Reavivados por Sua Palavra


SALMO 118 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
30 de maio de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

448 palavras

Introdução. O Salmo 118 é um hino nacional de ação de graças. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 998.

1 Rendei graças. O tema do salmo é a ação de graças. Todos são convidados a se unir neste grande coro de louvor. CBASD, vol. 3, p. 998.

Misericórdia. Do heb chesed, “amor” [divino] (ver Nota Adicional [CBASD] ao Salmo 36). CBASD, vol. 3, p. 998.

5 E me deu folga. Isto é, levou-nos a um lugar onde não estaremos aflitos por causa das circunstâncias, mas livres para nos movimentar. CBASD, vol. 3, p. 998.

8 No SENHOR. A confiança colocada no ser humano com frequência é traída, mas o Senhor nunca falha com aqueles que confiam nEle. CBASD, vol. 3, p. 999.

9 Em príncipes. Mesmo os que são poderosos e nobres na hierarquia não são completamente confiáveis. Apesar de suas melhores intenções, as pessoas estão sujeitas a falhas, devido às fraquezas humanas. CBASD, vol. 3, p. 999.

17 Não morrerei. O salmista declara sua confiança de que naquele período ele não morreria e não daria motivo para que seus inimigos se alegrassem. Quando a tristeza e a escuridão cercam os santos de Deus e eles se desesperam, este texto traz conforto aos corações desencorajados. Estas palavras foram pronunciadas pelo grande reformador John Wycliffe, que, de seu leito de enfermidade, anunciou que viveria para proclamar as más ações dos frades (ver CG, 88). CBASD, vol. 3, p. 999.

22 A pedra. Refere-se a uma profecia baseada num incidente real ocorrido durante a construção do primeiro templo (ver DTN, 597, 598). CBASD, vol. 3, p. 999.

Principal pedra. Isto [e, a principal pedra de esquina. Isaías mostrou que esta pedra era um símbolo de Cristo (Is 8:13-15; 28:16; cf. At 4:11; 1Pe 2:6). Em Sua humilhação Cristo foi desprezado e rejeitado, mas em Sua glorificação Ele Se tornou o possuidor de todas as coisas, tanto no Céu como na Terra. CBASD, vol. 3, p. 999.

23 Isto procede do SENHOR. A exaltação de Cristo não é obra de seres humanos. O próprio Deus “O exaltou sobremaneira”. CBASD, vol. 3, p. 999.

24 O dia. O Salmo 118 é um canto congregacional de louvor. O v. 19 parece ilustrar um grupo de adoradores diante das portas do templo, gritando para entrar. O v. 20 apresenta a resposta dos sacerdotes dentro do templo: “Esta é a porta do SENHOR; por ela entrarão os justos”(ARA). No momento em que a procissão entra nos recintos sagrados, eles gritam extasiados: “Este é o dia”. … No v. 20, o texto se refere à porta, uma realidade presente. O v. 24 se refere ao dia em que as pessoas adentravam pela porta, também uma realidade presente. CBASD, vol. 3, p. 999.

27 Ele é a nossa luz. Como Deus trouxe luz na manhã da criação (ver Gn 1:15), assim Ele banirá a escuridão noturna da calamidade e revelará a luz de Seu favor. CBASD, vol. 3, p. 999.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: