Reavivados por Sua Palavra


CANTARES 8 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
21 de agosto de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

1 Como meu irmāo. A palavra chave aqui é “como”. Naturalmente, ela desejava que seu amado seja realmente seu irmão, mas somente que ela tivesse a liberdade de beijá-lo em público e ir na companhia dele a qualquer lugar, sem atrair comentários. Bíblia de Genebra.

No antigo Oriente Próximo era impróprio mostrar afeição pública exceto entre membros da família. A moça desejava poder mostrar livremente sua afeição a quem amava, mesmo em público. Life Application Study Bible Kingsway.

A noiva parece recordar do tempo anterior à remoção dos obstáculos de sua união. Como nāo podia se declarar a ele como uma mulher apaixonada, ela desejava que seu relacionamento fosse como de irmão e irmā. CBASD – Comentário Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1271.

Desprezariam. Isto é, a família e os amigos dela nāo a reprovariam. CBASD, vol. 3, p. 1271.

2 E tu me ensinarias. A esposa percebe a diferença entre o esposo nobre e ela. … Destarte, pois, está disposta a se deixar ensinar. [Ap] A Igreja recebe o ensino, e todas as instruções de Cristo mediante as Escrituras, que são Sua Palavra. Biblia Shedd.

3 Este versículo é idêntico a 2.6. Em ambos os casos, a jovem está sonhando estar nos braços de seu amado. Bíblia de Genebra.

4 Ocorrendo aqui pela terceira vez, o refrão aponta para a consumação que ainda ocorrerá (2.7; 3.5). Bíblia de Genebra.

5-14 A sulamita reflete em seu relacionamento de amor com Salomão desde o início até o presente. Suas frases de sabedoria, as quais declaram que o amor se origina do Senhor (ver nota sobre 8:6), revelam sua crença no Deus verdadeiro. Bíblia de Estudo Andrews.

5 Quem é esta que sobe do deserto? Essa frase é uma repetição exata de 3.6, onde introduz a seção de casamento no sonho da jovem (3.6-11 …). Agora, o sonho cedeu à realidade. O par feliz, casado finalmente, não tem mais de ocultar seu relacionamento, mas pode andar em público de braços dados (contrastar com o v. 1 …). Bíblia de Genebra.

encostada ao seu amado. Esta declaração simples capta uma pose íntima e típica de um homem e sua mulher. Bíblia de Genebra.

Debaixo da macieira de despertei. Salomāo sugere que eles devem voltar ao local onde ele conquistou o amor de sua noiva. CBASD, vol. 3, p. 1271.

te despertei. Ou seja, “comecei a cortejar-te”.  … a passagem indica que a consumação foi realizada, e os amados relembram como tudo começou. Bíblia de Genebra.

Tua māe. Eles retornaram à casa em que a noiva nasceu. CBASD, vol. 3, p. 1271.

6, 7 o amor… a sepultura. Suas brasas… labaredas. Nem muitas águas conseguem… levá-lo. Essas três declarações sapienciais… caracterizam o amor conjugal como a força mais poderosa, irresistível e invencível da experiência humana. Com essas declarações, o Cântico atinge o ápice literário e revela seu propósito. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6 Uma série de artifícios literários converge para marcar este versículo como o ponto alto de Cântico dos Cânticos. Aqui encontramos a descrição mais plena do assunto supremo do livro: o amor. Bíblia de Estudo Andrews.

selo. O “selo”é um sinete feito de metal ou de pedra e usado em um colar sobre o coração ou como um laço no braço (Gn 38.18). Bíblia de Genebra.

Põe-me como selo. No hebraico, … fica evidente que é a noiva quem fala. A palavra hebraica para “selo”, chotham, significa sinete (ver Êxodo 28:11, 21; Jó 38:14; 41:15; Jr 22:24). Algumas vezes, os hebreus usavam o sinete pendurado sobre o peito. A noiva de Salomāo desejava que seu esposo a visse como um sinete. CBASD, vol. 3, p. 1271.

Cf Jr 22.24, o selo sobre o braço é uma declaração quase que indissolúvel de um acordo. Biblia Shedd.

forte como a morte. O amor é tão forte quanto a mais poderosa e negativa experiência humana. Bíblia de Genebra.

duro como a sepultura, o ciúme. Também, “amor intenso, inexorável”. Assim como a sepultura não abre mão de seus mortos, o amor intenso nunca desiste dos amados. Biblia de Estudo Andrews.

Trata-se do amor-paixão, sentimento nobre e exigente: Deus é Deus “ciumento”(Ex 20,5; 34,14; 1Rs 19,10, etc. Biblia de Jerusalém.

Em paralelo com o “amor”, aqui, o “ciúme” é um zelo positivo, semelhante ao ciúme de Deus (Êx 20.5; Jo 2.17). Tal como o amor de Deus, o amor aqui celebrado não tolera rivais. Bíblia de Genebra.

veementes labaredas. A melhor tradução literal seria “uma chama de Yah“, isto é, “do SENHOR”. Esta expressão, reservada para o clímax temático de todo o livro, revela que Yahweh é a fonte de todo amor humano, proporcionando, dessa forma, a base para a interpretação tipológica do Cântico dos Cânticos. Biblia de Estudo Andrews.

O uso desta expressão [“brasas de fogo”/”chama de Jah“] confirma que há uma comparação implícita com o amor divino. Bíblia de Genebra.

7 Nāo poderiam apagar o amor. O Cântico não definira ainda o amor. A amada o faz aqui nos termos mais belos e fortes, falando do seu poder invencível, … do seu valor sem igual. Compreende-se que este poema tenha sido colocado como uma coroa no fim da coleção. O que segue é adicional. Biblia de Jerusalém.

Se alguém oferecesse… desprezado. Uma quarta declaração sapiencial… que declara o valor incomparável do amor. Bíblia de Estudo NVI Vida.

O amor puro é de tal natureza que nada pode destruí-lo. Não pode ser comprado. A proposta mais alta seria totalmente desprezada. Esta passagem, que fala da regularidade, durabilidade e invencibilidade do poder do amor não possui paralelo na literatura devido à força da expressão. CBASD, vol. 3, p. 1271.

Aceite o amor de seu cônjuge como um presente de Deus e lute por fazer de seu amor um reflexo do perfeito amor que vem do próprio Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

8-14 Nos últimos versos do Cântico, as palavras dos irmãos (v. 8, 9), a referência da amada à sua vinha (v. 12) e a referência final a Salomão (v. 11, 12) fazem supor um retorno ao início do Cântico (v. 1.2-7). Os versos talvez relembrem o crescimento da amada até atingir a idade do amor e do casamento e o desabrochar do relacionamento com o amado. Bíblia de Estudo NVI Vida.

8 Irmāzinha. No antigo Oriente Médio, os irmãos eram muitas vezes guardiães de suas irmãs, sobretudo nas questões relacionadas ao casamento (v. Gn 24.50-60; 34.13-27). Bíblia de Estudo NVI Vida.

em que for pedida. Ou seja, pedida como noiva. Bíblia de Genebra.

no dia em que for pedida em casamento. O casamento era muitas vezes contratado já na juventude. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Os irmãos se preocupam com o momento em que casarão sua irmãzinha; esta replica que já é grande o bastante para guardar a si mesma. Biblia de Jerusalém.

Esta declaração parece ter sido feita pelos irmãos da Sulamita, ao recordar a infância dela. É possível que estivessem preocupados quanto à maneira de tratar sua irmãzinha quando fosse feita uma oferta de casamento a ela. CBASD, vol. 3, p. 1271.

9 Esse versículo imaginativo provavelmente expressa a resolução dos irmãos de defender a irmã mais jovem (a amada) até chegar o tempo oportuno para o amor e o casamento. Bíblia de Estudo NVI Vida.

9, 10 muro … porta. Muro não quebrado, virgem. Biblia Shedd.

Simbolizam os dois caminhos que ela poderia escolher quando jovem: ser pura e inacessível (um muro) ou ser promíscua e “disponível” (uma porta). A sulamita deixa claro que foi moralmente pura, inconquistável aos avanços de qualquer um, exceto seu marido. Biblia de Estudo Andrews.

A garota está refletindo a respeito dos dias quando era bem jovem e sob o cuidado de seus irmãos, que se pensavam em como ajudá-la a se preparar para o casamento. Eles decidiram que se ela fosse um muro, permanecendo firme contra as tentações sexuais, eles a louvariam. Mas se ela fosse como uma porta, aberta à imoralidade, eles agiriam de modo a guardá-la de fazer algo tolo. Em 8:10 ela testifica que tinha sido persistente em sua moralidade e, portanto, havia encontrado favor aos olhos de Salomão. Life Application Study Bible Kingsway.

10 eu sou um muro, e os meus seios, como as suas torres. A jovem afirma a força de sua integridade moral, mas também a sua maturidade sexual (contrastar com o v. 8). Bíblia de Genebra.

fui tida por digna de confiança. Um completo bem-estar. No hebraico original temos aqui a palavra shalom. Por implicação, o Cântico dos Cânticos de Salomão aponta para o relacionamento do casamento como a situação em que a paz e a realização devem ser achadas. Bíblia de Genebra.

12 A vinha. A noiva renova seus votos para com seu esposo. Ela fala de si mesma como a proprietária de sua própria vinha, mas ela transfere esses direitos e privilégios a seu esposo. CBASD, vol. 3, p. 1271.

13 companheiros. Provavelmente, os convidados para a cerimônia do casamento. Bíblia de Genebra.

Faze-me, pois, também ouvi-la. Ao cair das cortinas, Salomāo pede para ouvir uma vez mais a voz de sua amada, talvez um refrão que ele a ouviu repetir no namoro. CBASD, vol. 3, p. 1272.

O noivo anela estar sozinho com a sua noiva. Bíblia de Genebra.

14. Vem depressa. A palavra hebraica neste versículo também pode significar “penetrar”. Dessa forma, Cântico dos Cânticos termina com uma provocante ambiguidade. O amor romântico e apaixonado de Salomão e da sulamita não perde a intensidade à medida que eles continuam a desfrutar juntos a vida de casados. Biblia de Estudo Andrews.

seja como uma gazela ou … um cervo novo. Demonstre suas forças e agilidade viris para o meu deleite. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Vem depressa, amado meu. O desejo é mútuo. Ela o convidou a vir com ela, usando de uma linguagem que fazia lembrar seus sonhos com o ato do amor (2.8-9; 4.6). Bíblia de Genebra.

Assim termina o poema, com dois versos curtos que compactam em si tudo que foi repetido várias vezes sob diferentes imagens: o namoro e o casamento de duas pessoas felizes. CBASD, vol. 3, p. 1271.

[Ap] Lembra-nos da ansiedade da Noiva à espera da vinda do Senhor no Apocalipse (22.17, 20). Biblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: