Reavivados por Sua Palavra


SALMO 147 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
28 de junho de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

520 palavras

Introdução. O Salmo 147 é o segundo dos salmos de aleluias. O salmista louva a Deus por Sua bondade em favor do povo escolhido, bem como por Suas bênçãos à terra. O salmo consiste em três divisões e cada uma começa com um chamado à renovação do louvor. Já que Deus cura, restaura.provê e controla a natureza, o salmista faz um convite para o louvor universal. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1053.

1 Fica-Lhe bem o cântico de louvor. Ver com. de Sl 33:1. Nada é mais apropriado ao ser humano, que tanto deve a Deus, do que mostrar gratidão ao Senhor. No entanto, poucos demonstram verdadeira gratidão, mesmo entre os professos seguidores de Jesus. CBASD, vol. 3, p. 1053.

3 Sara. Deus é o grande médico da alma e é tocado por cada angústia que afeta o coração. “Nada do que de algum modo se relacione com a nossa paz é tão insignificante que o não observe”(GC, 100). CBASD, vol. 3, p. 1053.

4 Conta. Telescópios modernos e maiores, capazes de alcançar o espaço longínquo revelam apenas mais estrelas e novas galáxias. CBASD, vol. 3, p. 1053.

O número. Sabedoria e poder são exibidos na disposição da ordem das incontáveis hostes de estrelas e na orientação e manutenção de suas órbitas. CBASD, vol. 3, p. 1053.

5 Não se pode medir. Do heb. ‘en mispar, “inumerável”. A palavra mispar é traduzida como “número” no v. 4. É impossível calcular a insondável profundeza do conhecimento de Deus. Há um limite para o conhecimento humano, mas o entendimento de Deus é incomparável. CBASD, vol. 3, p. 1053, 1054.

6 Ampara os humildes. Aquele que controla os poderosos sóis em suas órbitas Se inclina para amparar os humildes de espírito. CBASD, vol. 3, p. 1054.

7 Harpa. Do heb. kinnor, “lira. CBASD, vol. 3, p. 1054. [De onde vem a palavra Kinnereth, “Quinerete”, outro nome do Mar/Lago da Galileia, que tem a forma de uma harpa/lira]

10 Força do cavalo. Em contraste com as ímpias nações ao redor, Israel não dependia de cavalos ou carros (ver com. de Dt 17:16). O Senhor possui milhares de maneiras de realizar Seus planos e não necessita de que qualquer uma de Suas criaturas O auxilie. CBASD, vol. 3, p. 1054.

13 Ele reforçou. A proteção de Deus é a melhor defesa de qualquer país. Sem ela, outras defesas são em vão (ver Sl 127:1). CBASD, vol. 3, p. 1054.

14 Nas tuas fronteiras. Do ponto de vista militar, as cidades de fronteira ficavam mais expostas. Se há paz no perímetro de um território, ela também se firma em toda a região. CBASD, vol. 3, p. 1054.

Com o melhor do trigo. Deus deseja conceder a Seu povo as bênçãos materiais bem como espirituais. CBASD, vol. 3, p. 1054.

15 Suas ordens. A terra e os que habitam nela estão sujeitos às ordens de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1054.

17 Migalhas. Do heb. pittim, neste verso utilizado metaforicamente para se referir ao granizo. CBASD, vol. 3, p. 1054.

19 Mostra. Do heb. nagad. A forma utilizada neste verso significa “colocar um assunto de modo óbvio diante de uma pessoa”. CBASD, vol. 3, p. 1054.

20 Louvai ao SENHOR. O salmo termina com uma “aleluia” (ver com. de Sl 146:1 [Do heb. halelu-Yah, transliterado como “aleluia”. Uma expressão que deve ser pronunciada com temor santo e reverente]). CBASD, vol. 3, p. 1054.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: