Reavivados por Sua Palavra


SALMO 119 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
27 de fevereiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Já é tempo, SENHOR, para intervires, pois a Tua lei está sendo violada” (v. 126).


O maior Salmo e o maior capítulo da Bíblia é  para exaltar a excelência da lei divina. Para cada letra do alfabeto hebraico, há um parágrafo de palavras sábias e repletas de preciosos ensinamentos. Davi encontrou nos preceitos divinos a essência do caráter de Deus: o amor. 
“Quanto amo a Tua lei!” (v. 97). 

Apesar do grande conhecimento do salmista e da intimidade com a lei de Deus, ele os destacou como fontes inesgotáveis, como mandamento ilimitado (v. 96). Davi se colocou na posição de quem crê, vive e tem prazer em obedecer ao SENHOR, mas também como qualquer homem tendente a cair (v. 59). Com humildade e “de todo o coração” (v. 2), ele faz este pedido a Deus: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua lei” (v. 18). Em guardar a palavra que sai da boca de Deus (v. 88) há felicidade real (v. 1), há pureza (v. 9), há prudência (v. 100), há verdade (v. 142), há justiça eterna (v. 160), há paz (v. 165).

Não estamos somente diante de um texto grande, mas de um enorme privilégio espiritual. Se o salário do pecado traz o resultado morte; se foi pela desobediência que o homem entrou na enrascada em que nos encontramos hoje, pela obediência encontramos o resultado vida. A Bíblia nos diz que Jesus foi “obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:8). Por Sua obediência fomos salvos. Por Sua obediência recebemos a herança da vida eterna. 

Assim como o salmista, o sol não encontrava o nosso Salvador em Seu leito (v. 147 e 148). E o Seu exemplo assinou com propriedade o próprio testemunho de submissão à vontade do Pai. Precisamos, como Seus seguidores, sermos igualmente Seus imitadores. O Deus que não esqueceu Sua promessa e que se fez homem para servir, procura servos que não esqueçam dos Seus mandamentos (v. 176).

O mesmo Jesus que disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14:6), é O mesmo que inspirou o Seu servo Davi a escrever que a Sua lei é o caminho (v. 14), a verdade (v. 151) e a vida (v. 144). Assim como Ele é a Luz do mundo, a Sua Palavra é lâmpada e é luz (v. 105). Cristo é o Verbo (João 1:1). Ele é a própria Palavra. E a lei é uma extensão dEle mesmo e de Seu caráter imaculado. 

“Já é tempo” (v. 126), amados, de levarmos a sério o que Deus estabeleceu como a lei sob a qual seremos todos julgados (Tiago 2:12). Percebam que este Salmo é uma oração. Davi  derramou-se perante o SENHOR da lei e em oração buscou a excelência da lei divina na sua vida. Não é exatamente isto que nos falta? Os líderes judeus foram achados em falta justamente porque seus padrões morais desvirtuados do real propósito da lei eram para agredir e acusar os seus semelhantes e não para apontar-lhes a salvação. Apesar de não ter o papel de nos salvar, a lei do SENHOR nos lembra a nossa condição de pecadores e nos aponta a nossa necessidade de um Salvador. E esta obra deve ser particular, pessoal.

Que assim como Cristo foi obediente até ao fim, por amor a mim e a você, que este seja o nosso desejo e a nossa oração: “Ensina-me, SENHOR, o caminho dos Teus decretos, e os seguirei até ao fim” (v. 33). Então, faremos parte dos restantes da descendência da igreja do SENHOR, “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Apocalipse 12:17).

Bom dia, “Bem-aventurados… que andam na lei do SENHOR” (v. 1)!

Desafio do dia: Divida o Salmo de hoje em três partes e estude-o em três horários diferentes, destacando o que você aprendeu. #PrimeiroDeus 

*Leiam #Salmo 119

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: