que o coração se incline ainda mais em devoção a Ele.
Quando estamos no limite, Deus nos salva; quando não sabemos o quê fazer, Deus nos auxilia; quando a morte nos amedronta, Deus nos acalma; quando ninguém nos ouve, Deus nos acode!
Por isso, devemos amar a Deus, ser-Lhe fiel, comprometer-se com Ele e adorar-Lhe! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Amo o SENHOR, porque Ele ouve a minha voz e as minhas súplicas” (v. 1).
Vou começar hoje lhe fazendo uma pergunta simples, mas intrigante: VOCÊ AMA A DEUS?
Com 99,9% de chance de você ter respondido sim, eu lhe faço a segunda pergunta: AMA MESMO?
Temos uma noção muito rasa do que seja amar de verdade. Jesus disse: “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15). E eu não estou aqui me referindo ao “amor” fariseu ou legalista, mas ao amor em sua mais profunda e total essência: A VIDA DE CRISTO.
Antes de Cristo vir a este mundo para cumprir a Sua missão salvífica, poucos foram os que entenderam de verdade o que é o amor. O salmista compreendeu que, pela salvação já alcançada (v. 13), a sua vida deveria ser uma oferta de gratidão a Deus.
“Eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito”(v. 10) é a expressão de alguém com uma fé que persevera mesmo diante das tribulações; que tem prazer em entregar toda a sua vida ao SENHOR porque Ele já o salvou (v. 6). O amor gera obediência pela salvação já obtida, e não para alcançar a salvação.
Quando professamos amar a Deus, estamos de fato amando-O porque Ele já nos salvou, ou para MOSTRAR que O amamos? Diante da cena do Getsêmani, enquanto via o seu Salvador sendo preso como um criminoso, Pedro desembainhou a sua espada e prontamente cortou a orelha de um centurião. Para quem presenciou aquilo, poderia pensar:
💭 Uau! Que coragem! Ele amava mesmo o seu Mestre! 💭
Mas sabemos o que aconteceu pouco tempo depois. Em meio a palavrões e gestos rudes, o mesmo Pedro negou a Jesus por três vezes seguidas. Após ter andado lado a lado com Cristo por três anos e meio, Pedro ainda não passava de um fariseu. Enquanto estivesse disposto a ferir os outros “por amor” a Deus, não estaria pronto para falar do genuíno amor divino a ninguém.
Não foi sem propósito que, após a Sua ressurreição, Cristo fez a seguinte pergunta a Pedro, POR TRÊS VEZES consecutivas: “Simão, filho de João, tu Me amas?” (João 21:15, 16 e 17).
“Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo”, foi assim a resposta do discípulo nas duas primeiras vezes. Na terceira, ele entristeceu-se. Sabem porque, amados? Porque, em seu íntimo, ele desejava muito amar a Jesus de verdade, mas ainda tinha que passar por uma conversão genuína. Por isso que esta foi a sua terceira resposta: “Senhor, Tu sabes todas as coisas, Tu sabes que eu Te amo”. Opa! Que mudança! Pedro percebeu que a sua autoconfiança não era o suficiente naquela hora. Ele estava diante dAquele que tudo vê e que tudo sabe. Pedro havia negado o Mestre e que dor sentiu após encontrar os olhos do Salvador com o mesmo olhar quando no princípio, a lhe dizer: “Segue-Me”. O rude pescador viu-se cercado por laços de morte e caiu “em tribulação e tristeza” (v. 3). Mas Jesus não o condenou, Jesus o amou, e ele precisava fazer o mesmo com os seus semelhantes.
O cumprimento do amor está na resposta dada a Pedro pelo Salvador: “Apascenta as Minhas ovelhas” (João 21:17). Ou seja, tu me amas, mesmo? Então não fere as pessoas, salva as pessoas! “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os Seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos” (I João 5:2-3). Compreende filho de Deus? O amor não condena, O AMOR SALVA! Pedro só reconheceu que a salvação estava bem ali diante de seus olhos, na pessoa de Jesus Cristo, quando permitiu que Ele quebrasse as cadeias de seu orgulho. Só então, ele foi salvo pelo amor e, através deste amor foi instrumento do SENHOR para a salvação de muitos. Quer oferecer ao SENHOR “sacrifícios de ações de graças” (v. 17)?
TRANSBORDE O AMOR QUE JÁ LHE SALVOU! NÃO CONDENE, SALVE VIDAS!
Bom dia, testemunhas do Amor!
Desafio do dia: Escreva nos comentários o seu resumo do Salmo 116 e o quanto ele é importante para você. #PrimeiroDeus
*Leiam #Salmo116
Rosana Garcia Barros