Reavivados por Sua Palavra


SALMO 145 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
26 de junho de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

620 palavras

Introdução. O Salmo 145 é o primeiro dos cânticos de triunfo. Os salmos 145 a 150 pertencem a este grupo. Eles foram compostos para uso litúrgico. … O salmo é um acróstico (ver p. 704). No hebraico, as letras iniciais dos versos seguem a ordem alfabética hebraica, com uma exceção neste salmo: a letra nun não aparece. …  O salmo não é marcado por claras divisões, é único e indivisível. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1049.

2 Todos os dias. O louvor de Davi não era intermitente; não era um dia em sete, mas era diário; não era por um breve período, era em período integral. O amor e o louvor a Deus deveriam ser constantes. Diariamente Deus envia inumeráveis bênçãos a Seus filhos e há muitos motivos pelos quais devemos louvá-Lo cada dia. Ver com. de Sl 63:4. CBASD, vol. 3, p. 1049.

3 Insondável. Nem todos os grandes intelectos ao longo dos séculos são suficientes para penetrar as profundezas das insondáveis riquezas da graça, glória e poder. A glória e a majestade de Deus são inefáveis, Sua bondade e Sua misericórdia são universais e abundantes. CBASD, vol. 3, p. 1049.

4 Uma geração. As pessoas devem transmitir de pai para filho o relato de livramentos operados pelos poderosos atos de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1049.

7 Celebrarão. Cantar é um modo apropriado de render louvores a Deus. CBASD, vol. 3, p. 1050.

8 Benigno. Ver Êx 34:6. Do mesmo modo como Deus Se revelou a Moisés e a Davi, revela-Se a nós hoje – como um Deus cheio de compaixão e benignidade. CBASD, vol. 3, p. 1050.

Tardio em irar-se. Deus é paciente com os pecadores perversos. Seu grande desejo é que se arrependam e se voltem para Ele (ver Ez 33:11). Ele sofre muito e continua a suplicar às pessoas para que se arrependam de seus caminhos pecaminosos. Abrir mão de qualquer filho de Adão Lhe é doloroso. Por meio do profeta Oseias, Ele fez uma pergunta comovente: “Como te deixarei, ó Efraim?”(Os 11:8). CBASD, vol. 3, p. 1050.

9 Bom para todos. Este verso exibe a universalidade da bondade de Deus. Ele é imparcial ao lidar com os seres humanos. O brilho do sol e a chuva são concedidos a todos, bons e maus (Mt 5:45). CBASD, vol. 3, p. 1050.

10 Teus santos Te bendirão. Ver com. de Sl 63:4. CBASD, vol. 3, p. 1050.

12 Façam notórios. As gloriosas obras de Deus devem ser declaradas a todo o mundo, e esta responsabilidade repousa sobre os santos. Somente aqueles que experimentaram algo do poder de Deus em sua vida estão habilitados a realizar esta obra. Os santos devem ansiar que outros compreendam e apreciem o elevado poder do Salvador. CBASD, vol. 3, p. 1050.

13 Reino … de todos os séculos. A perpetuidade do reino de Deus permanece em contraste com a natureza transitória dos reinos deste mundo (Dn 2:44). CBASD, vol. 3, p. 1050.

14 Os que vacilam. Ou, “os que caem” (ARC). O Senhor está pronto a suster a todos que estão afundando sob os fardos da vida ou que estão caindo diante da tentação (ver Mt 11:28). Ele os manterá se O chamarem. CBASD, vol. 3, p. 1050.

15 A seu tempo. Deus é retratado como o grande provedor, distribuindo alimento a todos, sempre que necessitem dele. CBASD, vol. 3, p. 1050.

16 Abres a mão. O Senhor … oferece abundantes provisões de graça a todos os que O buscam. … Ele pode e deseja fazer muito mais do que tudo o que Seus filhos pedem ou pensam (Ef 3:20). CBASD, vol. 3, p. 1050.

19 Acode à vontade. Corações santos desejarão somente o que é santo. Assim, Deus não vê problemas em realizar tais desejos. Ele promete conceder o desejo do pecador. Não seria sábio agir assim. CBASD, vol. 3, p. 1050.

Atende-lhes o clamor. Assim como o terno amor de mãe é movido pelo clamor de seu filho, o ouvido do Senhor está sempre sintonizado para ouvir os clamores de Seus filhos. CBASD, vol. 3, p. 1050.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: