Reavivados por Sua Palavra


SALMO 99 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
7 de fevereiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 99 celebra o reinado de Yahweh, convidando os seres humanos a confessar Sua grandeza e adorar ao único Deus que é santo. Comentário Adventista, vol. 3, p. 959.

1-3 O Deus entronizado em Sião é soberano de todas as nações – que elas reconheçam-no. Bíblia de Estudo NVI Vida.

1 tremam os povos. Quando Yahweh manifesta Sua realeza, os seres humanos tremem diante dEle (ver Is 64:2). Comentário Adventista, vol. 3, p. 959.

querubins. Melhor seria “querubim” (ver com. De 18:10). “Querubins” é na verdade um plural duplo, formado pela aposição de s, o sinal do plural em português, com im, o sinal de plural hebraico [no heb. cherub = singular; cherubin = plural]. Comentário Adventista, vol. 3, p. 921 [com. sobre Sl 80:1]. Querubins guardavam a entrada do Éden (ver com. De Gn 3:24), e figuras deles cobriam o propiciatório (Êx 25:18). Comentário Adventista, vol. 3, p. 756 [com. sobre Sl 18:9].

o Teu nome … é santo. A santidade é um dos supremos atributos de Deus. A santidade também é exigida dos filhos de Deus (ver Lv 19:2). Comentário Adventista, vol. 3, p. 960.

porque é santo. Esse é o refrão do cântico (vs. 5, 9). Deus é separado de todas as suas criaturas. Isso é evidente com base em Sua natureza não criada, em Seu poder e o Seu povo. Bíblia de Genebra.

Tu. Pronome enfático no hebraico, para mostrar o contraste entre o grande Rei e os reis da terra. Comentário Adventista, vol. 3, p. 960.

3 Seja louvado o Teu grande e temível nome, que é santo. Todos deveriam louvar o grande e incrível nome de Deus porque Seu nome simboliza Sua natureza, Sua personalidade e Sua reputação. Mas o nome de Deus é tão usado em conversa vulgar que perdemos de vista a sua santidade. Como é fácil tratar Deus levianamente na vida cotidiana. Se você reivindica a Deus como pai, viva dignamente o nome de família. Respeite o nome de Deus e o dignifique pelas suas palavras e pela sua vida. Life Application Study Bible Kingsway.

4, 5 O Senhor demonstrou a qualidade do Seu governo na forma do que já fizera a favor de Israel. Bíblia de Estudo NVI Vida.

4 equidade. Deus é a base da justiça. Ele a estabelece com igualdade, honestidade e sem parcialidade (96.10; 98:9). Bíblia de Estudo Andrews.

Se adoramos o Rei da Eternidade, é claro que abraçamos com júbilo as justas leis que nos deu para santificar nossas vidas. Bíblia Shedd.

5 o escabelo de Seus pés (ARA; NVI: “o estrado de Seus pés”). O escabelo régio de Deus (v. 2Cr 9.18), aqui metáfora que faz uma ligação entre o trono celestial e o terrestre; quando Deus está assentado no Seu trono celestial, seu trono terrestre é o estrado de Seus pés. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ele é santo. A santidade de Deus é terrivelmente assustadora para os pecadores, mas um conforto maravilhoso para os crentes. Deus é moralmente perfeito e separado das pessoas e do pecado. Ele não tem fraquezas ou deficiências. Para os pecadores, isso é assustador porque todas as suas inadequações e maus são expostos pela luz da santidade de Deus. Deus não pode tolerar, ignorar ou desculpar o pecado. Para os crentes, a santidade de Deus dá conforto porque, ao adorarmos a Ele, somos erguidos da lama do pecado. Quando cremos Nele, somos santificados. Life Application Study Bible Kingsway.

6 Moisés e Arão. Numa súbita transição, este verso apresenta exemplos de pessoas que adoraram a Deus, intercederam por seus companheiros e obtiveram resposta às orações. Comentário Adventista, vol. 3, p. 960.

entre os que Lhe invocam o nome. A ênfase nesta seção do salmo é que Deus fala a Seu povo quando este se volta para Ele, pedindo-Lhe ajuda, em oração. Bíblia de Genebra.

Moisés … Arão … Samuel. Nestes três nomes se representam a Lei, o Sacerdócio e a Profecia, que em Cristo Jesus formam uma unidade. Bíblia Shedd.

Eles guardavam. Eles obedeceram às leis de Deus e Ele respondeu às orações deles. A obediência à vontade de Deus é a condição da oração respondida. Comentário Adventista, vol. 3, p. 960.

8, 9 A retidão e justiça do governo de Deus em Israel (cf. v. 4) foram demonstradas de modo especial na maneira de Ele ter lidado com os pecados da nação (v. Êx 34.6, 7). Bíblia de Estudo NVI Vida.

8 e tomando vingança dos Seus feitos. Visando o próprio bem deles e para preservar a sua santidade. Deus pode castigar o Seu povo. Israel tomou conhecimento disso porque Deus o entregou a potências estrangeiras quando persistia na incredulidade. Isso reflete o castigo corretivo de Deus. Bíblia de Genebra.

Deus corrige e castiga, mas não quebra Suas promessas (Sl 89.30-33). Bíblia Shedd.

9 Exaltai ao SENHOR. Depois da argumentação e do histórico aqui dados, vem mais um apelo a exaltar a Deus, nossa santificação. Bíblia Shedd.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: