Filed under: Sem categoria
PROVÉRBIOS 31 – Certamente não foram apenas judeus que escreveram as palavras de Deus. Deus nunca menosprezou mulheres, pelo contrário, na Bíblia ela sempre é valorizada pelo Criador.
Este capítulo em foco “desdobra-se em duas partes, ambas são declarações da mãe de Lemuel. O fato de que Lemuel e sua mãe provavelmente não sejam israelitas demonstra não somente a natureza universal da natureza do movimento da sabedoria, mas também a aceitação da sabedoria bíblica fora de Israel”, explica o teólogo Paulo R. House.
Desta forma, o próprio livro de Provérbios prova que suas aplicações servem para todos nós ainda hoje. Todos eles são aplicáveis universalmente, inclusive estes:
1. Pessoas sábias fogem da devassidão e da lascívia. A falta de sabedoria na escolha do cônjuge é a perdição inclusive de reis e rainhas (vs. 1-3).
2. Ainda que bebidas alcoólicas tenham alguma utilidade, os sábios não devem prejudicar sua capacidade de liderar, administrar, julgar e decidir ingerindo álcool (vs. 4-7).
3. Os reis e governadores, os políticos em geral, têm a obrigação de defender aos desamparados e prestar auxílio aos necessitados, nada deve fazê-los desviar-se destas responsabilidades – o constituiria loucura (vs. 8-9).
Mulheres e homens, gentios e judeus, podem ser igualmente sábios. Reflita nesta declaração do Dr. House:
“O livro é concluído com uma extensa definição de uma boa esposa (31:10). A mãe de Lemuel inclui toda característica de uma mulher honrada que poderia possivelmente contrastar com a característica da mulher má em outra parte do livro (7:6-27). Essa esposa trabalha incansável, efetiva e valentemente (31:10-24). Ela fala palavras sábias e tem força e dignidade (31:25-26). A mãe de Lemuel a elogia com o louvor mais alto que o livro oferece: ela teme o Senhor (31:27-31). Mais uma vez é a relação com Yahweh que conduz à vida sábia. Esse princípio é verdade para homens e mulheres, israelitas e gentios”.
Agur, Lemuel e sua mãe são provas reais de que a sabedoria está acessível inclusive aos não judeus, sejam homens ou mulheres. Rute, a Sulamita de Cântico dos cânticos, Abigail e Maria, mãe de Jesus, são exemplos de mulheres sábias.
Já que todos podem ser sábios… por que não…
• …livrarmo-nos de vez da loucura?
• …obtermos sabedoria?
• …seguirmos diariamente os passos indicados em Provérbios?
Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Escreva como o Livro de Provérbios te influenciou nestes 31 dias…
3 Comentários so far
Deixe um comentário
Foi uma grande bênção.
Comentário por Cilas Alves Gama 1 de agosto de 2020 @ 7:57Eu nunca tinha lido Provérbios de uma forma tão intensa
O livro de Provérbios me alertou sobre a necessidade de cuidar com minhas palavras.
Comentário por Renata 1 de agosto de 2020 @ 12:46Eu deveria ter lido este livro no início da minha juventude. Mas não é tarde aos 43 anos e ter passado por dois casamentos frustrados. Sim, falta de sabedoria é uma desgraça na vida de um homem. Além do livro, o Pr. Harmí me conduziu a uma reflexão, análise e tomada de decisão para a minha vida.
Obrigado.
Comentário por Enio Sergio 2 de agosto de 2020 @ 9:28