Reavivados por Sua Palavra


SALMO 96 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
4 de fevereiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

Salmo missionário que   convida os fiéis a proclamar a salvação divina entre as nações. Deus, o Rei, virá para julgar a Terra. O salmo ocorre com variações em 1Cr 26-33. Sua composição é atribuída a Davi. Bíblia Shedd.

Convocação para todas as nações louvarem ao Senhor como o único Deus e para proclamarem a glória do seu reinado por todo o mundo – uma antecipação no AT da missão mundial do povo de Deus no NT (v. Mt 28.16-20). Bíblia de Estudo NVI Vida.

O salmista conclama todas as nações para proclamarem Deus como seu Rei. Este salmo contrasta Deus com os ídolos sem vida das nações (vs. 4-6). Bíblia de Genebra.

Este salmo foi cantado quando Davi trouxe a Arca de Deus ao templo. Bíblia Shedd.

1-3 Convocação para toda a terra cantar o louvor do Senhor entre as nações. A tríplice repetição (“Cantem” … cantem …. Cantem”) era característica dos chamados litúrgicos à adoração no AT (ver v. 7-9 e nota, ver tb. 103.20-22; 118.2-4; 135.1; 136.1-3). Bíblia de Estudo NVI Vida.

1-4 O melhor testemunho ocorre quando nossos corações estão cheios de apreciação pelo que Ele tem feito. Deus nos escolheu para anunciar “entre todos os povos, as Suas maravilhas”. Bíblia de Genebra.

Um novo cântico. A convocação é dirigida a Israel. No entanto, a perspectiva mundial deste salmo (ver esp. v 7) supõe aqui que o salmista tem em vista horizontes mais amplos (ver 97.1; 100.1 e nota; 117.1; ver tb. nota em 9.1). Bíblia de Estudo NVI Vida (adapt).

A realeza de Deus e nosso dever de cantar louvores a Ele são temas constantes dos salmos 95 até 100. Bíblia Shedd.

Entre as nações. Não apenas entre os israelitas, mas entre todas as nações da terra. Comentário Adventista, vol. 3, p. 955.

5 ídolos. Do heb. ‘elilim, “nada”. Aparentemente isto é um jogo de palavras entre ‘elohim, os deuses da nação, e”‘elilim, “coisas de nada” (ver 1Cr 8:4). Comentário Adventista, vol. 3, p. 955.

6 O rei terrestre se veste com trajes ricos, símbolos de seu poder  e o Rei dos Céus se veste com qualidades eternas. Bíblia Shedd.

Tributai. O adorador deve ir à casa de Deus para e não apenas para receber. A verdadeira oração faz mais do que apresentar pedidos: ela atribui honra e glória. Comentário Adventista, vol. 3, p. 955.

9 A verdadeira beleza de Deus é Sua qualidade mais sublime: a santidade; por isso Isaías sempre Lhe chama “o Santo de Israel”. Bíblia Shedd.

10-13 Característica teológica única: o juízo divino é associado à alegria e não ao medo, como seria de se esperar (ver também 98:4-9; 1Cr 16:31-36). Bíblia de Estudo Andrews.

10 para que não se abale. Deus criou o mundo, e Ele manterá sob seu controle as forças do caos. Bíblia de Genebra.

julga … com equidade. Deus não governa de forma caprichosa, mas de acordo com a justiça e retidão. Assim como existe estabilidade na criação, também há estabilidade na justiça. Bíblia de Genebra.

A garantia única de estabilidade social encontra-se quando uma nação pede que Deus a guia pela Sua Palavra, pelo Seu Poder. Bíblia Shedd.

11 Alegrem-se os Céus, e a terra exulte; ruja o mar e sua plenitude. Toda a natureza é convidada a participar do louvor a Deus quando Cristo vier para inaugurar o reino eterno de justiça (ver GC, 300; Sl 148:7-10; cf Sl 98:7-9). Comentário Adventista, vol. 3, p. 955.

Tudo que há no universo é uma proclamação de louvor a Deus. Bíblia Shedd.

13 vem… vem … julgará. Porque Deus reina sobre todas as coisas e é o Senhor da história, Israel vivia na esperança (como anunciavam os profetas) da “vinda” de Deus – Seu atos futuros mediante os quais lideraria de modo decisivo e estabeleceria a Sua justiça na terra. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Uma profecia da vinda do Messias com Seu reino de retidão, conforme a descrição em Is 11.1-9. Bíblia Shedd.

Uma vívida imagem da vinda de Cristo para inaugurar Seu reino de justiça. A repetição da frase empresta força e vivacidade à passagem. Comentário Adventista, vol. 3, p. 955.

justiça … fidelidade. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo pra nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9). Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: