Reavivados por Sua Palavra


SALMO 112 by Jeferson Quimelli
20 de fevereiro de 2017, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

O Salmo 112 é uma continuação do Salmo 111. O primeiro fala da grandeza das obras de Deus, de Sua fidelidade e justiça, enquanto o Salmo 112 apresenta as bênçãos que virão sobre aquele que é sábio e temente a Deus.
O homem justo não está isento da realidade vista neste mundo contaminado pelo pecado, cheio de adversidade (“trevas”, v. 4, “más notícias”, v. 7, e “adversários” , v. 8, NVI). Para descrever o homem justo o autor usa a seguinte expressão: “seu coração está firme, confiante no Senhor” (v. 7). A maioria das pessoas deseja estabilidade. Aqueles carentes dessa característica se tornam escravizados por prazeres, ganho material e outros ídolos.

A base para uma vida estável, bem-sucedida, é apresentada na introdução deste Salmo, logo após o convite para o louvor: “Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!” ( v.1, NVI). Ele é um homem “íntegro” (v. 2), generoso, pronto para ajudar aqueles que passam por necessidades, “empresta com generosidade” (v. 5) e a bênção de Deus está sempre em sua vida. Esta descrição antecipa o Sermão da Montanha, onde Jesus define o padrão estabelecido por Deus para aqueles que são Seus filhos.

A verdadeira generosidade não se mede pelo valor ou a quantidade dos presentes, mas sim pela atitude com que a doação é realizada. Temos o exemplo supremo de Cristo, em Seu sacrifício no Calvário. Olhando para o supremo sacrifício de Cristo, obedecer aos Seus mandamentos torna-se um “grande prazer” (v. 1).

Querido Deus,almejamos possuir a estabilidade espiritual e emocional que muitas vezes nos falta. Ensina-nos a verdadeira generosidade e dá-nos o poder de que precisamos para seguir os passos de nosso Senhor e Salvador Jesus. Amém.

Pr Ioan Campian–Tatar
Romênia

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/112 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/112/
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Salmo 112 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/



SALMO 112 – COMENTÁRIO PR EVANDRO FÁVERO – PRIMEIRO DEUS by Jeferson Quimelli
20 de fevereiro de 2017, 0:55
Filed under: Sem categoria



SALMO 112 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
20 de fevereiro de 2017, 0:45
Filed under: Sem categoria

SALMO 112 – Somente se Deus for temido e reverenciado como o primeiro em nossa vida, encontraremos sentido em nossa existência. Um estilo de vida desprovido das sábias instruções de Deus e distante de Sua presença resultam em dias frustrantes, tristes e deprimentes.

Martinho Lutero percebeu a importância da Bíblia para sua vida, por isso declarou: “Nas Escrituras, cada florzinha é uma campina”. Leia o Salmo 112, dedique tempo a meditar em cada sentença. Peça sabedoria para compreender essas sublimes palavras. Então, avance nesta reflexão…

Não há nada mais útil do que aprender e viver a mensagem oriunda do Céu. Observe com atenção estes pontos:

• Os que temem ao Senhor reverenciando-O acima de tudo serão bem-aventurados (v. 1);
• Os que têm seu prazer não nos barzinhos deste mundo, nem nas boates, danceterias, ou shows demoníacos, mas nos princípios divinos, serão benditos neste mundo (v. 1);
• Os que temem ao Senhor e têm prazer em Seus mandamentos terão filhos abençoados, estáveis, equilibrados e saudáveis (v. 2);
• Os que experimentam as bênçãos da obediência e da piedade vivem milagres neste mundo deprimente, tenebroso e corrupto – vivem na luz, apesar das trevas (vs. 3-4);
• Os que refletem o caráter gracioso, compassivo e justo de Deus serão ricamente abençoados em seus afazeres, não serão iludidos nem fracassados, nem mesmo abalados diante de rumores e fofocas (vs. 5-7);
• Os que colocam sua confiança em Deus somente agem com generosidade para com os carentes sem medo de serem prejudicados com isso, pois sabem que Deus cuidará muito bem de sua vida (vs. 8-9);
• Por outro lado, os que não temem a Deus, que não confiam em Suas providências, que apegam em recursos materiais e ignoram os princípios espirituais, verão que de nada valeu a pena em sua vida de egoísmo e vaidades (v. 10).

Viver sem Deus é ter uma vida oca, vazia, desprovida de satisfação. Sem as bênçãos de Deus e a segurança que Ele nos dá, nada preencherá nosso coração! Sejamos conscientes e, obedientes!

“Se alguém achar que a mensagem bíblica é irrelevante, e for com essa opinião para o túmulo, um dia irá descobrir que não existia nenhuma outra coisa que fosse mais relevante” (David Lloyd-Jones).

Coloque Deus em primeiro lugar para que tua vida tenha mais sentido! – Heber Toth Armí.



SALMO 112 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
20 de fevereiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

📜“Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos Seus mandamentos” (v. 1).


A linguagem do amor cristão pode ser resumida em apenas uma palavra: PIEDADE. A verdadeira piedade manifesta-se na vida de todo aquele que cumpre o grande primeiro mandamento: “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Deuteronômio 6:5; Mateus 22:37). A prática do amor vertical nos leva à prática do amor horizontal. Isto é, se amamos a Deus, consequentemente, amaremos o nosso semelhante.

Ser “benigno, misericordioso e justo” (v. 4) não é a manifestação do que nos é próprio, mas o resultado do que permitimos que o SENHOR realize em nós. A justiça de Cristo sobre nós é o que nos torna justos diante do Pai e move o nosso coração ao ponto de, como Paulo, declararmos: “… já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20).

A nossa experiência cristã deve ser vivida mediante uma firme confiança de que “o desejo dos perversos perecerá” (v. 10) e que o SENHOR fará com que a justiça de Cristo em nós permaneça para sempre (v. 9).

A piedade, portanto, não tem a ver com sentimento, mas com decisão. Quando eu escolho seguir a Deus e amá-Lo, eu não O obedecerei como uma forma de barganha, mas porque nada me deixa mais feliz do que fazer a Sua vontade. O justo “se compraz nos Seus mandamentos” (v. 1) porque não os considera penosos. Ninguém melhor para nos explicar isso do que o discípulo do amor: “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e PRATICAMOS os Seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; ora, os Seus mandamentos não são penosos” (I João 5:2-3).

O cristão piedoso vai além das expectativas humanas. Ele não apenas prega o que é certo com palavras, ele prega o que é correto com atitudes. Ele é um PRATICANTE dos mandamentos de Deus, não apenas um conhecedor. Ele não espera recompensas, confia na provisão divina. E sabem por que “na sua casa há prosperidade e riqueza” (v. 3)? Porque ele “distribui, dá aos pobres” (v. 9), ele faz o que é justo. Por isso que exatamente nestes dois versos faz menção à justiça eterna daquele que teme ao SENHOR e tem prazer em Seus mandamentos.

Todo aquele que é piedoso entende que Deus lhe dá na proporção em que possa compartilhar. Que a nossa vida, os dons e talentos por Deus conferidos, sejam usados para a Sua glória e beneficência de nosso próximo. O que é eterno não pode ser alojado no que é finito. O coração humano não foi feito para alojar o infinito amor de Deus, mas para fazê-lo jorrar. Tome hoje a firme decisão, em nome de Jesus, de ser uma fonte a jorrar a verdadeira piedade e serás “tido em memória eterna” (v. 6).

Bom dia, piedosos do SENHOR!

Desafio do dia: Leiam #Salmo112 e compartilhe conosco o que o SENHOR quer que você saiba, que você sinta e que você faça. #PrimeiroDeus

Rosana Garcia Barros