Reavivados por Sua Palavra


ECLESIASTES 7 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
8 de agosto de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato” (v.5).

O livro de Eclesiastes é um verdadeiro manual contra a corrupção humana. Orgulho, inveja, ódio, lascívia, presunção, ganância, cobiça, insensatez, arrogância, desobediência, perversidade fazem parte do pacote maligno na vida dos que não temem a Deus, “pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso” (v.18). Sendo um dom divino, a sabedoria não pode ser encontrada em livros e nem concedida mediante mérito pessoal. Enquanto a busca com diligência, o possuidor sincero nunca se exalta em possuí-la e nem mesmo julga tê-la alcançado: “tornar-me-ei sábio, mas a sabedoria estava longe de mim” (v.23).

A nossa geração vive em tempos emprestados enquanto promove a vida como se no auge de sua performance. Em uma época onde youtubers com conteúdos inúteis e imorais são admirados e reconhecidos como formadores de opinião e promotores da livre consciência, a única fonte segura da utilidade, a Bíblia, ainda acessível ao homem, é deixada de lado, e até queimada em protestos que, pasme você, declaram ser uma voz contra o preconceito. Mas enquanto o mundo afundava julgando estar “na casa da alegria”, o Senhor permitiu que entrássemos “na casa do luto” (v.4), a fim de descobrirmos que “com a tristeza do rosto se faz melhor o coração” (v.3).

Está escrito: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm.3:16). Não está escrito que a Bíblia é útil para acobertar o mal ou fazer pouco caso do pecado. A disciplina é uma necessária e misericordiosa ferramenta de Deus. Mas a influência que se instalou na juventude atual diz que você é o próprio legislador de sua vida e ninguém tem o direito de contestar, nem mesmo seus pais. A geração de cabeças baixas ante o “deus” do smartphone é a geração dos cabeças altivas ante ordens que se recusam a cumprir. E longe da sabedoria que “dá vida ao seu possuidor” (v.12), perdem os privilégios do único mandamento com promessa: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Êx.20:12).

No princípio, “Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” (v.29). Por isso que “não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque” (v.20). Somente pela graça e pelo sacrifício de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo somos salvos de nossos delitos. Nos méritos de Jesus encontramos seguro refúgio contra a loucura do mundo. Em meio a uma pandemia desastrosa e acontecimentos mundiais sem precedentes, o Espírito Santo clama a fim de que alguns possam ouvir o Seu apelo: “Está perto o grande Dia do Senhor; está perto e muito se apressa. Atenção!” (Sf.1:14). Vigiemos e oremos para conservarmos firme a nossa bendita esperança e para que a nossa vida seja a voz da temperança que este mundo tanto necessita!

Feliz sábado, testemunhas de Jesus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Eclesiastes7 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: