Reavivados por Sua Palavra


SALMO 146 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
27 de junho de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

542 palavras

Introdução. O Salmo 146 é o primeiro dos cinco salmos de aleluia que concluem o livro dos Salmos. O tema é um elogio aos benefícios de ter a Deus como auxiliador. O salmo adverte a não colocar a confiança em seres humanos, por mais poder que exerçam. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1051.

1 Louva … ao SENHOR. Do heb. halelu-Yah, transliterado como “aleluia”. Uma expressão que deve ser pronunciada com temor santo e reverente. CBASD, vol. 3, p. 1051.

2 Durante a minha vida. Esta vida mortal é de curta duração. No entanto, todos os seus dias deveriam ser passados bendizendo e exaltando o nome de Deus. “Louvor”é o tema dos hinos que os habitantes celestiais cantam a Deus. “Aprendamos o cântico dos anjos agora, para que o possamos entoar quando nos unirmos a suas fileiras”(PP, 289). Os cânticos do Céu trarão alegria e força para aliviar os fardos da vida. CBASD, vol. 3, p. 1051.

3 Príncipes. Somente Deus merece nossa completa confiança e segurança. Sem Ele, estaremos desamparados diante de muitos do problemas da vida (T9, 203). CBASD, vol. 3, p. 1051.

4 Desígnios. “Pensamentos”(ARC). A LXX e a Vulgata apoiam esta tradução. CBASD, vol. 3, p. 1052.

Perecem. Isto é, cessa a consciência. A Bíblia não apoia a doutrina popular de um estado consciente entre a morte e a ressurreição, além de refutar enfaticamente tal ensino (ver Sl 115:17; Ec 9:5). CBASD, vol. 3, p. 1052.

5 Deus de Jacó. O que Deus fez por Jacó, fará por nós, que também podemos ser vencedores com Deus. CBASD, vol. 3, p. 1052.

Esperança. A esperança é o bálsamo da vida e a alegria da existência. Ela reanima o espírito quando nos deparamos com dificuldades e aflições ao longo do caminho. CBASD, vol. 3, p. 1052.

6 Que fez. Não há nada difícil demais para que Ele realize. Ele nunca falha no cumprimento das promessas a Seus filhos. CBASD, vol. 3, p. 1052.

Mantém … Sua fidelidade. Uma vez que Deus “mantém fidelidade”, não precisamos temer confiar nEle. Sua palavra é verdade (Sl 119:160) e Ele promete mantê-la, não por um período, mas para sempre. CBASD, vol. 3, p. 1052.

7 Liberta os encarcerados. Ver Is 61:1. CBASD, vol. 3, p. 1052.

8 Abre os olhos. Libertar da prisão e abrir os olhos aos cegos são ações conjuntas associadas por Isaías à obra que Cristo realizaria (Is 42:7). Aquele que criou o delicado mecanismo dos olhos sabe como abri-los quando estão cegos. Ele também abre a visão espiritual para que as pessoas possam ver as coisas do Espírito. CBASD, vol. 3, p. 1052.

10 O SENHOR reina para sempre. Ao contrário dos príncipes terrenos que passam com o tempo, Deus, o grande rei, sempre estará em Seu trono. Ele nunca abdica de Sua coroa nem será destituído dela. CBASD, vol. 3, p. 1052.

16 Abres a mão. O Senhor … oferece abundantes provisões de graça a todos os que O buscam. … Ele pode e deseja fazer muito mais do que tudo o que Seus filhos pedem ou pensam (Ef 3:20). CBASD, vol. 3, p. 1050.

19 Acode à vontade. Corações santos desejarão somente o que é santo. Assim, Deus não vê problemas em realizar tais desejos. Ele promete conceder o desejo do pecador. Não seria sábio agir assim. CBASD, vol. 3, p. 1050.

Atende-lhes o clamor. Assim como o terno amor de mãe é movido pelo clamor de seu filho, o ouvido do Senhor está sempre sintonizado para ouvir os clamores de Seus filhos. CBASD, vol. 3, p. 1052.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: