Reavivados por Sua Palavra


Rute 4 – Comentário Pr Heber Toth Armí by pastorheber
3 de março de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

RUTE 4 – Deus não é machista e, nem tampouco a cultura bíblica. Além disso, a Bíblia não é exclusivista, ou regionalista. Rute era mulher, pagã, estrangeira, descendente de incesto (relação sexual da filha com o pai – ver Gênesis 19:37).

• “O livro de Rute é, em essência, um relato acerca de uma mulher, um livro sobre o qual Deus colocou seu selo de aprovação ao incluí-lo na biblioteca divina” (J. Vernon McGee).

Merril F. Unger destaca três pontos deste capítulo:

• O parente mais próximo renuncia ao seu direito (vs. 1-8).
• Boaz efetiva o resgate e casa com Rute (vs. 9-17).
• Genealogia messiânica (vs. 18-22).

“O livro de Rute conclui com uma curta genealogia, ligando Perez (filho de Judá) com Davi. Obede, filho de Rute e Boaz, torna-se o pai de Jessé, e Jessé, o pai de Davi, o maior rei de Israel. O próprio Messias viria ao mundo mil anos depois do grande monarca, sendo chamado filho de Davi”, comenta Hernandes Dias Lopes. E, então, acrescenta:

“O autor do livro de Rute não olha apenas para Obede, ele levanta seus olhos e vê mais além. Ele olha para a história da redenção. Deus não estava trabalhando apenas para prover bênçãos materiais a Noemi, Rute e ao povo de Belém. Ele estava preparando o cenário para a chegada de Davi… O nome Davi trazia consigo a esperança do Messias em um novo tempo de paz, justiça e liberdade, em que o pecado e a morte seriam vencidos. O livro de Rute abre as cortinas da esperança e aponta para Jesus”.

Sendo assim, se você, como…

• …Noemi, afastou-se do povo de Deus, retorne imediatamente!
• …Rute, precisa unir-se ao povo de Deus, faça-o imediatamente!

A história de Rute é uma grande história em poucos capítulos. Entretanto, extraímos extraordinárias lições para nossa vida, fé e caminhada rumo ao Salvador que quer transformar-nos! Quer fazer a máxima diferença? Deixe a Bíblia reger cada momento de tua existência!

• Alguém disse: “A maioria das pessoas quer mudar o mundo para melhorar sua vida. Quanto esforço mal empregado. Se tão somente se melhorassem a si mesmas, estariam melhor e também o estaria o mundo”.

Aceitar Jesus fez a diferença na vida de Rute! Aceite-O também de coração; então, teu viver será bem diferente! – Heber Toth Armí.

Escreva o que mais te impressionou lendo, meditando e aprendendo no livro de Rute…


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de fabricio aparecido domingues

A genealogia de Rute após casar-se com Boaz nos mostra que Jesus não era exclusividade dos judeus

Comentário por fabricio aparecido domingues

Avatar de Eliel Alves Pereira

Impressionante como Deus prepara tudo! Ele cuida de todos os detalhes, ordena fatos, comanda acontecimentos, somente para que os filhos tenham uma vida melhor, comprovando Seu maravilhoso amor por nós!!!

Comentário por Eliel Alves Pereira




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.