Reavivados por Sua Palavra


SALMO 146 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
27 de junho de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a Sua fidelidade” (v.5-6).

Na natureza estão as digitais do Criador, uma declaração constante de Seu poder e amor. Em céu, terra e mar podemos ver na diversidade e complexidade dos seres animados e inanimados, em sua composição e no funcionamento perfeito de cada organismo vivo, as claras evidências de seu Arquiteto e Edificador. As teorias humanas que surgem da necessidade de uma explicação palpável acerca da origem e manutenção do mundo e dos que nele habitam, têm transmitido o que muitos julgam ser algo concreto e aceitável, quando não passam de ideias sem sentido e vazias.

O Salmo que inicia uma sequência de Salmos de “Aleluia!” (v.1, 10), introduz o princípio ativo desde a fundação do mundo: a falibilidade humana e a fidelidade do Criador. Sendo o último na tríade dos patriarcas, Jacó foi duramente provado. Fugitivo do lar, escravo da culpa e fatigado pelos anos de trabalho exaustivo, ele sentiu em sua própria experiência a advertência do salmista: “Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação” (v.3). Mas Deus revelou a Sua fidelidade para com Abraão, Seu servo, e estendeu perante Jacó a escada do perdão e da salvação (Gn.28:12), e esta escada é Cristo (Jo.1:51).

O Senhor mostrou que não era apenas o Deus de Abraão e de Isaque, mas também o Deus de Jacó. O terceiro patriarca, porém, precisava sofrer os resultados do engano e ser forjado nos moldes do Céu. Em retorno para a sua terra, lhe veio à tona, com força avassaladora, a culpa e o medo. Logo teria de estar frente a frente com Esaú, o que lhe causou terrível pavor. Mas foi na noite mais escura de sua vida, foi na hora em que mais sua indignidade e fraqueza lhe afligiu, que Cristo Jesus veio ao seu encontro. Mas Jacó estava tão atordoado na percepção de seu íntimo, que entendeu ser um inimigo Aquele que viera em seu favor.

Milhares têm se perdido por dar mais ouvidos aos homens e ao próprio coração enganoso, negando que há um Criador que nos convida a participar de Sua alegria e um Salvador que veio para que tenhamos vida, “e vida em abundância” (Jo.10:10). Rejeitam a Bíblia, a criação e a redenção em troca de fábulas de homens que, morrendo, “perecem todos os seus desígnios” (v.4). Já no ato da criação, o Senhor nos deixou um memorial, um dia separado a fim de que a humanidade não esquecesse de sua origem nem de seu Originador. O sábado não é uma imposição arbitrária, mas um presente semanal de Deus para o homem. É um lembrete constante de que o Criador nos ama e é fiel em todas as Suas promessas.

Jacó aprendeu a amá-Lo e conhecê-Lo do modo mais difícil. Mas foi em sua luta de dor mais intensa, que percebeu estar lutando com Deus, a sua única oportunidade de cura e libertação. Manco de uma coxa, mas completamente em paz, a bênção recebida lhe tornou príncipe de Deus e herdeiro de uma recompensa eterna. Você “tem o Deus de Jacó por seu auxílio” (v.5)? Então, você é verdadeiramente feliz. Porque a felicidade como um dom divino não pode ser comparada à oferta mundana de uma felicidade falsa e temporária. A felicidade de Deus pode ser resumida na declaração do apóstolo Paulo: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl.2:20).

Cristo na vida, eis a verdadeira felicidade. Ele é quem faz justiça por você. Ele é o Pão da Vida. Ele te liberta do cativeiro do pecado. Ele abre os seus olhos, te levanta e te diz: “Eu te amo”! Ele te guarda em sua peregrinação, te ampara quando te abandonam e te consola no luto. “O Senhor reina para sempre” (v.10) e quer te levar para o Seu reino eterno. Louve ao Senhor todos os dias e, O louve ainda mais a cada sábado. Adore “Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar e as fontes das águas” (Ap.14:7). “Aleluia!” (v.10). Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, amados pelo Criador!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Salmo146 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: