Reavivados por Sua Palavra


SALMO 110 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS – atualizado 09:50 by Jeferson Quimelli
22 de maio de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

481 palavras

O Salmo 110 foi escrito por Davi (ver Mt 22:41-45; Mc 12:35-37; Lc 20:41-43). O salmo ocupa lugar dentre as majestosas canções da literatura hebraica. Tem sido denominado como ” A pérola dos salmos messiânicos”. Cristo é apresentado não somente como rei e governador deste mundo. Por juramento solene de Deus, é apresentado também como eterno sacerdote. Isso pode ser comparado com Zacarias 6:13, em que o Messias é profetizado como sacerdote e rei. CBASD – Comentário Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 987.

Mateus 22.41-46 nos dá o ensinamento de Jesus sobre o salmo: foi escrito pela mão do rei Davi, pela inspiração do Espírito Santo e se refere ao Messias, Cristo, que, na natureza humana, é descendente de Davi, e na natureza divina é Senhor e Deus, e que finalmente julgará todas as nações. Bíblia Shedd.

1-7 Os atributos eternos de Cristo. Bíblia Shedd.

1 Disse o SENHOR ao meu Senhor. Substituindo as palavras hebraicas por “Senhor”, temos os seguinte: “Yawheh disse a ‘adhoni [Adonai]” (ver vol. 1, p. 11, 12). De acordo com a afirmação de Jesus, o diálogo aconteceu entre Deus, o Pai, e Deus, o Filho. Cristo está assentado num lugar de alta honra no Universo, à destra de Seu Pai (ver Ef 1:20-23; cf. 1Co 15:24-28). CBASD, vol. 3, p. 988.

Todas as referências no Novo Testamento mostram que a segunda expressão “senhor” é o título divino que Davi atribui ao Filho de Deus. Bíblia Shedd.

2 Cetro do Seu poder. Símbolo comum de autoridade e poder. CBASD, vol. 3, p. 988.

3 o teu povo. É o exército de Jesus, cujo reino não é deste mundo e cujos servos usam armas não carnais (Jo 18:36; Ef 6.10-18). Bíblia Shedd.

4 Arrependerá. Ele, que conhece o fim desde o princípio, não muda Seu propósito (ver com. de 1Sm 15:11). Apesar de a falha do ser humano poder exigir uma interrupção temporária no plano de Deus, no fim, todas as coisas serão realizadas de acordo com Seu propósito original. CBASD, vol. 3, p. 988.

Sacerdote para sempre. A linguagem mais forte possível é empregada para mostrar que Cristo é um sacerdote eterno. Ele é sacerdote em virtude de uma promessa de Deus confirmada mediante juramento (ver Hb 7:21). CBASD, vol. 3, p. 988.

O Messias é Sacerdote além de ser Rei, Este sacerdócio baseia-se nas promessas irrevogáveis de Deus. Bíblia Shedd.

segundo a ordem de Melquisedeque. O Rei e Sacerdote de Jerusalém, não consagrado pela ordem dos descendentes de Abraão, nem fazendo parte da história de Israel, mas surgiu com plena autoridade da parte de Deus (cf Hb 7.11-22). Bíblia Shedd.

Esmagará os reis. Potentados terrenos não terão sucesso em se opor à obra do Senhor. Deus fará Sua causa triunfar sobre os governantes. CBASD, vol. 3, p. 988.

6 A vitória total do Senhor numa escala mundial (cf Ap 19.11-21). Bíblia Shedd.

7 Bebe na torrente. Uma ilustração que possivelmente sugere o refrigério em meio de uma tarefa árdua. Exércitos fatigados e seus líderes tinham prazer em beber água de uma “torrente no caminho” (ver com. de Jz 7:5). CBASD, vol. 3, p. 988.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: