Reavivados por Sua Palavra


SALMO 103 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS  by Ivan Barros
11 de fevereiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

 

“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que O temem” (v. 13).

Não tem uma imagem que retrate mais a paz do que a de uma criança dormindo. O rosto sereno e o sono tranquilo revelam a ausência de preocupação. A criança em tenra idade é totalmente dependente dos pais e requer cuidados especiais que jamais conseguiria prover sozinha para si. Os pais procuram oferecer ao infante tudo o que ele necessita, além de lhe ser a primeira lição que precisa aprender, de que a figura paterna deve ser a representação terrena do Pai celeste.

Quando Deus tirou o Seu povo do Egito, lhes proveu água, alimento, proteção, amor e estabeleceu regras. Ora, não é isso que todo o pai deve fazer por seus filhos? Deus manifestou “os Seus feitos aos filhos de Israel” (v. 7), como Pai, cuidando de cada uma de suas necessidades. Por mais que o povo se comportasse como um filho rebelde, ao arrepender-se, o SENHOR o perdoava e o sarava (v. 3). A isso chamamos misericórdia e compaixão (v. 8).

Imaginem que um filho desobedeceu o pai. Então, esse pai olha para ele e muito friamente diz:

– Pode ir embora, você não me serve mais!

A atitude correta não seria a de procurar corrigir o filho e orientá-lo a não mais agir daquela forma? O nosso Pai é “assaz benigno” (v. 8). “Ele é benigno até para com os ingratos e maus”, afirmou Cristo (Lucas 6:35). E ainda disse: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos Céus, dará boas coisas aos que Lhe pedirem?” (Mateus 7:11).

Como ninguém, “Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (v. 14). Deus conhece a nossa condição vulnerável e mortal (v. 15-16), e nos oferece a Sua eterna misericórdia e a Sua justiça “sobre todos que O temem… sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a Sua aliança e para com os que se lembram dos Seus preceitos e os cumprem” (v. 17-18). Agora, percebam a ligação perfeita com os textos a seguir:

“Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez os céus, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apocalipse 14:7). Quem fez céus, terra e mar? O mesmo que disse:

“Lembra-te do dia de sábado para o santificar… porque em seis dias, FEZ O SENHOR OS CÉUS E A TERRA, O MAR E TUDO O QUE NELES HÁ” (Êxodo 8 e 11). Então, o Deus que não muda (Vide Tiago 1:17), o mesmo que com o dedo escreveu os Seus mandamentos, disse que nos últimos dias, o povo de Deus, os que O temem, serão estes: “os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12).

Meus amados, se somos filhos do SENHOR e almejamos a Sua herança; se queremos um dia estar na morada dos anjos, como eles devemos obedecer a Sua Palavra e fazer a Sua vontade (v. 20-21). Sabem porquê? Porque o Pai só quer o melhor para os Seus filhos. E se Ele disse: “Não terás outros deuses diante de Mim… Lembra-te do dia de sábado para o santificar… Não matarás… Não adulterarás…” (Vide Êxodo 20), é porque Ele nos ama e os Seus mandamentos nos são uma proteção contra os nossos pecados. A transgressão da lei (Vide I João 3:4) é pecado e “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).

Somos chamados a bendizer o nome de Deus com tudo o que somos (v. 1), e isso só é possível quando há arrependimento e total entrega à Sua vontade. Quem assim aceita viver, nem a morte o separará do amor de Deus, “que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Vide Romanos 8:38-39). Ele entregou o Seu único Filho para que mediante a vitória sobre a morte, possa em breve nos coroar “de graça e misericórdia” (v. 4) e renovar a nossa mocidade pela eternidade sem fim (v. 5).

Como uma criança, aceite os cuidados de seu Pai e seja-Lhe submisso. Lembre-se de que “se não vos converterdes e não vos tornar como crianças, DE MODO ALGUM entrareis no Reino dos Céus” (Mateus 18:3).

Bom dia, crianças do SENHOR!

Desafio do dia: Já estamos no nosso terceiro dia de oração. Hoje, oremos para que possamos aceitar o verdadeiro selo de Deus em nossa vida e para que estejamos firmes ao lado do SENHOR no grande conflito.

*Leiam #Salmo103

Rosana Garcia Barros


4 Comentários so far
Deixe um comentário

OBRIGADO. Excelente.
É incrível o seu domínio da gente hermenêutica.

Comentário por Davi Rosas

Louvado seja o Senhor por tudo! Que o Espírito Santo continue nos reavivando por Sua Palavra! 🙏🏻❤

Comentário por Rosana Garcia Barros

Shalom!
Tenho interesse em receber esses estudos!
Obrigada!

Comentário por Ana claudia

Bom dia, amada! Basta se inscrever aqui no blog, ou acompanhar os comentários pelo Facebook ou o áudio pelo YouTube, no canal Reavivados Por Sua Palavra ou Rosana Garcia Barros. Deus te abençoe!

Comentário por Rosana Garcia Barros




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: