Reavivados por Sua Palavra


SALMO 104 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
16 de maio de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

709 palavras

Alguns tem dito que valeria a pena estudar o hebraico por dez anos se assim, como resultado do estudo, fosse possível ler este salmo no original. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 969.

O poeta, depois de sua introdução num só versículo, projetou de modo concêntrico [quiástica/simétrica e torno de um centro] o corpo principal do seu poema, com estrofes que consistem em três-cinco-nove-cinco-três versículos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

2 Coberto. Deus é representado como Se envolvendo em um grande manto de luz. CBASD, vol. 3, p. 969.

luz. Cf. o primeiro dia da criação em Gn 1. Bíblia de Estudo NVI Vida.

céus. Cf. o segundo dia da criação em Gn 1. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Os v. 2 a 4 podem ser comparados com a obra dos primeiros dias da criação, quando a luz e o firmamento foram criados para substituir as trevas e o caos. CBASD, vol. 3, p. 969.

3 Pões nas águas o vigamento. Uma representação poética (ver Sl 18.11, Am 9:6). CBASD, vol. 3, p. 969.

4 Anjo pode significar “servo”ou “mensageiro”. Bíblia Shedd.

Fazes a Teus anjos ventos. Ver Hb 1:7. A tradução “faz dos ventos Seus mensageiros” (ARC) de algumas versões, é gramatical e lexicamente possível. CBASD, vol. 3, p. 969.

5-9 Uma descrição da obra de Deus na criação do mundo. Bíblia Shedd.

5 Fundamentos. O salmista descreve a terra poeticamente como descansando sobre um firme fundamento (ver Jó 38:4-6; cf. Jó 26:7), possivelmente para enfatizar a estabilidade da criação de Deus (comparar a obra da primeira parte do terceiro dia da criação, em Gn 1:9, 10, com os v. 5-9). CBASD, vol. 3, p. 969.

A terra é construída nos fundamentos de Deus Ele garante a sua permanência. … Mesmo que apesar de que um dia os céus e a terra serão destruídos (2Pe 3:10), Ele criará um novo céu e uma nova terra que existirão para sempre (Is 65:17; Ap 21:1). O mesmo poder que sustenta o mundo também provê um firme fundamento para os que crerem. Life Application Study Bible Kingsway.

7 águas fugiram. Cf. o terceiro dia da criação em Gn 1. Bíblia de Estudo NVI Vida.

15 Vinho … azeite … pão. A videira, a oliveira e o trigo na cultura de Israel eram considerados básicos para o sustento da vida e representavam a agricultura em geral. Bíblia Shedd.

16-18 O Líbano bem irrigado, com suas árvores gigantes, com suas revoadas de aves e com seus animais alpinos, o epítome [o que resume, simboliza, serve como modelo ideal] do parque terrestre de Deus (v. 72.16; 2Rs 14:9; 19.23; Is 10:34; 35.2; 40.16; 60.13; Jr 22.6; Os 14.7). Bíblia de Estudo NVI Vida.

18 Arganazes. Do heb. shefannim, possivelmente texugos das rochas (ver com. de Pv 30:26). CBASD, vol. 3, p. 970.

19-23 Os tempos e as épocas estão nas mãos de Deus (Ec 3.1-8, Gn 1.14). Bíblia Shedd.

Os ciclos ordeiros da vida na terra, governados pela lua e pelo sol. Cf. o quarto dia da criação em Gn 1. Bíblia de Estudo NVI Vida.

24-26 O reino marinho. Cf. o quinto dia da criação em Gn 1. O âmbito marinho forma um equilíbrio, na estrutura literária, com o âmbito celestial (v. 2-4) que é o outro limite ao âmbito da terra. Bíblia de Estudo NVI Vida.

24-30 Meditação sobre o significado desses fatos naturais que o salmista descreve. Bíblia Shedd.

26 Leviatã (NVI; ARA: “monstro marinho)”. Aqui, “leviatã”simplesmente significa uma grande e ativa criatura do mar. Life Application Study Bible Kingsway.

Aquele temível monstro mitológico das profundezas (v. Jó 3.8 e nota) é meramente o bicho de estimação inofensivo de Deus, que brinca no oceano. Bíblia de Estudo NVI Vida.

27-30 Mediante os cuidados benevolentes de Deus, esse jardim zoológico medra [cresce, se desenvolve]. Cf. o sexto dia da criação em Gn 1. Bíblia de Estudo NVI Vida.

29 Hoje, muitas pessoas são arrogantes o suficiente para pensar que elas não precisam de Deus. Mas cada respirar [breath] nosso depende do espírito que Ele soprou [breathed] em nós (Gn 2:7; 3:19; Jó 33:4; 34:14, 15; Dn 5:23). Não apenas nós dependemos de Deus para nossas vidas, mas Ele quer o melhor para nós. Devemos também desejar apreender mais de Seus planos para nós a cada dia. Life Application Study Bible Kingsway.

35 Sejam os pecadores eliminados da terra. Que a terra seja purificada do único elemento que a macula (cf. Ap 21.27). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Bendize … ao SENHOR. Do heb. halelu-Yah. Esta é a primeira vez que esta expressão ocorre neste salmo. O termo se tornou parte da linguagem de oração e louvor (ver Sl 105:45; 106:1, 48; etc.). CBASD, vol. 3, p. 970.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: