Reavivados por Sua Palavra


SALMO 114 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
26 de maio de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

401 palavras

Introdução. O Salmo 114 é notável por sua perfeição na forma e vivacidade dramática. Este poema consiste em quatro estrofes com dois versos. Em cada estrofe [de dois versos] o tom dominante é apresentado em linguagem concisa. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 992.

É uma das canções mais primorosamente redigidas do Saltério inteiro. Bíblia de Estudo NVI Vida.

2 Judá. Neste verso, a referência é à terra de Judá, como demonstrado pela forma feminina do verbo hebraico. … Não há intenção de contraste entre as palavras “Judá”e “Israel”. CBASD, vol. 3, p. 992.

3 O mar viu isso. Neste verso, o Mar Vermelho é personificado e representado como apressado para preparar o caminho para que os filhos de Israel marchassem por terra seca. CBASD, vol. 3, p. 992.

O Jordão tornou atrás. As providências miraculosas foram vistas no início e no fim da jornada de Israel no Egito a Canaã. Pode-se encorajar no fato de que o mesmo Deus que tira o cativeiro egípcio do pecado conduzirá em segurança através das tempestuosas ondas do Jordão para a terra da promessa, na outra margem. CBASD, vol. 3, p. 992, 993.

4 Os montes saltaram. Evidentemente uma descrição poética do terremoto que acompanhou a entrega da lei no Sinai (ver Êx 19:18). Entre as duas maravilhas (o êxodo do Egito e a entrada na terra santa) está a grande revelação de Deus quando, com grande solenidade, Ele entrega Sua santa lei no Sinai. CBASD, vol. 3, p. 992.

5 que tens … ? O poeta pede que a natureza esclareça seu estranho comportamento, para explicar o fato de que ela parece ter saído de seu curso natural. CBASD, vol. 3, p. 993.

7 Estremece. Esta é a resposta às perguntas feitas nos versos anteriores. A presença de Deus mudou o curso das leis da natureza. CBASD, vol. 3, p. 993.

Ao observar o poder de uma onda oceânica ou a majestade de um pico de montanha, pense na grandeza e glória de Deus, que são muito mais impressionantes do que as maravilhas naturais que você pode ver. Tremer diante da presença de Deus significa reconhecer o poder e a autoridade completos de Deus e nossa fragilidade em comparação. Life Application Study Bivle Kingsway.

8 Converteu a rocha. O Deus que fez a água fluir da rocha em Refidim e em Cades (ver Êx 17:6; Nm 20:8-11) fornece correntes de água viva aos Seus servos fiéis (ver Jo 4:14). Quem continua a beber desta água se tornará nele uma fonte inesgotável tanto para si quanto para o exausto companheiro de viagem ao longo do caminho para o lar celestial. CBASD, vol. 3, p. 993.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: