Reavivados por Sua Palavra


SALMO 106 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
14 de fevereiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 106 é considerado uma continuação do Salmo 105. É um hino nacional de Israel e, como o Salmo 105, revê os primórdios da história de Israel para mostrar a fidelidade de Deus à aliança. No entanto, há uma diferença: este salmo revela a crônica infidelidade de Israel e as terríveis consequências que a nação sofreu em decorrência de seus pecados. Comentário Adventista, vol. 3, p. 976.

7 Não atentaram. A falta de cuidadosa análise dos juízos de Deus sobe o Egito levou os pais a se esquecerem da misericórdia divina (ver Dt 32:28, 29). Como os israelitas, estamos prontos a aceitar as bênçãos de Deus como algo comum e corriqueiro, não permitindo que estes símbolos de beneficência façam impressões duradouras em nós. Comentário Adventista, vol. 3, p. 976.

13 Cedo, porém, se esqueceram. Os sucessivos pecados  relembrados no salmo seguem sem transição formal.  … O efeito … é dar a impressão de uma lembrança incessante dos pecados históricos de Israel, como se o povo estivesse se apresentando para fazer uma confissão completa. Comentário Adventista, vol. 3, p. 976.

Não aguardaram. Sempre que falhamos em esperar que Deus revele Seus planos para nós, entramos em dificuldades. Comentário Adventista, vol. 3, p. 976, 977.

16 Santo. O grupo insatisfeito protestava que toda a congregação era santa (ver Nm 16:3). Comentário Adventista, vol. 3, p. 977.

10 A glória de Deus. O contraste entre a glória de Deus e um animal irracional comendo grama é surpreendente. Comentário Adventista, vol. 3, p. 977.

26 De mão erguida. Deus é descrito em, em linguagem humana, como um homem que ergue a mão ao proferir um julgamento (ver êx 6:8, onde “jurei” é, literalmente “ergui minha mão”). Comentário Adventista, vol. 3, p. 977.

37 Imolaram. A adoração a Moloque envolvia sacrifícios humanos (Ver com. de Lv 18:21; 1Rs 11:7). Este era um dos rituais mais abomináveis dos pagãos. Comentário Adventista, vol. 3, p. 977.

45 Lembrou-Se. Isto não indica que Deus tenha Se esquecido de Sua aliança. A palavra hebraica para “lembrar” frequentemente significa mais que uma retenção consciente, ou a recordação súbita de um fato que foi esquecido. Com frequência, a palavra denota a ação que ocorre porque uma circunstância é “lembrada”. Deus age de acordo com as estipulações da aliança. Comentário Adventista, vol. 3, p. 977.

18 Aleluia! Apesar do longo relato de teimosia, rebelião e pecado de Israel, o salmista termina com uma nota de gratidão pela misericórdia de Deus. Comentário Adventista, vol. 3, p. 977.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

DEUS, está falando conosco com voz de amor. Esse Salmo é tão autentico p\ hoje.

Comentário por Elias Rodrigues




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: