Reavivados por Sua Palavra


Fatos surpreendentes da Bíblia by Jeferson Quimelli
14 de fevereiro de 2016, 16:14
Filed under: Sem categoria

Amigos,

gostaria de repartir com vocês alguns fatos surpreendentes que descobri nestes 3 1/2 anos do programa REAVIVADOS POR SUA PALAVRA:

1. Qual o personagem central de Gênesis? Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José?

O personagem principal de Gênesis é Jacó. O objetivo central de Gênesis é mostrar a formação do povo de Deus, Israel (que era o nome com o que passou a se chamar Jacó, cf Gn 32:28).

2. A bênção de Israel estava ligada à sua missão – ser luz de Deus para todos os povos – em Gn 47:7, Israel abençoou ao rei da nação mais poderosa da terra. E a nossa bênção maior também está ligada à nossa missão! Se nos dedicarmos à missão, seremos abençoados.

3. Quantas eram as 12 tribos de Israel?

As 12 tribos de Israel eram, na verdade, 13. Israel (Jacó) adotou os dois filhos de José, Manassés e Efraim, como seus, Gn 48:13, 16 (em Gn 49:22, 28, José é contado como sendo apenas uma tribo). A herança da terra foi repartida em 12 partes porque Levi não recebeu herança (o Senhor era a sua herança – essa tribo sempre foi tratada de modo especial, por conta de sua fidelidade no episódio da adoração idólatra ao bezerro de ouro, Êx 32:26). Em Apocalipse 7:5-8, Levi é incluído e Dã é excluído, provavelmente por ter sido a primeira tribo a se apostatar e cair em idolatria. Dã representa aqueles que tomaram posse da herança e a jogaram fora. Como Esaú, não deram valor a ela. (Será que vem daqui a superstição do número 13?) Você é o 13º? Vai ficar de fora da herança?

4. De quem partiu a iniciativa de espiar a terra? O que aconteceu aos 10 espias sem fé?

Esta “infeliz” iniciativa (pelos seus resultados) não partiu nem do Senhor nem de Moisés. Partiu do povo, Dt 1:22, 23. Isso “pareceu bem” a Moisés, que não consultou ao Senhor se deveria ou não fazer isso. Não é bom querer ficar sabendo sempre qual será o futuro. A fé de que Deus estará conosco nos dá a confiança que superaremos as dificuldades que possamos enfrentar.

Os 10 espias infiéis morreram pela praga de Nm 16:49. Cf. Nm 14:36, 37.

5. O que os espias trouxeram de Jericó?

Os espias trouxeram, de Jericó, Raabe! Cf. Js 6:22, 23.

6. Que cidade foi erigida no monte Moriá (Gn 22:2) onde Abraão foi chamado a sacrificar seu filho?

A cidade erigida sobre o monte Moriá foi Jerusalém. Salomão edificou o templo no monte Moriá, cf. 2Cr 3:1. Foi nesta cidade, tanto amada por Jesus, que Ele foi morto (sacrificado em lugar de Isaque e todos nós).

7. Por que Deus determinou que os hebreus ficassem 70 anos cativos na Babilônia?

O exílio babilônico dos hebreus durou 70 anos para que a terra descansasse seus anos sabáticos (um a cada sete anos) que os hebreus não observaram nos 490 anos que estiveram em Canaã (cf. Lv 25:4; 26:14-15, 34-35).

8. Quando os hebreus/israelitas passaram a ser chamados de judeus?

Os israelitas passaram a ser chamados judeus após o exílio babilônico. Quando Jerusalém foi tomada pela tropas de Nabucodonosor, as dez tribos do norte (reino de Israel/Samaria) já haviam sido invadidas e exiladas pelos assírios. Assim, a grande maioria dos exilados se constituía de membros da tribo de Judá. No entanto, muitos representantes das dez tribos do norte foram preservados no exílio babilônico porque, com a crescente idolatria do Reino do Norte, muitos israelitas fiéis haviam migrado para Judá (Reino do Sul). Foi na época do exílio babilônico que surgiram as sinagogas (as seitas dos fariseus e saduceus surgiram no período intertestamentário – pós exílio).

9. Por que Daniel pediu para comer só legumes? Ele não poderia simplesmente pedir para não comer carnes imundas?

Ao comer somente vegetais e eliminar todas as carnes, ele tinha certeza de que o que estava comendo era puro (não estava comendo carnes impuras). Assim, ele não precisava perguntar: “tem porco?”, “tem camarão?”, “tem bacon?” [Insight pessoal, ao olhar para um buffet
de restaurante vegetariano e questionar para mim mesmo, automaticamente, por alguns segundos, se
aquela salsicha no feijão era ou não suína…].

Mas quem pode garantir que Daniel (comprovadamente um sábio) já não conhecia alguns dos benefícios da dieta vegetariana?

10. Cleópatra é citada na Bíblia?

Cleópatra, assim como Júlio César e César Augusto são citados profeticamente em Dn 11:17-20 (muito antes do império medo-persa, grego e romano subirem). Nosso Senhor Jesus é citado profeticamente no v. 22 (Cf. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 959-961).

11. Em que Jesus meditava no deserto da tentação?

As respostas dadas por Jesus às tentações (Mt 4; Lc 4) nos mostram que Ele meditava na Torah, o Pentateuco, mais especificamente nos termos da aliança, em Deuteronômio. Dt 6 e 8 (em especial Dt 6:4-5, 13, 16; Dt 8:3) salvaram a vida de Jesus e ainda podem salvar a sua vida. A vitória de Jesus em 40 dias no deserto foi um símbolo da vitória que os hebreus não conseguiram, levando-os aos 40 anos no deserto. Jesus mostrou o caminho para a vitória sobre a tentação nas respostas que deu. Que caminho é esse? Meditar na Palavra de Deus. Quanto tempo você dedica a meditar na Palavra de Deus? Você busca o pão da Palavra mais do que o pão físico? Ou o teu pão são os relacionamentos humanos superficiais das redes sociais? Lembre-se: Não só de Facebook viverá o homem…

12. Qual a mensagem de Números 15?

A surpreendente mensagem de Nm 15 é que ela foi dirigida aos jovens (menos de 20 anos, cf v. 2) de Israel: “Os pais de vocês fracassaram,” (ver contexto em Nm 12-14 e 16), “mas vocês ainda tem esperança!”

O caminho da felicidade deles na terra prometida seria: (1) a adoração a Deus com amor (vs 1-21), (2) o arrependimento e retorno a Deus se caíssem em pecado (vs 22-31), (3) precaver-se da rebeldia aberta, que conduz à morte (vs 32-36) e (4) a importância de meditar na vontade do Senhor, como expressa em Seus mandamentos.

O objetivo de tudo isso era torná-los um povo santo (“separados para”) Deus (v. 40). Ser santo: (1) é ser alegre (na mais alta expressão do termo, Lv 23:40; Dt 16:11, 14; Fp 4:4), (2) é necessário (Hb 12:14), (3) é possível (Fp 1:6; 2:13; 4:13). E abre caminho para as bênçãos.

Lista acessável, a qualquer tempo, no blog http://reavivadosporSuaPalavra.org (utilize a ferramenta SEARCH, de pesquisa). (Jeferson)


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.