Reavivados por Sua Palavra


SALMO 98 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
6 de fevereiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 98 é uma magnífica conclamação a todos os povos e forças da natureza para que louvem a Deus, o juiz soberano do universo (ver introdução aos Sl 93, 95). Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

Convite para celebrar com júbilo o governo justo do Senhor. Seu início e fim ecoam o Sl 96. … As três estrofes estendem progressivamente o convite a círculos cada vez maiores: 1) a congregação que adora no templo; 2) todos os povos da terra; 3) toda a criação. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Este é um salmo de louvor que antecipa a vinda de Deus para governar Seu povo. Jesus iniciou Sua antecipação quando Ele veio para salvar todas as pessoas de seus pecados (98: 2, 3), e Ele voltará para julgar o mundo (96: 8, 0). Deus é perfeitamente amoroso e perfeitamente justo. Ele é misericordioso quando Ele castiga, e Ele não negligencia nenhum pecado quando Ele ama. Louvado seja por Sua promessa de salvar e retornar novamente. Life Application Study Bible Kingsway.

A gratidão do povo pelas bênçãos derramadas sobre ele. Bíblia Shedd.

Um salmo real, como Sl 47; 93; 95-97; 99. O tema da libertação é dividido em passada (vs 1-3), presente (vs. 4-6) e futura (vs. 7-9). Bíblia de Genebra.

um cântico novo. Sl 33:3; 96:1. Os v. 1 a 3 declaram os motivos para louvar a Yahweh. O salmo começa com um sublime louvor. Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

Para o crente, a graça de Deus sempre tem as maravilhas para de uma coisa nova, exigindo novas respostas da parte dele. Bíblia Shedd.

lhe alcançaram a vitória. Em seu contexto do Antigo Testamento, a referência é a uma vitória militar. É apropriado hoje em dia aplicar este versículo a alguma vitória espiritual, visto tratar-se de uma grande vitória de Deus sobre “as forças espirituais do mal” (Ef 6.12). Bíblia de Genebra.

2,3 A revelação da salvação divina se estende até o fim do mundo. Bíblia Shedd.

Celebrai com júbilo. Ver Sl 66;1; 95:1; 100:1. Os v. 4 a 6 declaram o modo de louvar a Yahweh. Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

Esta seção demonstra a adoração entusiasmada de um povo dotado de profundo amor a Deus. A adoração deles é ativa e ruidosa. Bíblia de Genebra.

todos os confins da terra. O salmo se distingue pelo seu apelo universal, a todos os povos. Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

cantai louvores. Do heb zamar, “fazer uma melodia”, com voz, instrumentos ou ambos. Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

5 O primeiro elemento do hino é a gratidão com louvor, v 1 e 4; agora se acrescenta a arte com a perícia técnica. Bíblia Shedd.

cornetas. As trombetas especiais, compridas e retas, do santuário (mencionadas somente aqui nos Salmos; v. notas em Nm 10.2, 3, 10). Bíblia de Estudo NVI Vida.

trombeta. [Heb shofar] Essa trombeta, mais comum, era de chifre de carneiro (referida também em 47:5; 81:3; 150:3; v. nota em Jl 2.1). Bíblia de Estudo NVI Vida.

7-9 A convocação para a criação inteira celebrar (v. noa em 96.11, 12). Bíblia de Estudo NVI Vida.

mar … mundo. As duas grandes regiões da vida das criaturas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Os objetos inanimados acrescentam sua voz ao coro sacro. Bíblia Shedd.

9 Toda esta sinfonia forma um crescente que vai até o final, o Dia do julgamento. Bíblia Shedd.

Ele vem para julgar a terra. Os redimidos e todas as obras da natureza aguardam com indescritível expectativa pelo momento do juízo redentor. Comentário Adventistavol. 3, p. 959.

O Senhor vem para julgar o mundo. A expectativa do julgamento deve ser acompanhada de cântico jubiloso, música alta, brados de alegria e palmas (v. 4-9), porque Deus vem para julgar com justiça e equidade, a fim de trazer salvação a Seu povo (ver também 76:9; 96:11-13). Bíblia de Estudo Andrews.

V 96.13 e nota. Israel, pela fé, vivia entre os atos salvíficos e justos de Deus no passado (cf. v. 1-3) e no futuro. Bíblia de Estudo NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: