Reavivados por Sua Palavra


SALMO 103 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS – atualizado 10:02 by Jeferson Quimelli
15 de maio de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

546 palavras

Louvor irrestrito inspirado por uma profunda experiência pessoal. Bíblia Shedd.

O Salmo 103 tem sido como um dos salmos mais exuberantes, Ele é a expressão espontânea de um coração repleto de louvor a Deus por Sua graça e compaixão. Nele, Davi louva a Deus pelas bênçãos em sua vida (v. 1-5), fala da benignidade que Deus exerce para com Seus filhos (v. 6-14), revela a dependência do ser humano para com um Deus misericordioso (v. 15-18) e convida toda a criação a adorar a Deus (v. 19-22). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 966.

1, 2, 22 a minha alma. Modo convencional hebraico de a pessoa se dirigir ao próprio íntimo.  Bíblia de Estudo NVI Vida.

1 Tudo que há em mim. Todas as nossas faculdades devem ser utilizadas para louvar ao Senhor. CBASD, vol. 3, p. 966.

5 Com este relato pessoal de louvor, Davi volta para as experiências dos filhos de Deus. Observe as seis bênçãos nos v. 3 a 5: perdoa, sara, redime, coroa, farta de bens e renova. CBASD, vol. 3, p. 967.

Quando você sentir que não tem nada para louvar a Deus, leia a lista de Davi. Life Application Study Bible Kingsway.

7 A lei de Deus foi dada primeiro a Moisés e ao povo de Israel. A lei de Deus apresenta uma imagem clara da natureza e vontade de Deus. Ela foi o manual de treinamento de Deus para preparar seu povo para servi-lo e seguir seus caminhos. Reveja os Dez Mandamentos (Êxodo 20) e a história de como eles foram dados, pedindo a Deus que lhe mostre sua vontade e seus caminhos através deles. Life Application Study Bible Kingsway.

9 A repreensão de Deus visa a nossa correção e não a nossa destruição (Ez 18.22). Bíblia Shedd.

12 Leste e oeste nunca podem se encontrar. Este é um retrato simbólico do perdão de Deus – quando ele perdoa nosso pecado, ele o separa de nós e não mais deles se lembra. Não precisamos nunca nos afundar no passado, pois Deus perdoa e esquece. Nós tendemos a dragar, escavar do fundo do rio, o feio passado, mas Deus limpou nosso registro. Se quisermos seguir a Deus, devemos reproduzir em nossa vida o seu perdão. Quando perdoamos outro, devemos também esquecer o seu pecado. Caso contrário, não perdoamos verdadeiramente. Life Application Study Bible Kingsway.

13, 14 Somos frágeis, mas o cuidado de Deus é eterno. Frequentemente, focamos em Deus como juiz e legislador, ignorando sua compaixão e preocupação por nós. Quando Deus examina nossas vidas, ele se lembra de nossa condição humana. Nossa fraqueza nunca deve ser usada como justificativa para o pecado. Sua misericórdia leva tudo em consideração. Deus lidará com você com compaixão. Confie nele. Life Application Study Bible Kingsway.

19 Estabeleceu. Davi começou o salmo com sua experiência pessoal e de modo poético incluiu consigo todos os que temem ao Senhor, ao participar da bondade de Deus. Agora ele convida a toda a criação, animada e inanimada, para se unir na adoração ao Senhor. CBASD, vol. 3, p. 967.

21 exércitos. Aqui e em 148.2 … os exércitos estão associados a “anjos”.  Bíblia de Estudo NVI Vida.

22 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR. Depois do hino de louvor universal, há uma profunda emoção na repetição que Davi faz da frase que inicia o salmo. Consciente de que o universo canta louvores a Deus, ele também queria que sua voz fosse ouvida. CBASD, vol. 3, p. 967.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: