Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Levítico 15 fornece instruções sobre impurezas causadas por secreções genitais:
secreções masculinas anormais (versículos 2-15)
….secreções masculinas normais (versos 16-17)
……..secreções normais femininas com masculinas (versículo 18)
….secreções femininas normais (versos 19-24)
secreções femininas anormais (versos 25-30, compare Lc 8:43-48)
[Note a estrutura simétrica, ou “quiástica”, onde os extremos se relacionam]
Em Levítico 18:19 e 20:18, a proibição de relações sexuais com uma mulher menstruada está incluída entre as leis morais permanentes (Ez 18:6). O pecado deliberado de incorrer nesta proibição resultava na pena divina de “ser cortado” [excluído] (Lv 20:18), sem remédio ritual disponível. A impureza temporária mencionada em Levítico 15:24 era a resultante de um eventualidade quando o período de menstruação de uma mulher começava sem ela o saber.
Algumas impurezas do sexo masculino e feminino aconteciam de forma não intencional e algumas impurezas graves requeriam sacrifícios expiatórios para purificação.
Estes fatos foram mal interpretados por muitos cristãos, ao considerarem que os seres humanos pecam também automaticamente [de forma não intencional]. Mas eles não entenderam a diferença entre pecados e impurezas físicas. Atos de pecado são atos [conscientes], e, portanto, não são automáticos. Eles envolvem escolha (Tg 4:17), mesmo que a pessoa não perceba no momento que sua escolha é a errada (Lv 4). Permaneceremos em nosso estado de pecado até que nossos corpos sejam transformados pela Segunda Vinda de Cristo (1 Co 15:51-54), mas Deus é poderoso para guardar-nos de atos de pecado (Judas 24).
Roy Gane
Andrews University
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/lev/15 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/lev/15 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/lev/15/
Tradução: JQuimelli/GQuimelli
Texto bíblico: Levítico 15
Comentário em áudio
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: Parábolas de Jesus, cap.14
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário