Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 41 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
1 de fevereiro de 2021, 0:50
Filed under: Sem categoria

531 palavras

1 Ao templo. O termo designa aqui o lugar santo (p. 789, L; ver 1Rs 6:17; 7:50) [A parte interna do templo, o templo propriamente dito, se compunha de dois aposentos: o lugar santo e o lugar Santo dos Santos, ou Santíssimo. Estes dois lugares são símbolos do ministério de Jesus Cristo pela humanidade, como estudamos em Êx 25; 1Cr 22; Jo 2:19; Hb 9:11, 12 e seguintes e correlatos]. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, p. 794.

Penetrou. O anjo entra sozinho no lugar santíssimo (ver Hb 9:7). CBASD, p. 794.

O pilar. Ou, “o batente” da porta entre o lugar santo e o santíssimo, que mede aqui apenas dois côvados (um metro), em comparação com os seis côvados na entrada do lugar santo (v. 1). CBASD, p. 794.

Entrada: seis côvados. Isto é, o vão da porta, o espaço entre os pilares. CBASD, p. 794.

três metros de largura (NVI; ARA: “”). Notar como as aberturas das portas ficam progressivamente mais estreitas à medida que se aproxima do santuário interior (40.48, sete metros; 41.2, cinco metros). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Santo dos Santos. Um quadrado perfeito de 20 côvados (p. 789, K), da mesma medida que o do templo de Salomão (1Rs 6:20). CBASD, p. 794.

A santidade é um tema central ao longo de toda a Bíblia, Antigo e Novo Testamentos. O lugar Santíssimo era o lugar mais interno no templo (Êx 26:33, 34). Ali ficava a arca da aliança, onde a glória de Deus habitava. Esta sala era penetrada somente uma vez por ano pelo sumo sacerdote, que realizava a expiação dos pecados da nação. Life Application Study Bible Kingsway.

A parede do templo. A espessura aqui dada (três metros) é a mesma que a do muro do átrio exterior (Ez 40:5). Essa espessura está de acordo com as grandes proporções da antiga arquitetura oriental. CBASD, p. 794.

Pavimento elevado ao redor do templo. Isto é, o alicerce mais alto sobre o qual repousava o templo.Ao que parece, esta plataforma se estendia 2,5 m para além  da parede externa das câmaras (v. 9, 11), formando um passeio do lado de fora das câmaras (p. 789, e). CBASD, p. 794, 795.

13 cinquenta. Essa simetria de 50 metros (lit., “100 côvados”) simbolizava a perfeição. Bíblia de Estudo NVI Vida.

15 O templo propriamente dito. O que vem a seguir é uma descrição do templo propriamente dito, não do edifício que ficava atrás do templo. CBASD, p. 795.

18 Querubins e palmeiras. Isto pode ser comparado com os detalhes artísticos do templo de Salomão (1Rs 6:29). CBASD, p. 795.

Querubins era anjos poderosos. Life Application Study Bible Kingsway.

20 Acima da entrada. O apainelamento aparentemente cobria toda a parede interior (ver 1Rs 6:18). CBASD, p. 795.

22 Altar de madeira. O altar de incenso (ver 23:41) ou a mesa para os pães da proposição (ver Êx 25:23; Lv 24:26). O fato de os outros móveis não terem sido mencionados não significa que eles estariam ausentes; a visão coloca em evidência as coisas que eram um pouco diferentes das do templo de Salomão. Bíblia de Estudo Andrews.

23 Duas portas. Uma estava na entrada do lugar santo e a outra, no Santíssimo. CBASD, p. 795.

25 Baldaquino (ARA; NVI: “saliência”). Do heb. ‘av, uma palavra que ocorre somente aqui e em 1Reis 7:6. Parece ser um termo arquitetônico cujo significado já se perdeu. CBASD, p. 795.

26 Janelas de fasquias. Ou, janelas com treliças fixas (ver com. de 1Rs 6:4). CBASD, p. 795.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: