Reavivados por Sua Palavra


SALMO 92 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
4 de maio de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

631 palavras

O Salmo 92 é um hino litúrgico que celebra a destruição do mal e a felicidade e o triunfo dos fiéis filhos de Deus. O salmo foi inspirado na comunhão do poeta com o criador num dia de sábado e sua observação do poder de Deus na natureza (ver DTN, 281, 282). … Com relação ao sábado, é bom que voltemos os olhos das perplexas questões do mundo para o mundo eterno, acima de toda dúvida e perplexidade. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 948.

Para o dia de sábado [título]. Na liturgia pós-exílica, este salmo passou a ser cantado na hora do sacrifício matutino no sábado. (O restante da escala semanal era: primeiro dia, Sl 24; segundo dia, Sl 48; terceiro dia, Sl 82; quarto dia, Sl 94; quinto dia, Sl 81; sexto dia, Sl 93.) Bíblia de Estudo NVI Vida.

1 Bom. Orações e hinos de gratidão e louvor são bons: espiritualmente, porque é o sacrifício que devemos a Deus; emocionalmente, porque fortalece nosso coração; praticamente porque leva outras pessoas a ter a comunhão com Deus, que é a realidade eterna. Bíblia Shedd.

Cantar louvores. O louvor é especialmente apropriado no dia de sábado (ver Ed, 251). CBASD, vol. 3, p. 948.

Esse salmo era cantado na casa do santuário no sábado, no dia do descanso instituído para rememorar o trabalho da criação e o repouso de Deus depois dele. O sábado deve não apenas ser um dia de descanso santo, mas também de obra santa, e o descanso precisa ser vivido de modo a realizar a obra. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Quando a expressão de agradecimentos a Deus [thanksgiving, no original] se torna uma parte integral de sua vida, você verá que sua atitude em relação à vida mudará. Você se tornará mais positivo, amável, amoroso e humilde. Life Application Study Bible Kingsway.

7 Como a erva.Símbolo bíblico para o que hoje aparece e amanhã não existe mais (Is 40.66). É passageira tal como o mundo (cf 1 Jo 2.17). Bíblia Shedd.

O problema que perturbou a Jó (Jó 21:7-21) e que ocorre frequentemente nos salmos (ver Sl 73:2-15) não incomoda o autor deste, que afirmou e logo resolveu a questão: a destruição dos ímpios vem logo após seu triunfo (ver Sl 73:18-20). A destruição dos ímpios vem logo após seu triunfo (ver Sl 73:18-20). A destruição é o resultado natural e inevitável da perversidade. CBASD, vol. 3, p. 949.

8 És o altíssimo. Deus, não afetado pela prosperidade ou decadência do ímpio, permanece entronizado nas alturas (ver Ed, 173, CBV, 417). CBASD, vol. 3, p. 949.

12 Palmeira. A palmeira era famosa pela capacidade de continuar verde ao longo do inverno e do verão (ver Ct 7:8; Jr 10:5). Observe o contraste com os v. 7, 9 e 11. CBASD, vol. 3, p. 949.

Palmeiras são conhecidas pela sua longa vida. Florescer como palmeiras significa se manter alta e ter longa vida. Life Application Study Bivble Kingsway.

13 plantados na casa do SENHOR. Embora “os ímpios brotem como a erva”, é certeira a sua destruição (cf. v. 7). Mas os justos estão plantados num lugar seguro (v. Sl 91) e por isso o vigor da sua juventude ainda continua na velhice, e se regozijam na justa discriminação que Deus faz a seu favor (cf. v. 15). Bíblia de Estudo NVI Vida.

As árvores da justiça não crescem espontaneamente. Elas são plantadas, não em solo comum, mas na casa do Senhor. Diz-que as árvores divinas são plantadas em Sua casa porque é da Sua graça, Palavra e Espírito que elas recebem toda seiva e virtude que as mantém vivas e as faz frutificar. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

14 Na velhice. Os justos continuarão a ser frutíferos e glorificarão a Deus mediante suas boas obras. Os anos de aposentadoria podem ser os mais produtivos. CBASD, vol. 3, p. 949.

15 Para anunciar. O fato de que a velhice dos justos é feliz e produtiva prova a fidelidade de Deus e mostra que Ele cumpre Suas promessas. CBASD, vol. 3, p. 949.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: