Reavivados por Sua Palavra


SALMO 93 – COMENTARIOS SELECIONADOS by jquimelli
1 de fevereiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

Salmo de entronização (como o Sl 47), que retrata Deus assentado no trono após a vitória sobre forças malignas, simbolizadas pelo mar revolto. Um título da Septuaginta relaciona este salmo ao sábado, pois fala da criação. Na liturgia judaica clássica e posterior, era recitado às sextas-feiras à noite, na véspera do sábado. Bíblia de Estudo Andrews.

A tradição judaica diz que os próximos sete salmos (93-99) antecipavam algumas palavras do Messias. Crê-se que o Salmo 93 foi usado nos serviços do templo após o cativeiro e talvez tenha sido escrito durante a invasão de Senaqueribe (2Rs 18.13-19.37). Life Application Study Bible Kingsway.

1,2 O governo do Senhor, por meio do qual a ordem criada tem ficado segura, e se manterá assim por todas as eras, é desde a eternidade (Gn 1.1). Embora Israel como nação tenha chegado tarde no cenário, seu Deus tem sido Rei desde antes da criação do mundo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

1 O SENHOR reina (NVI).A verdade suprema e o primeiro artigo do credo de Israel (v. 96.10; 97:1; 99:1; v. tb Zc 14.9 e nota). Bíblia de Estudo NVI Vida.

2 Tu és desde a eternidade. Deus não teve começo; Ele não foi criado. Este conceito do reinado eterno de Deus faz agudo contraste com a teologia da Mesopotâmia e de Canaã. Naquelas regiões próximas de Israel, o poder dos deuses variava de acordo com as mudanças na arena política. Bíblia de Genebra.

3, 4 Forças do mal mais poderosas que o mar revolto se levantam contra Deus – imagens de poderes caóticos tentando derrubá-Lo; mas o Senhor consegue manter o controle, e as forças rebeldes são derrotadas [A maior vitória do Senhor foi na cruz, através do amor de Jesus]. O Senhor altíssimo é o grande Rei. Bíblia de Estudo Andrews.

3 Levantam os rios (ARA). As inundações são um símbolo antigo das forças do caos e da maldade. Ver notas em 18.4, 15). Bíblia de Genebra.

águas (NVI). Implicitamente, simboliza tudo o que se opõe à vinda do reino do Senhor (v. 65.6; 74.13, 14 e notas). Bíblia de Estudo NVI Vida.

5 testemunhos (ARA; NVI: “mandamentos”). Aquele cuja soberania tem deixado em segurança o mundo também tem dado ao Seu povo diretrizes estáveis e fidedignas (v. 19.7) – que devem ser respeitadas (v. 95.8-11). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Deus reina firmemente, adornado em santidade,; Seu reino é estabelecido, portanto, Sua lei também permanece firme. Bíblia de Estudo Andrews.

A estabilidade e a ordem que existem, por causa do reinado eterno de Deus, são compartilhadas com a humanidade através da lei revelada. Bíblia de Genebra.

A chave do reino eterno de Deus é a Sua santidade. A glória de Deus é vista não apenas em Sua força, mas também em Seu perfeito caráter moral. Deus nunca fará nada que não seja moralmente perfeito. Isso nos assegura que podemos confiar nEle, mas coloca uma exigência sobre nós. Nosso desejo de ser santo (dedicado a Deus e moralmente limpo) é a nossa única resposta adequada. Nunca devemos usar meios profanos para alcançar um objetivo sagrado, porque Deus diz: “Sede santos porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Levítico 19: 1, 2). Life Application Study Bible Kingsway.

Sua casa. O templo terrestre do Senhor – mas também o templo eterno nos céus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

ornamento perpétuo. Qualifica tanto os mandamentos quanto a santidade. Bíblia de Estudo NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: