Filed under: Sem categoria
443 palavras
O salmista apela ao Senhor como juiz, para impor a justiça a malfeitores arrogantes, aqueles que Lhe são desobedientes. Bíblia de Genebra.
Deus é santo e justo; por isso, os ímpios não prevalecerão. O salmista apela para que Deus aja e detenha o fluxo do mal. Bíblia de Estudo Andrews.
Justiça é um tema maior nos salmos. O salmista louva a Deus porque Ele é justo; ele Lhe suplica que intervenha e traga justiça onde existe opressão e maldade; ele condena o ímpio que confia em sua fortuna; ele exalta os justos para com os vizinhos. A justiça nos salmos é mais do que apenas honestidade. É intervenção ativa em benefício do desamparado, especialmente o pobre. Life Application Study Bible Kingsway.
6 Viúva … estrangeiro … órfãos. São as três classes que no oriente sempre estavam desamparadas por falta de parentes que lhes proporcionassem proteção, que fossem o “vingador” que exige justiça. A lei de Deus exige compaixão no seu cuidado (cf Tg 1.27). Bíblia Shedd.
7 O SENHOR não o vê. Os ímpios, em sua prosperidade, acreditam que Deus não se importa com o que fazem. Bíblia de Genebra.
11 conhece os pensamentos do homem. O Senhor conhece até mesmo os pensamentos secretos, ocultos no coração (Sl 90.8). Bíblia de Genebra.
12, 13 Feliz é a pessoa que aprende as instruções divinas e aceita Sua disciplina, pois isso a guardará dos maus caminhos. A disciplina pode ser dolorosa, mas ensina bons hábitos, ajuda a colocar ordem na liberdade e estabelece limites adequados. Bíblia de Estudo Andrews.
12 Agora percebe que é melhor ficar sob a disciplina de Deus, para depois entrar no descanso eterno (v.13), a ter a prosperidade material acima descrita que, longe de ser um sinal de estar fora do âmbito do castigo divino, é uma indicação de que o ímpio está caminhando para a sepultura eterna (13). Bíblia Shedd.
16 O salmo assume uma nota pessoal quando o autor se prepara para mencionar como Deus o livrou. Bíblia de Genebra.
17-19 Deus provê ajuda contra os malfeitores mas também dá vitória sobre o mal e provê conforto da ansiedade. Bíblia de Estudo Andrews.
17 no silêncio (NVI). Da morte. … Sem a ajuda de Deus, os ímpios teriam silenciado o salmista por colocá-lo na sepultura, mas agora é para os ímpios que a cova será cavada (cf. v. 13). Bíblia de Estudo NVI Vida.
20 trono corrupto (NVI). Centro de autoridade que será usado para a iniquidade. O autor fala da injustiça no próprio governo. Bíblia de Estudo NVI Vida.
trono da iniquidade (ARA). O trono de um rei que perverte a justiça. Todo rei de Israel tinha o dever de refletir o governo de Deus, particularmente a justiça e a compaixão divinas. Bíblia de Genebra.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário