Reavivados por Sua Palavra


SALMO 144 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
25 de junho de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

518 palavras

Introdução. O Salmo 144 é um cântico que exalta a força e o auxílio de Deus em tempos de guerra e de paz. O Salmo termina proclamando a alegria que vem àqueles que fazem de Deus o seu Senhor. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1047.

1 Rocha. Do heb. tsur, “rocha”, símbolo de força (ver com. de Sl 18:2, 31, 46). Tsur é utilizado de modo figurado para denotar algo sólido, duradouro e inamovível. CBASD, vol. 3, p. 1047.

2 Misericórdia. Do heb. chesed. CBASD, vol. 3, p. 1047.

“Misericórdia”, “piedade”e “compaixão”descrevem de forma correta diferentes aspectos do significado desta palavra, mas nenhum o abrange na sua plenitude, pelo menos ao descrever um atributo divino. CBASD, vol. 3, p. 809.

3 Que é o homem … ?. “Homem”, do heb. ‘enosh, designa o ser humano em sua fragilidade e fraqueza. Quando se está na presença da vastidão, do mistério, da glória dos céus noturnos,, e se medita sobre o espaço infinito e os incontáveis corpos celestes, o sentimento é que o ser humano é um pontinho insignificante no universo. Se essa é a reação de mortais comuns iletrados, quão mais intensa deve ser a admiração de alguém que contempla os céus com a ajuda de um telescópio, a luz do conhecimento crescente da astronomia . CBASD, vol. 3, p. 730.

4 Vaidade. É transitória a vida do ser humano. Quando desenvolve um pouco das forças físicas e mentais, logo é levado pela morte. CBASD, vol. 3, p. 1047.

6 Despede relâmpagos. Quando a artilharia do Céu é acionada, nota-se quão fraca é a força do ser humano para resistir-lhe. “Manifestações mais terríveis do que as que o mundo jamais viu, serão testemunhadas por ocasião do segundo advento de Cristo”(ver PP, 109). CBASD, vol. 3, p. 1047, 1048.

7 Muitas águas. O salmista muda a ilustração. Muitas águas significam perigos muito intensos e, neste verso, sem dúvida se referem aos inimigos de Davi que o cercavam de todos os lados. CBASD, vol. 3, p. 1048.

8 Direita. Talves significando que a falsidade deles era destra, isto é, eles mentiam com habilidade. CBASD, vol. 3, p. 1048.

9 Novo cântico. O salmista deixa o falso para adorar o que é verdadeiro. Cansado dos mentirosos e enganadores, ele se volta para Deus com um novo cântico: um novo cântico de louvor. Suas mãos auxiliariam a língua porque ele utilizaria um instrumento de dez cordas para acompanhá-lo. CBASD, vol. 3, p. 1048.

11 Estranhos. Isto é, adversários estrangeiros. CBASD, vol. 3, p. 1048.

12 Pedras angulares. Do heb. zawiyyoth, uma palavra que ocorre somente neste verso e em Zacarias 9:15, em que se refere aos cantos do altar. … Beleza externa sem beleza de caráter é inútil (Pv 31:30). … A verdadeira educação na infância e juventude é destinada a desenvolver essa beleza de caráter em nossos filhos (ver CPPE, 496). CBASD, vol. 3, p. 1048.

14 que as nossas vacas andem pejadas [“prenhes”], não lhes haja rotura, nem mau sucesso (ARA). NVI: “O nosso gado dará suas crias; não haverá praga alguma nem aborto”.

Não lhes haja rotura, nem mau sucesso. Ou, “nenhuma violação”, isto é, nos muros da cidade ou nos compartimentos do gado. CBASD, vol. 3, p. 1048.

15 Bem-aventurado. Do heb. ‘ashre (ver com de Sl 1:1). Não há felicidade maior do que saber que pertencemos a Deus e Ele, a nós. CBASD, vol. 3, p. 1048.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: