Reavivados por Sua Palavra


CANTARES/CÂNTICO DOS CÂNTICOS DE SALOMÃO – TÍTULO, AUTOR, PERSONAGENS, CONTEÚDO E TEMAS E ESBOÇO by Jeferson Quimelli
14 de agosto de 2020, 21:53
Filed under: Sem categoria

Título. A expressão “Cântico dos Cânticos”exprime um superlativo: “o melhor ou mais sublime dos cânticos” (comparar com Êx 29:37; Dt 10:17; Ec 1:2).

Autor. O peso das evidências favorece a interpretação tradicional de 1:1, “pertencente a [isto é, composto por] Salomão”.

Salomão, filho do rei Davi, se tornou rei e foi escolhido por Deus para construir o templo em Jerusalém. Deus deu a ele sabedoria extraordinária. Muito de seu reinado foi caracterizado pela sabedoria e reverência a Deus, embora no final de sua vida ele se tornou orgulhoso e se afastou de Deus. Leia Salomão em 1 Reis 1-11 1 Crônicas 28 – 2 Crônicas 9. Salomão escreveu mais de 3.000 provérbios (veja o livro de Provérbios) e mais de 1.000 canções, uma das quais é este Livro, Cântico dos Cânticos. Seu perfil é encontrado em 1 Reis 3. Life Application Study Bible Kingsway.

Personagens. O peso das evidências também apoia a visão tradicional de que o casal retratado em Cântico dos Cânticos é o rei Salomão e a filha do faraó, a única esposa do monarca por cerca de 20 anos depois que ele assumiu o trono (… comparar com 1Rs 3:1; 7:7, 8; 9:10, 24; 2Cr 8:1, 11; Sl 45).

Conteúdo e temas. Até o período da Reforma protestante, prevalecia a interpretação alegórica de Cântico dos Cânticos. O sentido literal, com suas imagens, era considerado a “casca”sem valor a ser tirada, a fim de encontrar a “polpa”, o sentido “verdadeiro”, isto é, a ânsia da alma por união com Deus ou a expressão do amor de Cristo por sua igreja. João Calvino rompeu com a visão alegórica e insistiu que Cântico dos Cânticos deveria ser interpretado como um cântico do amor humano. Nos tempos modernos, chegou-se ao consenso de que Cântico dos Cânticos tem sentido claro e literal.

Ao mesmo tempo, o livro apresenta o amor humano como uma “chama da Yahweh” … apontando, portanto, para além de si, ao Esposo divino. Bem diferente da abordagem alegórica, com suas interpretações fantasiosas alheias ao significado literal, Cântico dos Cânticos requer uma abordagem tipológica, que permanece fiel ao sentido literal e até o ressalta, reconhecendo o que o texto em si sugere – que o amor humano tipifica o divino. O relacionamento conjugal entre marido e mulher é um tipo do relacionamento de amor entre Deus e seu povo. …

Cântico dos Cânticos questiona todos os pontos de vista que apresentam a sexualidade como algo sujo, barato, feio ou inferior. Em conformidade com a elevada doutrina da criação na literatura de sabedoria da qual o livro faz parte, a sexualidade é apresentada como parte da boa criação divina, para ser desfrutada sem medo ou vergonha. Por ter sido criada por Deus, o amor sexual dentro do casamento, como uma “chama de Yahweh” (ver 8:6), fala com eloquência do amor divino pela criação quando é desfrutado em harmonia com seu desígnio.

Esboço. Apesar de Cântico dos Cânticos não ser um verdadeiro drama, um enredo básico emerge dos diálogos envolvendo Salomão, sua amada e as filhas de Jerusalém, que podem ser resumidos por um esboço de três partes:
I. O noivado (1:2-3:5).
II. A procissão da noiva e o casamento (3:6-5.1).
III. A vida após o casamento (5:2-8:14).

O Cântico provê orientação bíblica para o noivado e o casamento, oferecendo princípios práticos para cada fase do relacionamento amoroso.

Comentários extraídos, quando não indicado, da Bíblia de Estudo Andrews.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: