Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Em vez de agradecer a Jefté por derrotar os opressores de Israel, os efraimitas ficaram com inveja do sucesso que Jefté obteve sem eles. Previamente, vimos que os efraimitas tinham um senso exagerado de auto-valorização (Jz. 8:1) e desta vez, seu orgulho ferido os levou a um confronto desnecessário. Jefté ajuntou o exército gileadita e foi à guerra contra Efraim. Os efraimitas não foram apenas derrotados na batalha, eles foram abatidos aos milhares a sangue frio (vs. 5-6).
É tentador pensar que os efraimitas receberam o que mereciam. A questão, entretanto, não é o que mereciam, mas se era vontade de Deus que eles fossem punidos. Como Jefté, muitas vezes somos rápidos em condenar nossos irmãos quando eles nos prejudicam e não hesitamos em acertar as contas com o nosso irmão ou irmã que nos ofendeu.
Quando seguidores de Cristo brigam, Satanás ganha. Quando permitimos que o orgulho governe nossos corações, não importa quão certo pensemos estar, somos um tropeço para o testemunho de Jesus. A entrega pessoal diária do eu não só protege nossos corações do pecado, mas também impede de nos tornarmos uma arma usada por Satanás para atacar a nossos irmãos e irmãs.
Justo Morales
Southern Adventist University
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/jdg/12 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jdg/12 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/jdg/12/
Texto original expandido em: https://reavivadosporsuapalavra.org/2012/11/24/
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Juízes 12
Comentário em áudio
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas: Patriarcas e Profetas, cap. 8-9
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário