Reavivados por Sua Palavra


SALMO 101 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
9 de fevereiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição; Oh! Quando virás ter comigo? Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero” (v. 2).

Se tem uma coisa de que o mundo precisa é de homens e mulheres que sejam tão fiéis em princípios que não tenha diferença entre o seu comportamento à vista de todos ou quando dentro de casa. Descrevendo o modelo de um bom rei, Davi expressa um profundo desejo de agradar a Deus através de procedimentos politica e eticamente corretos. Um governo sábio em busca de perfeição, não fraudulento, justo, com subordinados fiéis e que abomina a impiedade. Praticamente o governo dos sonhos de qualquer população.

Só que não é assim que funcionam as coisas no meio político (pelo menos em nosso país). Não gosto de assuntos políticos, mas eles são notícia todos os dias. Diante do cenário caótico de nossa nação, o Salmo de hoje é um oásis no deserto. Contudo, mais do que protestar contra a corrupção e ter voz ativa como direito individual, está a nossa escolha em colocar em prática e fazer a nossa parte como filhos de Deus e Seus representantes na Terra.

As promessas feitas pelo salmista não foram feitas a homens, mas a Deus: “Atentarei… Não porei… Longe de mim… não quero conhecer o mal… não suportarei o coração soberbo… andarei com os fiéis da terra… não estarei na companhia de fraudulentos e nem de mentirosos… destruirei os ímpios”. Mais do que uma vida ordeira, é necessário que busquemos o “caminho da perfeição” (v. 2). É isto possível? Cristo mesmo afirmou: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mateus 5:48). Antes de proferir estas palavras, Jesus enfatizou a importância do amor ao próximo, inclusive, e, principalmente, no que diz respeito aos inimigos.

Vejam o que Davi disse no verso 5: “Ao que às ocultas calunia o próximo… o que tem olhar altivo e coração soberbo…”. Percebem como tem tudo a ver com o contexto do que Cristo disse em Mateus 5? Não há como atentar com sabedoria ao caminho da perfeição sem amar ao próximo e sem o domínio da língua. Em Tiago 3:2, está escrito: “Se alguém não tropeça no falar, É PERFEITO VARÃO, capaz de refrear também todo o corpo”.

Eis o procedimento de um verdadeiro cristão que busca a perfeição diante do SENHOR:  “Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero” (v. 2). Eis o que faz todo aquele que tropeça na própria língua: “Ao que às ocultas calunia o próximo” (v. 5). Portas a dentro ou às ocultas? Qual tem sido o teu procedimento? Se a tua vida fosse uma vitrine, seria um modelo de bom cristão ou uma realidade nada agradável? O caminho da perfeição nos foi dado por Aquele que disse: “Eu sou o Caminho” (João 14:6)! Queres ser perfeito? Então contemple a Cristo. Olhando fixamente para o nosso Perfeito Salvador, “somos transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem” (II Coríntios 3:18). Então, Ele virá ter conosco (v. 2)!

Bom dia, corações sinceros!

Desafio do dia: Iniciamos a nossa jornada dos dez dias de oração (www.adventistas.org/10dias). Hoje, oremos pedindo que Deus nos fortaleça, para que a última crise na Terra não nos encontre desmotivados, mas confiantes no SENHOR.

*Leiam #Salmo101

Rosana Garcia Barros

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: