Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Davi não se abalou com a inveja dos seus irmãos, a hipocrisia de Israel ou os palavrões e insultos de Golias. Seu interesse era apenas um: Provar a toda a terra que ainda havia um Deus em Israel que não poderia ser desafiado daquela maneira! Ele não confiava na pedra que estava em sua mão, mas na Pedra Viva, a Palavra de Deus.
Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado” (1 Pedro 2:6 NVI).
Onde temos colocado a nossa confiança hoje? Nos gigantes do mundo ou na Pedra Viva?
Melodious Mason
Coordenadora Assistente do programa Unidos em Oração
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/1sa/17 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1sa/17 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/1sa/17/
Texto traduzido anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2012/12/25
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Texto bíblico: I Samuel 17
Comentário em áudio
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas: Patriarcas e Profetas, cap. 17
Filed under: Sem categoria
I SAMUEL 17 – Estamos diante de um capítulo apreciado por adultos, e amado pelas crianças/juvenis/jovens. Uma história empolgante!
O duelo de Davi e Golias talvez seja a história mais conhecida do livro de Samuel. Davi era um menino sardento, ruivo e inexperiente, mas grande na fé, seguro de sua confiança em Deus e confiante na vitória contra o gigante experiente guerreiro, forte, que desafiava/provocava seu povo e seu Deus.
• Golias, um gigante de quase 3 metros de altura, cujo capacete de bronze pesava cerca de 60 Kg, só a ponta de sua lança pesava 7,200 Kg e ainda tinha um escudeiro (vs. 1-7);
• A proposta de Golias aterrorizou e desesperou ao povo de Deus sob a regência do rei Saul; 40 dias depois, nesta situação, Davi surgiu no campo de batalha levando comida aos seus irmãos mais velhos, soldados de Israel (vs. 8-13);
• O terror era notório em cada israelita, os filisteus estavam faceiros com Golias e suas provocações. O murmúrio era medonho; então Saul fez uma brilhante proposta a quem lutasse contra o gigante (vs. 24-27);
• Davi foi humilhado por seus irmãos, criticado por sua intromissão e desprezado por suas intenções. Todavia, sem opção, Saul soube de Davi e mandou chamá-lo. Tão rápido quanto a apresentação de Davi foi também a decepção de Saul; contudo, Saul o liberou para o duelo (vs. 28-40);
• No duelo, Golias subestimou Davi, mas os filisteus foram surpreendidos pela rápida derrota de seu herói (vs. 41-58).
Talvez a lição mais impactante deste relato seja: Nunca subestime ninguém que seja dependente de Deus, ainda que seja um menino ingênuo. Além dessa, que outras lições existem para crianças e adultos?
1. Não devemos enfrentar dificuldades da vida sem almejar a preservação da glória de Deus.
2. Não podemos ser arrogantes como Golias, nem ignorantes como Saul, mas dependentes de Deus como Davi – se quisermos vencer.
3. Ao viver totalmente dependente de Deus a vida se torna diferente!
Sem dificuldades não haveria possibilidades de revelar o poder da fé assim como sem lutas não existe vitórias. Diante destas possibilidades, alguns podem recuar e avaliar um problema como insolúvel, porém, para quem depende de Deus é o momento de exercer a fé e revelar o Deus que faz o impossível.
Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.