Reavivados por Sua Palavra


SALMO 101 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
9 de fevereiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 101 apresenta uma classificação condensada dos princípios que deveriam guiar um governante. Ele é de especial valor aos pais para “zelar pelas influências do lar” (CPPE, 119). Comentário Adventista, vol. 3, p. 962.

O rei promete ter uma vida irrepreensível, reinar com justiça, apoiar o povo fiel e eliminar os malfeitores. Ele express compromisso profundo com a justiça e a punição daqueles que fazem o mal, mesmo que em segredo (v. 5). Somente Cristo, o grande Filho de Davi, poderá afinal cumprir com perfeição todas essas promessas. Bíblia de Estudo Andrews.

1, 2 A vida do crente cantando a Deus, observando Sua Palavra e esperando Sua vinda final em glória. Bíblia Shedd.

1, 2a Celebração do governo de Deus, que o rei usa como modelo para o seu governo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

a bondade e a justiça (ARA; NVI: “a lealdade e a justiça”). Duas das qualidades principais do governo de Deus (ver 6.4; 99.4 e notas). Bíblia de Estudo NVI Vida.

bondade. Do heb. chesed. Comentário Adventista, vol. 3, p. 962.

quando virás ao meu encontro? Oração urgente para Deus vir sustentá-lo no seu compromisso (v. 1Rs 3.7-9; ver tb. Sl 72). Bíblia de Estudo NVI Vida.

A oração é um desabafo de uma pessoa devota, que anseia cumprir sua decisão, o que será possível somente quando Deus se tornar pleno em sua vida. Davi desejava ardentemente o companheirismo com Deus. Comentário Adventista, vol. 3, p. 962.

2b-3a Em minha casa viverei de coração íntegro. Repudiarei todo o mal. O compromisso essencial. No modo de o AT explicar, a pessoa seguia os ditames do “coração” – o homem interior (ver nota 4.7) – e/ou as coisas que atraem os olhos (“repudiarei” é lit. “não colocarei diante dos olhos”) – as influências externas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Não porei coisa injusta diante dos meus olhos [“Coisa injusta”, literalmente “coisa de Belial”. Ver com de Dt 13:13]. Davi decidiu não olhar para o mal (ver 1Jo 2.16; cf 2Co 3:18) e que sua vida não imitaria o que ele visse. Somos em grande medida, o que contemplamos habitualmente [destaque acrescentado]. Comentário Adventista, vol. 3, p. 962.

Promessa de não se envolver com a idolatria (“coisa injusta” é uma referência a ídolos). Bíblia de Estudo Andrews.

Nada disso se me pegará. Apesar de entrar em contato com o mal, a pessoa deve se separar dele imediatamente [destaque acrescentado]. Comentário Adventista, vol. 3, p. 962.

perverso. Do heb. ‘iqqesh, “torcido”, “pervertido” (ver Pv. 11:20). Neste ponto, o salmista deixa as decisões de natureza particular para as decisões que se referem à sua vida pública como governante. Comentário Adventista, vol. 3, p. 963.

Um coração perverso e uma língua mentirosa (cf. v.7) são, respectivamente, a raiz e o fruto (v. Pv 17.20). Bíblia de Estudo NVI Vida.

5 olhar altivo  e coração soberbo(ARA;NVI: “olhos arrogantes e coração orgulhoso”). A soberba [“orgulho”] é o âmago do pecado, fazendo o ser humano adorar a si mesmo, rejeitando, portanto, qualquer convite para se adorar a Deus. Bíblia Shedd.

Como rei, Davi decidiu não ter servos com as características acima. Comentário Adventista, vol. 3, p. 963.

o que anda em reto caminho, esse me servirá. Ver v. 2. Davi deseja que seus associados sejam como ele. eles seriam escolhidos pelo valor inato, não por nascimento ou talento privilegiado. Davi demandava dos outros o que exigia de si mesmo. Comentário Adventista, vol. 3, p. 963.

Além de expulsar o mal, é necessário reunir e organizar o bem. Bíblia Shedd.

8 Manhã após manhã. O mal não seria permitido. Seria destruído na primeira vez em que ocorresse. Comentário Adventista, vol. 3, p. 963.

É a prática enérgica dos preceitos que Deus, manhã a cada manhã, ensina aos Seus discípulos (Is 50.4)… . Bíblia Shedd.

Cidade do SENHOR. Jerusalém, a capital de Davi. Se a capital da nação fosse moralmente pura, o exemplo seria seguido pela nação. Sem dúvida, as grandes decisões deste salmo, se observadas, tornariam o rei digno do louvor de Davi, como manifestado em 2Sm 23:3 e 4.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: