Reavivados por Sua Palavra


Rute 1 by Jeferson Quimelli
29 de fevereiro de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Não há uma curta história melhor do que a de Rute no mundo. Este simples relato é um testemunho da providência de Deus e do verdadeiro amor. Seus três personagens principais vão da desesperança individual à abundância compartilhada em quatro capítulos curtos.

A história começa com três viúvas sem filhos – e portanto, totalmente desamparadas – em Moabe. Esta dura situação leva Noemi, cujo nome significa “agradável”, a desejar mudar seu nome para Mara, ou “amargo”.

Como Jó, Noemi perdeu a sua família – marido e os dois filhos -, mas também como Jó ela não culpou a Deus como Satanás gostaria que ela fizesse. No entanto, a situação a levou ao desespero. Ela parece ter perdido a esperança no futuro e diz a suas noras que elas devem buscar a sua esperança em outro lugar. Rute, porém, desenvolveu a fé que Noemi apresentara anteriormente, e esta fé a leva à escolha de compartilhar o futuro da Noemi, desanimador o quanto pareça.

O capítulo termina com uma dica do que está por vir – “Belém” [Beit-Lehem] significa “a Casa do Pão”, e eles chegam “no início da colheita da cevada.” O amor de Deus não mudou; e existe segurança em Seu plano para elas.

Jan Haluska
Southern Adventist University

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/rth/1 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/rut/1 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/jdg/21/
Texto original expandido em: https://reavivadosporsuapalavra.org/2012/12/05/
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Rute 1
Comentário em áudio
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas: Patriarcas e Profetas, cap. 12


1 Comentário so far
Deixe um comentário

A história de Rute é realmente para transformar corações, o que mais me chamou a atenção neste primeiro capitulo, foi a disposição das duas noras em seguir a sogra, as duas realmente queriam estar com Noemi e se dispôs a segui-la para onde ela fosse. Mas Noemi persistiu em deixa-las voltar para casa de sua mãe, choraram em alta voz v.9, mas elas persistia também em querer acompanhar a sogra, Noemi então em um ultimo pedido mostra de maneira real o que implicaria acompanha-la, e pede novamente que elas voltem para a casa de sua mãe, Orfa faz sua escolha v.14, e decide voltar para seu povo e aos seus deuses. v.15. Mas Rute ainda agarra a sua sogra e a convence de que nada faria ela mudar seu pensamento, ela esta convicta de que deveria segui-la, e por onde sua sogra estivesse ela também estaria, cuidaria de Noemi até ao vim da sua vida e o mais importante de tudo é que Rute seguiria o mesmo Deus de Noemi, o Deus verdadeiro. Muitas pessoas querem estar com Deus, desejam segui-lo, mas por muitas vezes as amarras deste mundo faz com que estes desejos se desfaleça e consequentemente voltamos para o mundo, desistindo do desejo de seguir a Deus. Não podemos estar com Deus e ao mesmo tempo amando o mundo.
Que Deus abençoe a todos, e nos ilumine para tomarmos a mesma decisão que Rute tomou, em seguir o Deus verdadeiro. Amém.

Comentário por Eduardo Rosa




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: