Reavivados por Sua Palavra


SALMO 94 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
2 de fevereiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem Tu repreendes, a quem ensinas a Tua lei” (v. 12).


Quando estudamos a história de Israel e sua jornada, tanto no deserto quanto em Canaã, por inúmeras vezes nos deparamos com a intervenção divina quando o assunto era rebelião. Deus advertia, o povo se rebelava, e as consequências surgiam. Em não poucos casos, percebemos que a ira divina era convertida em misericórdia a cada vez que o povo se arrependia. Deus o perdoava, o povo voltava a obedecê-Lo e, passado algum tempo, geralmente uma ou duas gerações, e voltava a rebelar-se. E assim o SENHOR suportou este povo por séculos e séculos, repreendendo-os, ensinando-os e, acima de tudo, amando-os.

O salmista suplica ao “Deus das vinganças” (v. 1). Pela primeira vez encontramos esta expressão referindo-se a Deus, num pedido desesperado por justiça. A palavra VINGANÇA significa “ato de punir, castigo” pelo prejuízo causado pela parte culpada. Na ótica humana, vingança se refere a punir alguém pelo mal que causou. Porém, muitos esquecem que Deus não vê como vê o homem.

Quando a Bíblia diz: “A Mim Me pertence a vingança; Eu é que retribuirei, diz o SENHOR” (Romanos 12:19), não está afirmando que Deus faz vingança contra pessoas, mas contra o mal que nelas está. A vingança divina é sempre manifestada contra o pecado, e não contra o pecador. O pecador apenas sofre o “salário do pecado” (Romanos 6:23) que recusou-se a abandonar.

Nós servimos a um Deus misericordioso que tem prazer em nos ensinar a Sua lei, ainda que para isso precise nos repreender, pois toda a Palavra de Deus foi por Ele inspirada e é “útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3:16). Isto é, a Bíblia não é um livro comum para lermos e aceitarmos o que nos convém. A Bíblia é a palavra que sai da boca do SENHOR para nos garantir a vitória sobre o mal e nos ensinar o que precisamos aprender e não o que queremos.

Para todo aquele que vive cada dia como mais uma oportunidade de nEle crescer, de nEle aprender e dEle depender, não há o que temer quanto à Sua vingança. Deus jamais manifestou e nem manifestará o Seu juízo sem antes advertir expressa e persistentemente o pecador. Portanto, quando o SENHOR nos repreende, não somos por Ele acusados, e sim AMADOS. Prefira sempre ser repreendido por Deus do que ser acariciado pelo mal.

Bom dia, bem-aventurados!

Desafio do dia: Leia Efésios 6:12 e veja que Deus espera que o mesmo senso de vingança divino seja praticado por você com relação aos seus semelhantes, pois a nossa luta também não é contra pessoas.

*Leiam #Salmo94

Rosana Garcia Barros 

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: