Reavivados por Sua Palavra


ECLESIASTES 7 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
8 de agosto de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

1. … O dia da morte. É evidente o paralelo da segunda parte da frase com a primeira, quando se compreende que a pessoa que vive honradamente e obtém uma boa reputação não precisa temer a morte…

Dia do nascimento. O  seu nascimento é o início de breves “setenta anos” de vida (Sl 90:0, 10), mas a morte pode  ser o prelúdio de uma eternidade na nova terra (Lc 20:36; 1Co 15:51-55): de descanso Ap 14:13), de satisfação suprema (Ap 7:16) e de glória eterna em contraste com as aflições do presente (2Co 4:17).

2. … Todos os homens. Literalmente :cada homem”. É sensato ter em mente que virá o dia quando cada ser humano deverá se encontrar com seu Criador, e não deve se esquecer do preparo diário para este solene momento.

3. Mágoa. A frivolidade  não fortalece o caráter. Há uma máxima grega que diz: :Sofrer é aprender” (ver Hb 2:10; 12: 1-11).

O coração… O fogo da aflição purifica os motivos e cria a capacidade de simpatizar com os outros.

4. Dos sábios. A mente do sábio se volta para as coisas soberanas da vida e ele aprende a apreciar suas lições morais e espirituais. Por outro lado, o tolo é atraído para o lado mais leve da vida e busca satisfação  em divertimentos, inconsciente da vida futura .

5. … Canção do insensato. Refere-se às músicas irreverentes e pouco edificantes dos lugares de diversão (ver Am 6:5) bem como ao conselho que se pode esperar dos tolos.

6. O crepitar… Palha, espinhos e galhos secos queimam com rapidez e fazem muito ruído, mas não oferecem um aquecimento contínuo que é necessário para preparar a refeição ou aquecer o cômodo de uma das (ver Sl 58:9; 118:12; cf. Is 9;18).

7. Opressão. A mesma palavra hebraica também é traduzida como “extorsão” (Ez 22:12). A referência é ao uso egoísta de oportunidade e habilidade para defraudar outros a fim de enriquecer a si mesmo.

Endoidecer. Ou seja, desmoralizar. Se uma pessoa sábia cair no pecaminoso hábito da opressão e extorsão, um dia será desmoralizada e desprezada.

O suborno. Aceitar suborno perverte o julgamento e o torna ineficaz (ver Ex 23:8; Dt 16:19; Pv 15:27).

9. Apresses… As emoções devem ser mantidas sob controle (ver Tg 1:19).

12… Dá vida… É no âmbito do espírito que é trabalhada a verdadeira preservação da vida  e que conduz à imortalidade (Jo 5:21; 6:63).

13… Torceu. Uma referência às várias experiências da vida , como aflições, dificuldades, provações  e sofrimentos.

15… Prolonga. Jó fez a mesma queixa (Jó 12:6; 21:7; cf. Sl37:7). O justo Abel morreu jovem enquanto que o perverso Caim viveu até a velhice. esta aparamente reversão  do que deveria ser a ordem das coisas tem inquietado a mente dos justos ao longo da história. O pensamento hebraico normalmente espera que o ímpio seja cortado nos primeiros anos de vida (Sl 37:9, 10; 55:23; 58: 3-9). O ajuste final será na segunda vinda de Cristo (Mt 16:27; cf. Ap 20: 12-15).

16. Demasiadamente justo. Uma repreensão ao legalismo com sua confiança em formas e expressões externas. A verdadeira religião é um relacionamento pessoal com o santo Deus (Lv 19:2; Ef 3:14) e op salvador Jesus Cristo (Ef 3:17-19).

Exageradamente sábio. Salomão falou sobre o valor da sabedoria e, então, passa a alertar contra uma atitude que leva a pessoa a questionar a direção de Deus. O apóstolo Paulo faz a mesma advertência (ver Rm 9: 20-23).

17. Demasiadamente perverso. Não rejeite toda a restrição. Há um ponto em que o Espírito Santo  não pode mais levar ao arrependimento sincero. Deve-se tomar cuidado para não ignorar ou subestimar  a Deus (Sl 10:11; cf. Ml1:2, 6; 2:17; 3: 8, 13).

Louco. A pessoa que peca deliberadamente engana a si mesmo com crença de que Deus ignora o que ela faz. Por isso, pode se tornar tão obcecada com determinado plano de ação que, em sua cegueira espiritual, pensa que não existe Deus (Sl 14:1).

19… Na cidade. A comparação é feita com o antigo conselho local dos anciãos, que julgava todos os assuntos.

20. Não há homem justo… Mesmo os filhos de Deus, às vezes, cometem graves erros, como fizeram Abraão e Davi, mas a graça de Cristo lhes dará a vitória (ver 1Jo 3:6; 5:4).

21. Palavras que se dizem. Ou seja, o que os outros falam sobre alguém. Ficar preocupado com o que as outras pessoas pensam não é propício ao sucesso.

Servo a amaldiçoar-te. A familiaridade geralmente gera desprezo. O cristão deveria estar mais preocupado com a opinião de Deus do que com a opinião de outras pessoas (1Co 4:3, 4).

25. Apliquei-me a conhecer… Esta é uma forma enfática de o autor declarar sua sinceridade em buscar a sabedoria.

28. Mil. Geralmente utilizado como número redondo (ver Ex 20:6; 34:7; Sl 105:8). Salomão quer dizer que a pessoa perfeita é rara.

Mulheres. Salomão pensava ser mais difícil encontrar mulheres  perfeitas do que homens perfeitos. isso reflete um pouco da  experiência  com suas mais de mil esposas e concubinas, muitas delas pagãs e todas ciumentas e briguentos (como é comum neste tipo de relacionamento), o que lhe acarretou problemas infinitos. Ele parece culpar as mulheres e não a si mesmo por seus casamentos múltiplos (ver Gn 3 :12).

Fonte: Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: