Reavivados por Sua Palavra


SALMO 112 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
24 de maio de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

366 palavras

O Salmo 112 está associado ao anterior e possui semelhante construção em acróstico [cada uma de suas linhas começa com uma das letras do alfabeto hebraico] (ver Introdução ao Salmo 111). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 990.

Hino ao Senhor, em celebração da sua sublime majestade e das suas misericórdias para com os humildes (v. 138.6). Foi provavelmente composto originariamente para a liturgia no templo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

1 Compraz. O segredo e a fonte de toda verdadeira felicidade e prosperidade é o temor do Senhor. Esse amor conduz à obediência completa e prazerosa aos mandamentos de Deus. CBASD – vol. 3, p. 990.

2 desde agora e para sempre. O louvor dos que realmente louvam ao Senhor não pode se dar por satisfeito até preencher todo o tempo – e todo o espaço. Bíblia de Estudo NVI Vida.

3 Sua justiça permanece. O caráter de uma pessoa boa é um reflexo do caráter de Deus. “O caráter formado segundo a semelhança divina é o único tesouro que deste mundo podemos levar para o futuro”(PJ, 332). CBASD – vol. 3, p. 990.

4 Luz nas trevas. O Senhor é a luz que surge nas trevas aos que são sinceros para com Ele, que é o “Sol da justiça”(Ml 4:2). Ele é gracioso e compassivo. … O justo reflete os atributos divinos. Ele se torna participante da natureza divina (ver 2Pe 1:4). CBASD – vol. 3, p. 990.

5 O centro retórico [do capítulo]. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Juízo. Do heb. mishpat, “decisão”ou “julgamento”. A pessoa boa manifesta bom juízo. Seu senso comum foi santificado. CBASD – vol. 3, p. 990.

6 Memória eterna. O bom nome de uma pessoa é sempre abençoado (ver Pv 10:7).  CBASD – vol. 3, p. 990.

7 Firme. A pessoa justa tem boa consciência e confiança silenciosa. Não é como a pessoa ímpia, torturada continuamente por pressentimentos de desgraça (ver Pv 10:24). CBASD – vol. 3, p. 991.

8 Bem firmado. O coração do justo é amparado por Deus e repousa sobre um firme alicerce de fé em Seu poder. CBASD – vol. 3, p. 991.

9 Distribui. Ou seja, o filho de Deus é liberal, generoso e compartilha com os necessitados aquilo que possui. Devido ao seu trato generoso, ele está em constante crescimento (ver Pv 11:24). CBASD – vol. 3, p. 991.

10 Consome. O pecador morre como uma pessoa desiludida, e seu fim é destruição. CBASD – vol. 3, p. 991.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: