Reavivados por Sua Palavra


CANTARES 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
16 de agosto de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

1 De noite. Os v. 1 a 5 podem ser melhor explicados como o relato de um sonho em que a donzela, momentaneamente, perdeu seu amado. Contudo, a separação foi breve e o reencontro, feliz. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1263.

Em seu sonho noturno, a mulher procura ansiosamente seu amado (comparar com 5:2-8). Como no jardim do Éden, o homem e a mulher que se amam necessitam um do outro para ser completos. Bíblia de Estudo Andrews.

Alguns comentaristas acham que os vv 1-5 descrevem um sonho. [Ap] A verdadeira Igreja pensa no Senhor, e em sua palavra medita dia e noite; busca-o em orações fervorosas (Js 1.8; 1Ts 5.17) e espera ansiosamente por Sua Vinda (cf Tt 2.13). Bíblia Shedd.

1-4 Quando você ama alguém, você fará tudo o que puder para garantir a segurança dessa pessoa e cuidar de suas necessidades, mesmo que isto custe o seu conforto pessoal. Isso aparece mais frequentemente em pequenas ações – descer as escadas para pegar um copo d’água para seu cônjuge, sair mais cedo do trabalho para participar de alguma atividade em que seu filho está envolvido ou sacrificar seu conforto pessoal para atender às necessidades de um amigo. Life Application Study Bible Kingsway.

Casa de minha mãe.Presumivelmente este era o lugar onde a jovem solteira dormia (v. 1). Em seu sonho, ela trouxe o seu amado para a casa dela. Bíblia de Genebra.

A noiva sonha que o casamento se realiza, não na câmara nupcial do palácio de Salomão, mas em seu próprio lar. CBASD, vol. 3, p. 1263.

Embora Cântico dos Cânticos mencione a concepção e o nascimento (ver também 6:9; 8:2, 5), a união sexual do casal nunca é condicionada a gerar filhos, A sexualidade recebe sentido e valor independentes. Bíblia de Estudo Andrews.

6-11 A procissão do casamento de Salomão e sua noiva até Jerusalém, num paralelo com 1Rs 3:1. Bíblia de Estudo Andrews.

Este poema descreve a bagagem e a escolta do rei Salomão que vai celebrar suas núpcias com a filha do Faraó e ser coroado (cf. Is 61,10) por sua mãe (cf. 1Rs 1,17). Aproxima-se o Sl 45,15-16. … O texto é seguido do elogio que o rei faz de sua amada (4,1s). Bíblia de Jerusalém.

Quem é isso que sobe? Começa uma nova seção que descreve o cortejo real. … a noiva pode ser aquela que observa a aproximação do cortejo e, como testemunha ocular, descreve a impressionante demonstração. CBASD, vol. 3, p. 1264.

Deserto. Do heb. midbar, que pode significar simplesmente uma pastagem ou um espaço aberto. CBASD, vol. 3, p. 1264.

Como colunas de fumaça. Isso possivelmente se refere ao costume de ir adiante da comitiva, perfumando o caminho com incenso. Este era um costume oriental. CBASD, vol. 3, p. 1264.

7-9 liteira […] palanquim. Cadeira portátil coberta com cortinas para a realeza, carregada nos ombros dos homens. Bíblia de Estudo Andrews.

7. Liteira. Do heb mittah, um sofá para sentar, reclinar ou repousar. O contexto sugere que, neste verso, o termo se refere à liteira na qual Salomão era carregado. CBASD, vol. 3, p. 1264.

Sessenta valentes. Estes eram os guardas que cercavam o pavilhão do noivo. A segurança do principal governante requeria a constante vigilância de uma guarda. CBASD, vol. 3, p. 1264.

9 Madeira do Líbano. Os cedros do Líbano eram afamados e bem pagos (cf I Rs 5.6-11; Ed 3:7). Bíblia Shedd.

10 Fez-lhes as colunas de prata, a espalda de ouro (ARA). NVI: “Suas traves ele fez de prata, seu teto, de ouro”. prata […] ouro. Provavelmente como revestimento da madeira do Líbano. Bíblia de Estudo Andrews.

Colunas. Provavelmente os pés da cama ou cantoneiras feitas de prata maciça ou revestidas de prata. As carruagens reais eram ricamente adornadas. CBASD, vol. 3, p. 1264.

Tudo interiormente ornado com amor pelas filhas de Jerusalém. Uma tradução livre seria: “o interior foi decorado com uma marca de amor pelas filhas de Jerusalém”. Ornar com amor pode se referir aos versos bordados pelas filhas de Jerusalém na colchas, cortinas ou tapete como expressão de seu amor pelo rei Salomão e sua noiva. CBASD, vol. 3, p. 1264.

11 mãe. Aqui, a referência diz respeito a Bate-Seba. Bíblia de Estudo Andrews.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: