Reavivados por Sua Palavra


SALMO 119 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
31 de maio de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

1317 palavras

Introdução. O Salmo 119 apresenta a alegria e felicidade que vem à pessoa que toma a lei de Deus como conselheira e guia. O salmo é acróstico e consiste em 22 seções que representam as 22 letras do alfabeto hebraico; cada seção contém oito versos (ver p. xxi). No hebraico, todos os versos da primeira seção começam com ‘alef, a primeira letra do alfabeto hebraico; todos os versos da segunda seção começam com beth, a segunda letra do alfabeto hebraico, e assim por diante. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1005.

9 Tua palavra. A vitória sobre a tentação ocorre para aqueles que efetivamente empregam a “espada do Espírito, que é a Palavra de Deus”(Ef 6″17). “Está escrito”, foi a maneira pela qual o Mestre refutou as sutis tentações de Satanás (ver Mr 4:4, 7, 10). a juventude hoje deve empregar a mesma arma espiritual. A mente deve se alimentar constantemente da Palavra, senão as defesas cairão e Satanás obterá vantagem. A negligência da meditação e do estudo da Palavra  resulta em séria perda. CBASD, vol. 3, p. 1006.

11 Guardo no coração. Este verso contém o segredo da verdadeira vida cristã. Um mero conhecimento da Palavra não nos guardará do pecado. No entanto, quando a Palavra é entesourada no coração, temos as armas com as quais enfrentar o astuto inimigo (ver Jó 23:12; Pv 2:1, 9; Jr 31:33). CBASD, vol. 3, p. 1006.

14 Com todas as riquezas. Aquele que crê na Palavra encontra mais satisfação em seus tesouros do que o rico em suas riquezas. A Palavra de Deus é muito mais desejável que ouro e pedras preciosas. Os tesouros celestes duram para toda a eternidade (ver Mt 6:19-21). CBASD, vol. 3, p. 1006.

15 Meditarei. Quando a alma medita nas verdades da Palavra de Deus, estas verdades se tornam parte da vida. Uma leitura apressada, sem reflexão, realiza pouco bem. A meditação silenciosa permite que o Espírito santo aplique devidamente as declarações gerais de princípio à experiência individual. … A meditação auxilia na proteção contra a tentação. CBASD, vol. 3, p. 1006, 1007.

25 Apegada ao pó. Uma imagem que denota angústia profunda (ver Sl 22:29; 44:25). CBASD, vol. 3, p. 1007.

39 Opróbrio. Possivelmente uma referência ao desprezo que o salmista pensava que as pessoas manifestariam contra ele caso não conseguisse fazer jus à sua profissão de fé, ou uma referência ao desprazer de Deus por causa de sua desobediência. CBASD, vol. 3, p. 1008.

42, 43 Saberei responder … Não tire jamais … a palavra. Comparar com 1Pe 3:15. Um cristão vitorioso é, em si mesmo, o maior argumento em favor da verdadeira piedade (ver OR, 122). … o salmista ora para que, quando falar em defesa de sua fé, que seja com liberdade e de um modo digno de sua alta profissão. CBASD, vol. 3, p. 1009.

50 A Tua palavra me vivifica. A Palavra de Deus é um conforto em todo o tempo de aflição. Todos que necessitam de conforto encontrarão provisão infalível na Palavra de Deus. Mesmo que o consolo divino não remova a aflição, erguerá o aflito acima dela. CBASD, vol. 3, p. 1009.

53 Indignação. Ele [o salmista] se assombra com o fato de que as pessoas sejam tão insensíveis e descuidadas. O fato de os ímpios zombarem não parece causar grande preocupação ou alarme quanto ao fato de que eles estavam abandonando a lei. Ele sabia que, no final, os ímpios seriam destruídos por causa disso. CBASD, vol. 3, p. 1009.

55 Durante a noite. As insone horas noturnas podem ser proveitosamente despendidas em meditação sobre Deus e Sua lei (sobre a importância da meditação, ver com. do v. 15). CBASD, vol. 3, p. 1010.

62 Meia-noite. Enquanto outros dormiam e tudo estava silencioso e calmo, as escuras horas da meia-noite eram passadas em louvor e devoção (ver com. do v. 55). CBASD, vol. 3, p. 1010.

63 Companheiro. Aqueles que amam a Deus buscam seus amigos mais queridos dentre o povo de Deus. Os semelhantes se atraem, e uma pessoa é conhecida pelos companheiros que escolhe. CBASD, vol. 3, p. 1010.

71 Foi-me bem. Embora geralmente a aflição venha de pessoas más, Deus a reverte em bem (ver com. de Sl 38:3). Ainda que a tristeza e o sofrimento pareçam difíceis de suportar, as lições aprendidas dessas experiências são inestimáveis para o desenvolvimento do caráter cristão. CBASD, vol. 3, p. 1011.

83 Odre. Antigamento, alguns recipientes de água eram feitos de pele. Davi se compara a um recipiente de pele ressecada ou enrugada e esfumaçada. CBASD, vol. 3, p. 1011.

87 Quase deram cabo de mim. O salmista decidiu que nada que as pessoas fizessem o afastaria de seu propósito de obedecer aos santos preceitos de Deus. Deus honra a pessoa que prefere morrer a se desviar do caminho correto. CBASD, vol. 3, p. 1011.

90 E ela permanece. Deus é fiel a Suas promessas em todas as épocas e em todos os lugares. CBASD, vol. 3, p. 1012.

96 Perfeição. Aparentemente, o salmista viu uma limitação em todo ser humano e, em contraste, a revelação de Deus lhe pareceu insondável. CBASD, vol. 3, p. 1012.

Ilimitado. Não há fim para os tesouros que serão descobertos ao contemplarmos as grandes verdades contidas na lei de Deus. Este tema nunca será exaurido. … É uma perfeita representação da santidade divina, e somos levados a compreender quão imperfeitos somos quando julgamos nossa vida por esses elevados padrões. CBASD, vol. 3, p. 1012.

97 Quanto amo a Tua lei! Pode-se ler, ouvir, falar e pregar sobre a lei de Deus; no entanto, a menos que se ame Seus preceitos, essas ações não resultarão em proveito. A lei de Deus só pode ser verdadeiramente reverenciada e obedecida no coração em que habita o amor. CBASD, vol. 3, p. 1012.

98 Mais sábio. Quem orienta sua vida pelos preceitos de Deus é verdadeiramente sábio. Quem é ensinado por Deus desenvolve uma sabedoria prática com a  qual nenhum inimigo da verdade consegue concorrer (ver Ed, 124; OP, 115). CBASD, vol. 3, p. 1012.

100 Os idosos. Aqueles que se aplicam diligentemente ao estudo da Palavra de Deus possuem mais conhecimento real que o idoso filósofo que não parou para beber da fonte de toda verdadeira sabedoria (ver com. do v. 98). CBASD, vol. 3, p. 1012.

105 Lâmpada. A Palavra de Deus ilumina o caminho para que as pessoas andem com segurança nas trevas espirituais deste mundo. Aquele que conta com esta luz para guiá-lo não precisa tropeçar, mesmo que seu caminho esteja cercado pelo mal (2Pe 1:19). CBASD, vol. 3, p. 1012.1013.

115 Apartai-vos de mim. Ver 1Co 5:9; 2Ts 3:14. Davi evita a companhia dos ímpios, porque eles impedem seu cresimento espiritual. É melhor cultivar a amizade daqueles cuja influência nos elevam a um alto nível de espiritualidade. CBASD, vol. 3, p. 1013.

122 Sê fiador. Ver Gn 43:9. CBASD, vol. 3, p. 1013.

126 Para intervires. Os ímpios caíram em um nível de desobediência tão baixo que Davi sente a necessidade de uma intervenção divina e que o Senhor deveria trazer rápido julgamento sobre eles. No entanto, Deus é longânimo e tardio para destruir qualquer pessoa. Ele anseia que todos se arrependam e abandonem seus maus caminhos. CBASD, vol. 3, p. 1013, 1014.

127 Mais do que o ouro refinado. Os melhores bens terrenos não são comparáveis aos tesouros da Palavra de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1014.

134 Opressão. Davi sabia por experiência o que era opressão. Ele passou por muitas provações e dificuldades. Orou para ser liberto de qualquer coisa que pudesse impedi-lo de guardar os preceitos de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1014.

139 O meu zelo me consome. Ver com. de Sl 69:9; ver também com. de Jo 2:17. CBASD, vol. 3, p. 1014.

141 Pequeno sou e desprezado. Davi tinha um conceito humilde sobre si mesmo. Grandes pessoas nunca se consideram grandes. CBASD, vol. 3, p. 1014.

148 Antecipam-se. A noite era frequentemente dividida em três vigílias (Lm 2:19; ver com. de Jz 7:19; 1Sm 11:11). O salmista se compara a alguém que está escalado para o trabalho durante essas vigílias noturnas. Antes da hora do compromisso ele está desperto, meditando na Palavra de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1014, 1015.

161 Príncipes. Ver v. 23. As pessoas que deveriam simpatizar com Davi estavam entre seus adversários mais ferrenhos. Estes líderes da realeza foram eleitos para vingar os oprimidos e proteger os desamparados. Em vez de realizar sua tarefa, gastavam o tempo perseguindo o justo. CBASD, vol. 3, p. 1015.

165 Grande paz. Embora haja perturbação e conflitos externos, há paz no coração daquele que ama a lei de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1015.

 


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: