Reavivados por Sua Palavra


ROMANOS 8 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
30 de maio de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (v.28).


No tocante à nossa condição pecaminosa, temos ciência de que a nossa tendência é a de sempre pender para o lado errado da balança. Somos constantemente tentados a viver segundo os nossos próprios critérios e interesses e a nossa única salvaguarda está descrita no versículo um, que diz: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Mas como estar em Cristo e nEle permanecer? O Espírito Santo é a resposta. Enquanto “o pendor da carne dá para a morte”, “o do Espírito, para a vida e paz” (v.6). Enquanto “o pendor da carne é inimizade contra Deus” (v.7), “todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (v.14).

A norma áurea que deve reger a nossa vida é “a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus” (v.2). É o governo da mente aos cuidados do Espírito Santo a fim de estarmos sempre sujeitos à lei de Deus. É Ele quem testifica através de nossa vida “que somos filhos de Deus” (v.16). Ou seja, não são as nossas obras que testificam, mas as obras do Espírito Santo em nós, pela graça de Deus na pessoa de Jesus Cristo, como Paulo mesmo afirmou ao se referir ao seu trabalho e dos demais apóstolos: “antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo” (1Co 15:10).

Somos constrangidos a depender totalmente da guia do Espírito Santo, para que sejamos “herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo” (v.17). E venha o que vier, tribulações, sofrimentos, privações, “não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (v.18). Vivemos em um mundo que geme pelos resultados do pecado, “toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (v.22). “E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo” (v.23). “Porque, na esperança, fomos salvos” (v.24).

O que tem passado em seu íntimo nos últimos instantes deste planeta caído? O Espírito Santo está terminando a derradeira obra de selamento dos filhos de Deus. E estes são os “que suspiram e gemem por causa das abominações que se cometem” na Terra (Ez 9:4). Tenho repetido muito isso ultimamente. Mas porque esta é uma mensagem urgente e denominada de alto clamor. Amados, a Bíblia declara que nem orar como convém nós sabemos! Nem as nossas mais fervorosas orações seriam ouvidas não fosse a intensa e constante intercessão do Espírito Santo com Seus “gemidos inexprimíveis” (v.26). Mas um detalhe que faz toda a diferença está no verso seguinte: “porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos”. A Sua intercessão é dirigida a um grupo específico, assim como os anjos de Deus são “enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação” (Hb 1:14).

Mas, quem são estes santos que hão de herdar a salvação? Os “que amam a Deus” e que “são chamados segundo o Seu propósito” (v.28). E quem são os que amam a Deus? “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos” (Jo 14:15). E quem são os que guardam os mandamentos de Deus? “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap 14:12). Percebem que se trata de um só povo? Um exército que marcha sob a bandeira ensanguentada do Príncipe da Paz na certeza de que, por Ele, foi justificado. Fazemos parte de um exército vitorioso, pois “somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou” (v.37). E absolutamente nada poderá nos “separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (v.39).

Portanto, há um povo espalhado entre as nações cuja cidadania não pertence a este mundo. Filhos que sofrem no seu íntimo pelo desejo de estar para sempre com o seu Pai e que são o objeto do Seu mais terno amor. A estes é dirigida a seguinte mensagem:

“Orai para que as poderosas energias do Espírito Santo, com todo o Seu poder vivificador, restaurador e transformador, possam atuar como uma corrente elétrica sobre a alma atacada de paralisia, fazendo com que cada nervo estremeça com nova vida, restaurando o homem todo, de seu estado terreno, morto e sensual, para o de perfeita saúde espiritual. Tornar-vos-eis assim participantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção que há no mundo pela concupiscência; e em vossa alma se refletirá a imagem dAquele por cujas feridas fostes curados” (EGW, Testemunhos Seletos, vol 2, p. 100).

Bom dia, filhos de Deus!

Rosana Garcia Barros

Áudio: https://youtu.be/soVJC065mo8

#PrimeiroDeus #Romanos8 #RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: