Filed under: Sem categoria
1 … O teu pão. A interpretação tradicional é de exercitar a caridade ou bondade para com os outros porque a recompensa virá algum dia. Outra interpretação possível seria ter sábias iniciativas comerciais de vários tipos.
Depois […] o acharás. Comparar com Lc 16:9. Qualquer que seja o sentido de “pão”, a lição é que se deve agir com espírito de liberdade, sem esperar retorno imediato.
2 Raparte. Talvez um aviso para diversificar as atividades comerciais em lugar de confiná-las a uma única área, para investir capital em diversos empreendimentos comerciais. Eticamente, sugere benevolência a todos quantos seja possível. Os dois números sete e oito, usados juntos, sugerem um número indefinido, com uma tendência ao maior (para exemplos desta numeração , ver Jó 33:14; Sl 62:11; Pv 30:15, 18, 21; Is 17:6, Mq 5:5).
Mal. Ninguém pode dizer que calamidade sobrevirá: inundação, terremoto, guerra ou recessão nos negócios.
3 Caindo a árvore. Uma pessoa não pode determinar a direção em que a árvore cairá uma tempestade de vento. Deve aprender a preparar-se para a tempestade o melhor possível e submeter-se a ela, ao invés de tentar controlá-la…
5 … Os ossos. O crescimento e desenvolvimento da estrutura óssea no feto são maravilhosos (Jó 10:8-11; Sl 139:13-17).
6 … Não repouses. O fato de não se conhecer o futuro não justifica a indolência. Os resultados não surgem por acidente. É preciso preparo diligente e minucioso antes e depois.
Ambas. A incerteza deve ser um incentivo a um esforço adicional, não à inatividade. esforço e experimentação constantes são um prelúdio ao sucesso.
7 Doce é a luz. Somente na luz é possível apreciar as belezas do mundo natural ou viajar com segurança. Seguindo o conselho dado no v. 6, pode-se perceber uma experiência mais completa e satisfatória na vida.
8 Dias de trevas. As experiências adversas da vida devem ser lembradas por seu valor disciplinar. Libertação do perigo e perda devem ser devidamente apreciados…
9 Alegra-te. A boa disposição e uma atitude alegre diante da vida são louváveis. Há alegrias que fazem a vida valer a pena. O conselho de Salomão não é um convite ao excesso, mas para apreciar as bênçãos da vida.
Fonte: Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário