Reavivados por Sua Palavra


Josué 16 by Jeferson Quimelli
30 de janeiro de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Josué concedeu Hebrom a Calebe, a cidade que tanto aterrorizara os espias por conta dos gigantes anaquins que ali viviam. Confiando no Senhor, o idoso, mas vigoroso Calebe, de 85 anos de idade, expulsou os anaquins e depois marchou contra Quiriate-Sefer. Otniel, seu sobrinho, tomou a cidade e reivindicou Acsa, a filha de Calebe como recompensa.

Infelizmente muitos outros em Israel não tiveram a mesma fé de Calebe. Os membros da tribo de Judá (judaítas) não conseguiram desalojar os jebuseus de Jerusalém, e 16:10 relata que os efraimitas não desalojaram os cananeus. “Ao permitirem os estrangeiros permanecerem no meio deles, os efraimitas se expuseram a um perigo espiritual. A história posterior da tribo mostra que ela caiu tão completamente na idolatria que Deus, por intermédio de um profeta, declarou: ‘Efraim está entregue aos ídolos: é deixá-lo’. (Os 4:17).” (CBASD, Vol. 2, p. 260). Nos capítulos que se seguem, lemos que os manassitas não foram capazes de ocupar algumas de suas cidades, porque os cananeus “estavam decididos a viver naquela região” (17:12 NVI), e os danitas tiveram muita dificuldade em tomar posse de seu território.

Se eles tivessem tido fé e se esforçado, o Senhor lhes teria dado a vitória como deu a Calebe. Deste modo foi preparado o caminho para a apostasia futura.

E a nossa fé? Permanecerá firme contra o mundo ao nosso redor?

Ralph Neall
Professor aposentado e missionário
Secretário Ministerial Associado
Conferência Geral

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/js/16 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jos/16 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/16/
Texto original expandido em: https://reavivadosporsuapalavra.org/2012/11/04/
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Josué 16
Comentário em áudio
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas: Patriarcas e Profetas, cap. 5



Josué 16 – Comentário Pr. Heber Toth Armí by pastorheber
30 de janeiro de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

JOSUÉ 16 – Muitas vezes interesses pessoais levam-nos a mudar de ideia, quando interesses e ideias deveriam ser regidos pela Palavra de Deus.

· A Bíblia deve ser a regra de fé para que nossas inclinações não resultem em complicações futuramente.

· Nossas fraquezas precisam ser sufocadas pelo poder da vontade de Deus em nossa vida, gerando atitudes que nos levem a vitórias plenas.

Sob a regência do líder instituído por Deus, os filhos de José, Manassés e Efraim, alcançaram sua herança na Terra de Canaã; todavia, há um detalhe que não deveria existir.

Observe os tópicos a seguir:

1. Relato geral das fronteiras dos filhos de José na Terra Prometida (vs. 1-4);

2. Descrição da herança de Efraim: Território e cidades (vs. 5-9);

3. Exposição da “pequena” falha da tribo de Efraim (v. 10).

Tem coisas que fazemos que parecem boas mesmo que diferem um pouco da orientação divina. Decisões tomadas adaptando as orientações de Deus, pensando melhorar o que Deus pediu, trás consequências.

Não podemos dar brecha ao inimigo. Ele aproveita qualquer fresta. Mesmo na missão de Deus, vivendo Suas promessas, se descuidarmos, deixaremos um cantinho – o suficiente para o inimigo fazer festa.

Josué capítulo 16 termina da mesma forma que o capítulo 15. Nem Judá nem Efraim expulsaram totalmente os inimigos de seus territórios. “De acordo com Deuteronômio 7.1-5 o fracasso em erradicar a população original de Canaã teria sérias consequências para o povo de Deus. Mas Efraim não expulsou os cananeus que habitavam em Gezer” (Marten H. Woudstra).

Atenção…

· Praticar apenas um pouco daquilo que alardeamos acreditar pode resultar em tristezas, frustrações e angústias.

· Contentar-se com sucesso parcial, pode gerar fracasso total.

· Permitir que inimigos – ainda que subjugados, humilhados e escravizados –, vivam quando Deus pediu que fossem todos eliminados, é garantia de grandes perigos.

Impossível é servir a Deus plenamente dando espaço para inimigos de Deus em nossa vida! Tem coisas que usamos como justificativa visando acalmar nossa consciência, entretanto, por mais que exista explicação lógica, diferir do plano divino implica em prejuízo próprio.

Às vezes aquilo que sentimos, desejamos e apreciamos afetam nossas crenças. E, crenças deterioradas resultam em atitudes erradas que trazem situações indesejadas.

Deus deu Jesus para dar-te vitória total sobre o pecado, não se conforme com sucesso parcial! – Heber Toth Armí.