Reavivados por Sua Palavra


SALMO 101 by Jeferson Quimelli
13 de maio de 2020, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/sl/101

Davi começa este capítulo cantando louvores a Deus por Sua misericórdia e justiça.

Ele então decide se comportar com sabedoria e perfeição. Davi tem um claro entendimento de suas responsabilidades de modelar a integridade em todos os níveis em sua própria casa e governo como um exemplo para todo o seu povo. Ele entende que não pode tolerar o mal de nenhuma forma, seja corrupção, degradação, arrogância, fofoca, difamação ou deslealdade.Ele declara que se associará apenas àqueles que têm integridade na vida e nos propósitos pessoais e a servir sua casa e a nação com honra e fidelidade.

Se os líderes seguirem o exemplo de consagração de Davi, louvor a Deus e resolução de nunca tolerar o mal de nenhuma forma, a corrupção predominante e a destruição moral da sociedade serão grandemente reduzidas.

Nesta era em que a moral e os princípios são rotineiramente virados de cabeça para baixo, quando o mal não é apenas tolerado, mas celebrado, não devemos ser descarrilados pela rejeição popular das antigas palavras das Escrituras escritas por “homens do Oriente Médio, mortos a muito tempo”. Pelo contrário, essas palavras antigas são vivas, poderosas e afiadas como uma espada de dois gumes, dividindo-se entre uma cultura da vida ou outra de destruição. Escolhamos a vida.

Eileen VanTassel
Igreja Adventista do Sétimo Dia em Riverside,
Washougal, Washington EUA

 

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=825/

 

Comentário da Rodada anterior:

Muitos estudiosos da Bíblia descrevem este Salmo como um “juramento de posse.” Ele poderia ser intitulado “Posicione-se e aja!” Ele é dividido em três seções simples. A primeira, compreendida apenas pelo primeiro verso, é a introdução. As próximas seções indicam posicionamento e ação, indicando o padrão moral que um governante deveria defender e o que ele deveria praticar.

Ele aparentemente foi escrito com o propósito de fornecer ao rei de Israel um juramento para discursar ao assumir o cargo. Como o Salmo traz o nome de Davi, pode ser que ele o tenha escrito como um discurso para sua própria posse, mas é mais provável que ele o tenha escrito quando idoso, como um juramento para outros que iriam segui-lo como reis de Israel.

Você poderia se perguntar: “Que moral tinha Davi para escrever um juramento de posse? Ele não foi exatamente um modelo de líder!”

Pura verdade.
Certa vez, ouvi John Stott citar esta breve rima :

Os reis Davi e Salomão viveram como quiseram
E muitas, muitas esposas e concubinas tiveram
Mas quando a velhice os alcançou com muitas, muitas questões,
Salomão escreveu Provérbios e Davi, nos Salmos, os seus sermões! *

Então, pode ser que Davi tenha escrito este Salmo, no final de sua vida, para os futuros reis de Israel, ao meditar, em meio a seus pesares e arrependimentos, em seus erros como líder. Seja qual tenha sido a intenção, este juramento de posse vale a pena ser copiado e colocado à vista na parede do seu escritório, em sua mesa de trabalho ou na sua mesa de cabeceira.

Seguir o caminho da integridade (v.2), odiar o mal (v.3), afastar-se dos perversos, não envolver-se com o mal (v.4) ou com a mentira (v.7) são atributos de quem ama a verdade e a santidade, dons de Deus através da contemplação do que é Eterno. Fazer o bem são consequências de contemplar e amar a Deus, o bem personificado. Assim, teremos não só o prazer de fazer o bem ainda hoje, mas a satisfação de termos sido luz coerente a todos os que contemplarem toda a nossa vida.

Querido Deus,
Que pela Tua graça eu possa alcançar a sabedoria mesmo no início de minha vida, desviando os meus olhos, minhas mãos e meus pensamentos de todo mal. Que eu tenha prazer em Tua santidade e aborreça toda injustiça. Amém.

Randy Roberts
Loma Linda, Estados Unidos

 

* Poema original em inglês:
King David and King Solomon lived many, many lives
With many, many concubines and many, many wives
But when old age overtook them, with many, many qualms
King Solomon wrote the Proverbs and King David wrote the Psalms!

 

Texto original: https://reavivadosporsuapalavra.org/2017/02/09/salmo-101-2/,

Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: