Reavivados por Sua Palavra


SALMO 100 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
12 de maio de 2020, 0:55
Filed under: Sem categoria

611 palavras

Salmo de ação de graças depois do grupamento de salmos em celebração a Deus como Rei. Bíblia de Estudo Andrews.

O Salmo 100 sobressai dentre os salmos de triunfante gratidão. Este é um clímax glorioso na sucessão de salmos que começaram com o Salmo 95. Neste salmo, todos os povos da Terra são convidados a se juntar a Yahweh, porque Sua benignidade e fidelidade são eternas. O Salmo 100 é, possivelmente, a origem da centenária doxologia norte-americana que inicia com as palavras: “Louve a Deus, de Quem fluem todas as bênçãos” (Seventh-Day Adventist Hymnal, nº 695). Comentário Adventista, vol.3, p. 961.

Este salmo breve é a coroa dos pensamentos dos salmos 95 até 99. Bíblia Shedd.

1, 2 A adoração deve ser um evento alegre (verdade ressaltada três vezes nos dois primeiros versículos), centrada em Deus, concentrada no reconhecimento de sua grandeza e graça e, portanto, uma reação àquilo que Ele faz por nós. Bíblia de Estudo Andrews.

todas as terras. Literalmente, “todo o mundo”. Comentário Adventista, vol.3, p. 961.

Tal como nos salmos reais antecedentes, o convite se estende para além do povo escolhido e atinge todos os povos da terra. Deus também é o Rei desses povos, não se importando se tenham ou não consciência disso. Bíblia de Genebra.

com alegria. Deus não é um rei despótico que força Seu povo a servi-lo. Um serviço de amor é uma resposta agradecida à graça de Deus. Bíblia de Genebra.

foi Ele Quem nos fez. A reivindicação de Deus ao louvor do ser humano se baseia, em primeiro lugar, no fato de que Ele os fez Seu povo (ver Sl 95:6; cf. Dt 32:6, 15). Comentário Adventista, vol.3, p. 961.

O motivo para louvar o Senhor é sucedido pela menção do principal motivo que O torna digno de louvor: Ele é nosso Criador! Quando os autores da Bíblia declaram que Deus é o Criador, pressupõe-se o louvor, a atividade que se segue naturalmente (8:1-9; 19:1-4; 104:1-3, 31-35; Is 40:28; Jr 10:6-13; Ap 4:11; 14:7). Bíblia de Estudo Andrews.

3 Deus é nosso criador; Nós não criamos a nós mesmos. Muitas pessoas vivem como se fossem o criador e o centro de seu próprio pequeno mundo. Este modo de pensar leva a uma possessividade gananciosa e, se tudo for tirado, perdemos também a esperança. Mas quando percebemos que Deus nos criou e nos dá tudo o que temos, queremos dar aos outros como Deus nos deu (2Co 9: 8). Então, se tudo estiver perdido, nós ainda temos Deus e tudo que Ele nos dá. Life Application Study Bible Kingsway.

somos o Seu povo e rebanho do Seu pastoreio. Meditar nestes pensamentos sublimes levou o salmista a agradecer. Comentário Adventista, vol.3, p. 961.

Entrai por Suas portas … nos Seus átrios. Possivelmente se referindo ao santuário, e, por extensão, a todos os lugares nos quais Deus é adorado. Comentário Adventista, vol.3, p. 961.

ações de graças. A imagem é a de adoradores gratos trazendo suas ofertas de ação de graças ao santuário. Comentário Adventista, vol.3, p. 961.

Somente Deus merece ser adorado. Qual é a sua atitude em relação à adoração? Você entra alegremente e alegremente na presença de Deus, ou você está de má vontade, indo relutantemente à igreja? Este salmo nos diz para nos lembrarmos da bondade e da confiança de Deus, e então adorar com gratidão e louvor!  Life Application Study Bible Kingsway.

a Sua misericórdia. O amor de Deus pelas pessoas que estão em relacionamento com Ele segundo a aliança. Bíblia de Genebra.

de geração em geração, a Sua fidelidade. A imagem é de uma geração seguindo a outra e todos desfrutando a bondade e fidelidade de Deus, que merece o louvor do ser humano porque o criou, o amou, o redimiu, planejou tudo de bom para ele e lhe concede a felicidade futura. Comentário Adventista, vol.3, p. 961.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: