Reavivados por Sua Palavra


SALMO 116 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
28 de maio de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

479 palavras

Introdução. Este é um salmo de ação de graças que celebra uma experiência de livramento pessoal. Ele exalta o poder salvífico de Deus. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 995.

1 Ele ouve. O tempo do verbo hebraico permite a tradução “está ouvindo”. O sentido sugerido é que o salmista louva a Deus por repetidas respostas à oração. CBASD, vol. 3, p. 995.

2 Enquanto. O salmista se compromete a manter consistência em seus hábitos de oração. CBASD, vol. 3, p. 995.

3 Inferno. Do heb she’ol, não um inferno de tormento, mas a figurada habitação da morte, tanto dos justos quanto dos ímpios (ver com. de Pv 15:11; cf. tradução deste verso na NVI e na AA). Este texto não oferece qualquer apoio à doutrina de um inferno ardendo eternamente. O salmista emprega as expressões “laços de morte” e “angústias do inferno” a si mesmo, como descrição das experiências que ele passou e das quais foi liberto. Assim, a expressão “angústias do inferno” não pode estar ligada a uma experiência pós-morte. A provação pela qual o salmista passou evidentemente o levou próximo à morte. CBASD, vol. 3, p. 995, 996.

6 Pelos simples. Do heb pethi, “jovem inexperiente”ou “jovem ingênuo”… Como um pai amoroso guarda e orienta os passos de seu bebê, assim o Senhor, em sua misericórdia, guia Seus filhos ao longo do caminho da vida. CBASD, vol. 3, p. 996.

7 Sossego. Verdadeiro repouso é encontrado somente na completa confiança em Deus. Tal descanso elimina a ansiedade e a inquietação (ver Mt 11:29). CBASD, vol. 3, p. 996.

9 Andarei. Andar perante, literalmente, “na presença”de Deus significa estar em harmonia com Ele. Duas pessoas não podem estar juntas a não quer que estejam de acordo (ver Am 3:3). CBASD, vol. 3, p. 996.

11 Na minha perturbação. Quando as pessoas estão sob intensa aflição é comum formarem julgamentos precipitados a respeito dos outros. No entanto, o falar apressado geralmente é seguido de amargo remorso. Embora as pessoas pareçam falsas e geralmente não sejam confiáveis, raramente a situação é tão desesperadora quanto pareça a princípio. CBASD, vol. 3, p. 996.

12 Seus benefícios. Quando somos aparentemente esquecidos pelas pessoas de quem mais esperamos auxílio, aprendemos a valorizar a ajuda que vem do Céu. O salmista deseja saber como ele pode melhor expressar sua gratidão a Deus por toda a ajuda a ele concedida. CBASD, vol. 3, p. 996.

14 Cumprirei os meus votos. É algo muito grave não cumprir os votos feitos ao Senhor (ver At 5:1-10). CBASD, vol. 3, p. 996.

15 Morte dos Seus santos. O Senhor não é indiferente à morte de Seus santos (ver Mt 10:29-39). … Diz-se que muitos dos cristãos que foram perseguidos chegaram ao martírio repetindo este verso,que os encorajou ao passar pelo escuro vale. CBASD, vol. 3, p. 996.

19 Nos átrios. O louvor a Deus não deve ser confinado ao aposento particular. Vozes humanas que testemunhem da bondade de Deus deveriam ser ouvidas na assembleia dos santos. A adoração pública tanto quanto a devoção particular é recomendada pela Palavra de Deus. CBASD, vol. 3, p. 996.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: