Reavivados por Sua Palavra


SALMO 139 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
20 de junho de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

466 palavras

Introdução. O tema do Salmo 139 é a onisciência e a onipresença de Deus. O salmista reconhece a Deus como presente em todos os lugares, aquele que não apenas tem todo o poder, mas também toda a sabedoria, aquele que formou o ser humano desde o ventre e de cuja presença as pessoas não conseguem escapar. A linguagem deste salmo se assemelha estreitamente coma  linguagem do livro de Jó. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1039.

1 Sondas. O Senhor sonda o coração de todos (Jr 17:10) e sabe o que há nele. Geralmente as pessoas são ignorantes quanto à sua verdadeira condição. CBASD, vol. 3, p. 1039.

4 Ainda a palavra me não chegou. … antes de o pensamento ter sido formado em palavras, o Senhor já o conhecia. Tudo está aberto e transparente diante de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1039.

6 Maravilhoso demais. O conhecimento de Deus está fora do alcance da mente finita. CBASD, vol. 3, p. 1039.

7 Do Teu Espírito? Com esta pergunta o salmista não sugere que deseja escapar do Espírito de Deus, mas quer dizer que não há lugar neste vasto Universo onde a presença do Espírito não seja sentida. CBASD, vol. 3, p. 1039.

9 Asas da alvorada. Ver Sl 18:10; Ml 4:2. O amanhecer se espalhando rapidamente sobre o céu é representado como tendo asas. CBASD, vol. 3, p. 1039.

10 Tua destra. A poderosa “destra” acompanha Seus filhos em todo o jornadear. O missionário solitário em seu posto longínquo pode reivindicar o conforto desta promessa. CBASD, vol. 3, p. 1039.

11 A noite será luz. É impossível se esconder de Deus na escuridão. Os que pensam que podem realizar sua obra nefasta à noite sem que o Deus onisciente os veja estão enganados. A noite pode ocultá-los dos seres humanos, mas não de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1039.

14 Assombrosamente maravilhoso. … o salmista está exaltando as maravilhas do corpo humano (ver Ed, 201; T6, 375, 376). O grande avanço na medicina tem revelado maravilhas do mecanismo humano que antes eram desconhecidas. CBASD, vol. 3, p. 1040.

15 Profundezas da terra. Uma alusão figurativa ao útero. CBASD, vol. 3, p. 1040.

19 Apartai-vos de mim. Neste ponto ocorre uma transição repentina. O salmista volta sua atenção para a presença do mal no mundo. Para ele, o pecado estava intimamente ligado ao pecador, de modo que sua oração para que a impiedade cesse foi construída com palavras que denunciam o pecador. CBASD, vol. 3, p. 1040.

22 Ódio consumado. Uma reflexão de um profundo senso de justa indignação contra o mal. Aqueles que amam a Deus deveriam ser mais sinceros no seu ódio à maldade, como são sinceros no seu amor à bondade e à verdade. CBASD, vol. 3, p. 1040.

23 Conhece os meus pensamentos. Novamente o coração é aberto diante dos olhos de um Deus misericordioso (ver v. 1). CBASD, vol. 3, p. 1040.

24 Guia-me. Somente Deus, que conhece nossos pensamentos mais íntimos, pode nos guiar em segurança. Todos nós precisamos de um guia infalível. CBASD, vol. 3, p. 1040.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: