Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 39 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS (atualizado 13h40) by Jeferson Quimelli
4 de dezembro de 2020, 0:50
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1874 palavras

Zedequias, filho de Josias e último rei de Judá, governou por 11 anos, de 597 a 586 a.C. Os dois irmãos mais velhos de Zedequias, Jeocaz e Jeoaquim, e seu sobrinho Joaquim governaram antes dele. Quando Jeoaquim foi exilado para a Babilônia, Nabucodonosor fez Matanias rei, aos 21 anos de idade, mudando o seu nome para Zedequias. Zedequias se rebelou contra Nabucodonosor, que o capturou, matou seus filhos na sua frente , e então o cegou e o levou de volta para Babilônia, onde morreu, mais tarde (ver 2Rs 24; 25; 2 Cronicas 36; Jer 52). Life Application Study Bible Kingsway.

“Os primeiros versos deste capítulo mencionam a invasão de Jerusalém por Nabucodonosor e o que ele fez a Zedequias e ao povo de Judá. O rei Zedequias defendeu sua cidade por mais de dois anos, mas no décimo primeiro ano do seu reinado uma parte do muro foi derrubada. Depois de ver os chefes babilônicos entrarem na cidade, Zedequias e seus soldados fugiram de Jerusalém secretamente no meio da noite. Eles queriam fugir pela campina do Jordão, mas foram capturados perto de Jericó. Então, foram levados ao rei Nabucodonosor em Ribla, na terra de Hamate, na Síria.
“Nabucodonosor matou os filhos de Zedequias e os nobres de Judá, cegou os olhos de Zedequias, prendeu-o com cadeias de bronze e o levou cativo para Babilônia. Nesse meio tempo os caldeus queimaram o palácio do rei e as casas dos judeus e derrubaram os muros de Jerusalém. Então Nebuzaradã, o capitão babilônico da guarda, deportou o resto do povo de Judá, para a Babilônia, exceto os agricultores pobres da Judéia.
“Enquanto Jeremias ainda estava encarcerado no pátio da guarda, veio a ele a mensagem de Deus para que dissesse a Ebede-Meleque, que havia anteriormente salvo Jeremias de sua prisão no poço de lama, de que não morreria na invasão da cidade. Deus garantiu a sua vida.” Yoshitaka Kobayashi, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2014/06/09/.

1-14 O texto desta passagem é formado por elementos díspares e mal relacionados entre si. Bíblia de Jerusalém.

1 ano nono … mês décimo. Jeremias habitou pacientemente no pátio da guarda até o dia em que Jerusalém foi tomada. A cidade, até então, estava dominada pela tormenta. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

mês décimo. Janeiro de 588 a.C. (52.4; 2Rs 25.1). [O primeiro mês do calendário hebraico era nisã, que correspondia, em parte, ao mês de abril]. Bíblia de Genebra.

2 o undécimo ano … no quarto mês, aos nove do mês. 18 de julho de 586 a.C. Bíblia de Estudo Andrews.

Após um tempo, no décimo primeiro ano, no quarto mês, entraram na cidade. Como os soldados estavam muito enfraquecidos pela fome, não foram capazes de oferecer resistência. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

3 se assentaram junto à porta do Meio. Em cumprimento de 1.15. A porta do Meio talvez estivesse localizada no muro que fazia separação entre a cidadela do monte Sião e a cidade inferior e, portanto, servia de ponto estratégico de onde os invasores podiam ver tudo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Eles, cuidadosamente, fizeram uma parada e não ousaram avançar … até vasculharem todo o local, para que não fossem surpreendidos por alguma emboscada. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Os nomes dos oficiais são formados com os nomes dos deuses da Babilônia (Nebo, Nergal). Bíblia de Genebra.

4-10 Essa seção contém alguns acontecimentos que tiveram lugar um mês mais tarde (2Rs 25.8-12; Jer 52.12-16). Bíblia Shedd.

4 Fugiram. Embora Jeremias houvesse predito que não haveria escape. Bíblia de Estudo Andrews.

Porta … dois muros. No lado sul da cidade. O jardim do rei ficava próximo do poço de Siloé (Ne 3.15)… Bíblia Shedd.

Caminho da Campina. “Arabah“, A direção do profundo vale através do qual fluía o Jordão, e onde fica o mar Morto (Dt 1.1; 3.17). Bíblia Shedd.

A Arabá (lit. “a estepe”) é a depressão do Jordão ao sul do mar Morto, até o golfo de Ácaba. Aqui, num sentido mais genérico, é a região de estepe, ou planície, próxima do mar Morto (cf. v. 5). Bíblia de Jerusalém.

Ver Jr 52:7. O “jardim do rei”, possivelmente, ficava próximo ao tanque de Siloé” (ver com. de Ne 3:15), e dali o rei passou pelo portao entre os dois muros. … Eles fugiram para o leste em direcao a planície, ou Arabá, o nome característico do vale do Jordao (ver com. de 2Sm 2:29) … Aparentemente, era intencao do rei atravessar o rio Jordao proximo a Jericó e se refugiar no campo aberto de Gileade ou entre os pretensos aliados, como Moabe ou Amom (ver Jr 27:3). CBASD, vol. 4, p. 533.

5 Jericó. Trinta quilômetros a nordeste de Jerusalém. Bíblia de Estudo Andrews.

Ribla. Hoje Rablé, 75 km ao sul de Emat, hoje Hama, cidade síria às margens do rio Orontes. Bíblia de Jerusalém.

Esta cidade ao norte, “na terra de Hamate” [na atual Síria], era um centro de tráfego no rio Orontes, e assim provia uma sede natural para Nabucodonosor em sua invasão à Palestina. CBASD, vol. 4, p. 535.

6 Mandou matar … os filhos … os príncipes. Um castigo contra a rebelião (ver 2Rs 24:17-20) e para impedi-los de reivindicar o trono no futuro. Bíblia de Estudo Andrews.

O rei da Babilônia matou os filhos de Zedequias diante de seus olhos. Zedequias tinha apenas 32 anos de idade, e a morte dessas crianças deve ter sido horrível para ele, ainda mais considerando que a própria teimosia foi a causa delas. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

O severo castigo aplicado pelo conquistador caldeu (v. 6, 7) foi devido o fato de que ele colocara a Zedequias no trono como seu suposto vassalo leal, e de o rei de Judá traiçoeiramente se rebelar contra ele (2Rs 24:17-20) e violar os mais solenes juramentos tomados no nome de Yahweh (ver PR, 447). CBASD, vol. 4, p. 535.

7 Vazou os olhos de Zedequias.Destino cruel para o rei, cujas últimas imagens foram as da execução dos próprios filhos. Bíblia de Estudo Andrews.

Condenado à escuridão pelo resto da vida, foi ele que fechou os olhos contra a brilhante luz da palavra de Deus. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Desta forma, duas profecias aparentemente exclusivas foram cumpridas: (1) Zedequias veria a Nabucodonosor e seria levado para Babilônia (Jr 32:4, 5) e (2) ele morreria em Babilônia, mas não a veria [Ez 12.13, cf. Bíblia Shedd]. CBASD, vol. 4, p. 535.

8 Queimaram a casa do rei. Inclusive o templo (ver 52:13), conforme predito (ver 34:22). Bíblia de Estudo Andrews.

Algum tempo depois, a cidade foi queimada, o templo e o palácio, e o muro foi derrubado. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Para um relato mas detalhado desta devastação, ver Jr 52:12-14; cf. 2Rs 25:8-10. CBASD, vol. 4, p. 535.

9 o sobrevivente do povo. As pessoas que foram deixadas nas deportações anteriores e poupadas da guerra, da fome e das doenças. Bíblia de Estudo Andrews.

Levou-os cativos. Para prevenir rebelião, Nabucodonosor seguiu a mesma política de deportação que fizeram os assírios antes dele (2Rs 15:29; 17:6). CBASD, vol. 4, p. 535.

10 Dos mais pobres … deixou. Principalmente camponeses, para manter a terra governável e impedir que animais selvagens tomassem conta dela (ver 2Rs 17:25). Bíblia de Estudo Andrews.

Sem dúvida, isto foi feito para prevenir um vazio político na terra. A doação de terra aos pobres garantiria a aliança deles aos babilônios. CBASD, vol. 4, p. 535.

A Babilônia tinha uma astuta política externa para lidar com terras conquistadas. Eles deportavam os ricos e poderosos, deixando apenas os muito pobres no comando, portanto fazendo-os gratos aos seus conquistadores. Esta tática garantia que as populações conquistadas seriam por demais leais e fracas para se revoltarem. Life Application Study Bible Kingsway.

11 Acerca de Jeremias. É evidente que Nabucodonosor soube do firme conselho de submissão a Babilônia, quer por meio de desertores ou espias, ou do próprio Zedequias. Assim, logo que descobriu que Jeremias tinha sido “atado com cadeias no meio de todos os do cativeiro” (Jr 40:1), ele ordenou que o profeta fosse libertado. CBASD, vol. 4, p. 535.

Deus tinha prometido resgatar Jeremias de sua dificuldade (1:8). Os supersticiosos babilônios, que respeitavam grandemente mágicos e adivinhos, trataram Jeremias como um vidente. Tendo em vista que ele tinha sido aprisionado por seu próprio povo, eles assumiram que ele era um traidor e que estava do seu lado. Eles sem dúvida sabiam que ele havia aconselhado cooperação com Babilônia e a sua vitória. Então os babilônios libertaram Jeremias e o protegeram. Life Application Study Bible Kingsway.

13, 14 Que diferença entre os destinos de Jeremias e o de Zedequias! Jeremias foi liberto; Zedequias foi aprisionado. Jeremias foi salvo por causa de sua fé; Zedequias foi destruído por causa de seu medo. Jeremias foi tratado com respeito; Zedequias foi tratado com desprezo. Jeremias estava preocupado com o povo; Zedequias estava preocupado consigo mesmo. Life Application Study Bible Kingsway.

14 Átrio da guarda. Ver Jr 38:28. Esta declaração pode ser harmonizada com Jeremias 40:1, supondo-se que o profeta tenha sido tirado da prisão e levado como cativo, junto com os demais por poucos quilômetros, de Jerusalém a Ramá (ver com. de Jr 31:15), local em que o capitão babilônico lhe deu as boas notícias de sua libertação. O relato de Jeremias 39:14 apenas omite os eventos intermediários entre a libertação de Jeremias da prisão e sua união a Gedalias, eventos que são relatados detalhadamente (Jr 40:1-6). CBASD, vol. 4, p. 535.

Gedalias.Seu pai, Aicão, vinte anos antes, fora o instrumento da salvação da vida de Jeremias (26.24). … Era membro de uma proeminente família judaica … A terceira deportação pode ter sido resultado do assassinato de Gedalias. Bíblia Shedd.

Ver com. de Jr 26:24. Fiel à conduta de sua família, “o filho de Aicão” [“a quem o rei de Babilônia nomeou governador das cidades de Judá”, Jr 40:5] então prossegue como amigo e protetor de Jeremias. CBASD, vol. 4, p. 535.

A promessa de Deus a Jeremias em recompensa a seus serviços foi: Farei o inimigo te tratar bem no dia da calamidade”(cap. 12.11). Deus demonstrou ser fiel a ele e à promessa que fez

15-18 Esta passagem se refere a 38.13. Bíblia de Jerusalém.

Forma um suplemento do cap. 38. Estes versos relacionam-se a um período anterior à captura de Jerusalém (39.1-14) e trata de uma promessa ao etíope Ebede-Meleque, o qual salvara sua vida da cisterna. Numa época de desgraça nacional, o mais alto prêmio que se oferece é a simples sobrevivência. O crente não exige prosperidade num mundo maligno. Bíblia Shedd.

15 Estando ele ainda detido. Os v. 15 a 18 são um relato parentético da promessa de Deus a Ebede-Meleque por causa de sua bondade para com Jeremias [“porquanto confiaste em Mim”, Jr 39:18]. CBASD, vol. 4, p. 535.

16 Vá dizer. Embora Jeremias estivesse confinado na prisão, tinha licença de receber visitas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

17 A ti, porém, Eu livrarei. Devido a sua lealdade para com Jeremias, Deus promete ao etíope que sua vida seria poupada da “mão dos” príncipes de Judá, que estavam irados por seu ato em relação ao profeta (Jr 38:7-13), e que ele “não cairia à espada” (Jr 39:18) dos babilônios, já que Jeremias intercederia por ele. CBASD, vol. 4, p. 535.

18 Como despojo. Expressão idiomática hebraica, que denota segurança pessoal. Bíblia Shedd.

Um sentido idiomático para dizer que sua vida seria poupada. Num período em que milhares perderam a vida, ninguém pediria maior recompensa. CBASD, vol. 4, p. 536.

você confia em Mim. Ebede-Meleque manifestara sua fé em Deus ao conseguir que Jeremias fosse tirado da cisterna (v. 38.7-13). Bíblia de Estudo NVI Vida.

A fé em Deus como condição da vida tipifica-se neste incidente, comp Rm 3.21-31. Os cap. 40-44 relatam os acontecimentos da vida de Jeremias, após a captura de Jerusalém pelos caldeus, em 586 a.C., até ser levado para o Egito para o restante do povo que para lá fugira depois de mais uma rebelião contra os caldeus. Bíblia Shedd.


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