Reavivados por Sua Palavra


SALMO 98 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
10 de maio de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

610 palavras

O Salmo 98 é uma magnífica conclamação a todos os povos e forças da natureza para que louvem a Deus, o juiz soberano do universo (ver introdução aos Sl 93, 95). Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

Convite para celebrar com júbilo o governo justo do Senhor. Seu início e fim ecoam o Sl 96. … As três estrofes estendem progressivamente o convite a círculos cada vez maiores: 1) a congregação que adora no templo; 2) todos os povos da terra; 3) toda a criação. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Este é um salmo de louvor que antecipa a vinda de Deus para governar Seu povo. Jesus iniciou Sua antecipação quando Ele veio para salvar todas as pessoas de seus pecados (98: 2, 3), e Ele voltará para julgar o mundo (96: 8, 0). Deus é perfeitamente amoroso e perfeitamente justo. Ele é misericordioso quando Ele castiga, e Ele não negligencia nenhum pecado quando Ele ama. Louvado seja por Sua promessa de salvar e retornar novamente. Life Application Study Bible Kingsway.

A gratidão do povo pelas bênçãos derramadas sobre ele. Bíblia Shedd.

Um salmo real, como Sl 47; 93; 95-97; 99. O tema da libertação é dividido em passada (vs 1-3), presente (vs. 4-6) e futura (vs. 7-9). Bíblia de Genebra.

um cântico novo. Sl 33:3; 96:1. Os v. 1 a 3 declaram os motivos para louvar a Yahweh. O salmo começa com um sublime louvor. Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

Para o crente, a graça de Deus sempre tem as maravilhas para de uma coisa nova, exigindo novas respostas da parte dele. Bíblia Shedd.

lhe alcançaram a vitória. Em seu contexto do Antigo Testamento, a referência é a uma vitória militar. É apropriado hoje em dia aplicar este versículo a alguma vitória espiritual, visto tratar-se de uma grande vitória de Deus sobre “as forças espirituais do mal” (Ef 6.12). Bíblia de Genebra.

2,3 A revelação da salvação divina se estende até o fim do mundo. Bíblia Shedd.

Celebrai com júbilo. Ver Sl 66;1; 95:1; 100:1. Os v. 4 a 6 declaram o modo de louvar a Yahweh. Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

Esta seção demonstra a adoração entusiasmada de um povo dotado de profundo amor a Deus. A adoração deles é ativa e ruidosa. Bíblia de Genebra.

todos os confins da terra. O salmo se distingue pelo seu apelo universal, a todos os povos. Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

cantai louvores. Do heb zamar, “fazer uma melodia”, com voz, instrumentos ou ambos. Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

5 O primeiro elemento do hino é a gratidão com louvor, v 1 e 4; agora se acrescenta a arte com a perícia técnica. Bíblia Shedd.

cornetas. As trombetas especiais, compridas e retas, do santuário (mencionadas somente aqui nos Salmos; v. notas em Nm 10.2, 3, 10). Bíblia de Estudo NVI Vida.

trombeta. [Heb shofar] Essa trombeta, mais comum, era de chifre de carneiro (referida também em 47:5; 81:3; 150:3; v. nota em Jl 2.1). Bíblia de Estudo NVI Vida.

7-9 A convocação para a criação inteira celebrar (v. noa em 96.11, 12). Bíblia de Estudo NVI Vida.

mar … mundo. As duas grandes regiões da vida das criaturas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Os objetos inanimados acrescentam sua voz ao coro sacro. Bíblia Shedd.

9 Toda esta sinfonia forma um crescente que vai até o final, o Dia do julgamento. Bíblia Shedd.

Ele vem para julgar a terra. Os redimidos e todas as obras da natureza aguardam com indescritível expectativa pelo momento do juízo redentor. Comentário Adventistavol. 3, p. 959.

O Senhor vem para julgar o mundo. A expectativa do julgamento deve ser acompanhada de cântico jubiloso, música alta, brados de alegria e palmas (v. 4-9), porque Deus vem para julgar com justiça e equidade, a fim de trazer salvação a Seu povo (ver também 76:9; 96:11-13). Bíblia de Estudo Andrews.

V 96.13 e nota. Israel, pela fé, vivia entre os atos salvíficos e justos de Deus no passado (cf. v. 1-3) e no futuro. Bíblia de Estudo NVI Vida.


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Bom dia Jeferson. Gostaria muito de obter os pdfs das bíblias onde vc tira as referências.

Comentário por Francisco Araújo

Olá, Francisco. Eu não tenho estas Bíblias em pdf. Todos os comentários são digitados manualmente.

Comentário por Jeferson Quimelli




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: