Reavivados por Sua Palavra


Juízes 21 – Comentário Pr Heber Toth Armí by Jeferson Quimelli
28 de fevereiro de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

JUÍZES 21 – Nota-se nestes últimos capítulos que, infelizmente, a espiritualidade pura do povo de Deus foi contaminada pelo lixão teológico dos pagãos.

A cultura do Céu instituída por Deus ao Seu povo, revelada em Sua Palavra, fora suplantada pela ideologia reinante da cultura secular. O sincretismo religioso era positivo porque, ainda que misturada com tradições humanas restavam ideias de um Deus verdadeiro.

A igreja nunca precisou de críticos para reformá-la, mas de exemplos positivos para influenciá-la. A frase citada três vezes (17:6; 18:1; 19:1;) no livro, “Naquele tempo, não havia rei em Israel. As pessoas faziam o que bem entendiam”, encerram as últimas palavras de Juízes.

Não havia quem guiasse o povo na lei de Deus. “O pecado humano precisa de governos que imponham a moralidade” (Kenneth A. Mathews).

• Neste último capítulo, o autor demonstra como soluções humanas para o pecado podem trazer maiores problemas; que fazer justiça com as próprias mãos pode resultar em terríveis desgraças; e, o que resta será lamentar o caos perante Deus, O qual não é responsável pela desgraça causada pelo pecado de ninguém (vs. 1-5).

• Sobraram 600 homens e nenhuma mulher da tribo de Benjamim – era o fim dessa tribo; os restantes dos israelitas tiveram pena. Por isso, criaram uma estratégia estranha para lograr que a tribo não fosse extinta de uma vez. A parte positiva é que deu certo! (vs. 6-24).

Analisado Juízes com oração e atenção, nota-se que, “justamente aqueles que Deus Se propõe a usar como Seus instrumentos para uma obra especial, Satanás, empregando seu máximo poder procura transviar” (Ellen G. White). Contudo, “a salvação é o alvo para o qual Deus dirigia e dirige a história. Como Senhor da história, Deus era livre para escolher qualquer pessoa para atuar como libertador” (Mathews).

Salvação? “Sexo, violência, estupro, massacre, brutalidade e fraude não parecem material adequado ao relato da história da salvação”. “Por isso, de certo modo, ficamos chocados sempre que lemos o livro de Juízes, pois deparamos com uma situação caótica” (Eugene Peterson).

Talvez, a maior lição de Juízes seja esta:

NÃO IMPORTA SE HOMEM OU MULHER, SÁBIO OU FORTE, LÍDER OU NÃO… INDEPENDENTE DE JESUS – O JUSTO JUIZ – JAMAIS HAVERIA SOLUÇÃO PARA O PECADO, NEM SALVAÇÃO AO PECADOR!

Assim, poderás reavivar-te estudando Juízes! – Heber Toth Armí.

Quero conhecer tua reação ao dedicar 21 dias meditando no livro de Juízes. Escreva aqui:


7 Comentários so far
Deixe um comentário

Quando minha irmã me introduziu ao estudo diário da Bíblia, pensei: “vou fazer!”, mas no início foi difícil, pois era muita leitura para estudar… Mas insisti, até que hoje tem sido com muita alegria que espero pelo Maná da vida, a cada manha!!! Parece que estou sentada aos pés de JESUS, como fez Maria… Muitas vezes eu choro!!! Noutras, o E. Santo fala diretamente, a mim… Na semana passada fiquei arrepiada de terror!!!!!! pois o pecado é nojento e só nos leva a destruição….. Quero agradecer pelo trabalho inspirado que vocês tem feito, em prol de todos quantos desejam alcançar conhecimento e graça deste “PODER”. Que o E. Santo os continue inspirando neste lindo trabalho. Amém! Cema.

Comentário por cema

Muito obrigado pelo seu comentário, caríssima Iracema!
O teu comentário muito nos emocionou, porque representa a experiência da grande maioria dos participantes do programa, a nossa inclusive nossa.
Um forte abraço,
Jeferson.
Pela Equipe Reavivados.

Comentário por jquimelli

Deus seja louvado, como tem me ajudado estes comentários.
Quero pela graça de Deus estar sempre acompanhando e lendo para eu poder ajudar outras pessoas a conhecer este Deus maravilhoso.

Comentário por Marili

Para mim têm sido de grande importância os capítulos da bíblia comentados, eles são imprescindíveis para aqueles que desejam mergulhar num estudo profundo, detalhado e contextualizado da palavra de Deus. Em juízes vimos mais uma vez que a desobediência a Deus e a independência d’Ele, nos leva a total destruição. Deus têm planos maravilhosos para a nossa vida precisamos ser submissos a Sua vontade e não fechamos os ouvidos à Sua voz para não colhermos os frutos da desobediência. Que Deus continue usando a toda equipe como instrumento de sabedoria para abençoar à outras pessoas.

Comentário por Sidnéia Barbosa

Minhas palavras são se agradecimento a vcs q se dedicam a esse ministério. Através dos inspirados comentário pude tirar muitas dúvidas e assim crescer em conhecimento e espiritualidade. Entendo hj mais claramente q Deus sempre quiz e quer reinar sobre nossa vida, mais q nós estamos sempre nos desviando de seus planos.

Comentário por Edinete Brito

Muitas pessoas acham que não precisam ler os livros do velho testamento porque a “velha aliança da passou”. Mas Deus deixa bem claro que, Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança (Rm 15:4).
Livro muito interessante que relata a história do povo que havia entrado em canaã. Deus havia feito uma nova geração, contudo muitas pessoas tenha dificuldade de se manter fiéis a Deus. O livro de Juízes relatam esses altos e baixos das pessoas daquele tempo, que se assemelha muito conosco. O mais interessante é que sempre existe um remanescente que Deus possa usar. Alguém que mesmo em uma condição não favorável prefere não se corromper com costumes e tradições. Que os remanescentes atuais se fortaleçam cada vez mais, e entendam o porque e a necessidade de ser usados por Deus nos últimos dias. Senhor reaviva-nos.

Comentário por Paulo Victor da Silva Araújo

Se tem um livro na Bíblia que me deixa chocada e perplexa é Juízes, é estranho ver um povo que era para ser temente a Deus, um povo que podia consultar a Deus, e prefere deuses estranhos que não pode fazer nada por eles,não consigo entender o que se passa na cabeça do povo de Israel nessa época,sinceramente fico perplexa com esse livro,os benjamitas fazem a mesma coisa que o povo de Sodoma e Gomorra, vai entender, mas gostei da leitura.

Comentário por Ester Sogas




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: